Toledo

Toledo é uma cidade histórica situada na região central da Espanha, capital da província de mesmo nome e da comunidade autônoma de Castela-Mancha. Fundada pelos romanos, Toledo foi um importante centro durante o domínio visigótico, período em que se tornou a capital do Reino Visigótico de Hispânia. Durante a Idade Média, a cidade foi um importante centro cultural e religioso, onde cristãos, judeus e muçulmanos conviviam e colaboravam na chamada “Cidade das Três Culturas”.

Entre as principais atrações turísticas de Toledo estão a Ermida do Cristo de la Luz, antiga mesquita quadrada e modesta, construída em 999 d.C. e posteriormente convertida em igreja cristã – é o prédio mais antigo da cidade ainda em pé. A Sinagoga de Santa María la Blanca, construída no século XII, é um exemplo da arquitetura mudéjar e testemunho da presença judaica na cidade que até rendeu o famoso bairro da Judería. A Catedral de Santa Maria é um exemplar da arquitetura gótica que começou a ser construída em 1226 e abriga um importante acervo de obras de arte e relíquias religiosas.

Vista do centro histórico de Toledo a partir do Mirador del Valle. Foto: Eliana Reis
Vista do centro histórico de Toledo a partir do Mirador del Valle. Foto: Eliana Reis

A Plaza de Zocodover, tradicional ponto de encontro e mercado ao longo dos séculos, continua sendo um local central na vida urbana de Toledo. Já para o outro lado do Rio Tajo (ou Tejo, como é conhecido em Portugal), existem mirantes da cidade que são muito apreciados ao pôr do sol. Eles podem ser alcançados com um ônibus da linha 71, que passa na Plaza de Zocodover.

Outro ponto de interesse é o Alcázar de Toledo, uma fortaleza localizada no ponto mais alto da cidade que teve papel estratégico ao longo da história, especialmente durante a Guerra Civil Espanhola. Em uma das torres do Alcázar está a biblioteca pública, cuja cafeteria no topo permite uma vista gratuita da cidade e um bom preço no café.

Alcázar de Toledo. Foto: Eliana reis
Alcázar de Toledo. Foto: Eliana reis

A Igreja de São Tomé é conhecida por abrigar a famosa obra “O Enterro do Conde de Orgaz”, do pintor El Greco, que viveu e trabalhou em Toledo. O Monastério de São João dos Reis, fundado pelos Reis Católicos, é um exemplo significativo da arquitetura gótica isabelina. O Museu de Santa Cruz, instalado em um antigo hospital renascentista, exibe uma coleção de arte e arqueologia que inclui obras de El Greco e outros mestres.

Puerta de Bisagra. Foto: Eliana Reis
Puerta de Bisagra. Foto: Eliana Reis

A Puerta de Bisagra e a Puerta del Sol são antigas portas da cidade que fazem parte do sistema de muralhas que protegiam Toledo. Elas fazem parte de antigos sistemas de muralhas em que alguns rechos ainda estão presentes e preservados. Dentre os acessos mais antigos à cidade estão a Puente de San Martin e a Puente de Alcántara, junto da qual existe uma escadaria íngrime de acesso para pedestres ou uma sequência de algumas escadas rolantes se andar um pouco na direção da rodoviária (Estación de Autobuses).

Puente de Alcántara. Foto: ViniRoger
Puente de Alcántara. Foto: ViniRoger

Toledo é também conhecida por suas espadas, uma tradição que remonta à época romana e continua viva através de várias oficinas que produzem réplicas de armas históricas. Além disso, a cidade é famosa pelo mazapán, um doce tradicional feito de amêndoas e açúcar. É muito comum turistas chegarem na cidade vindo de trem bala a partir de Madrid, cujo trem pode chegar a quase 300 km/h e completar o trajeto em pouco mais de 30 minutos. A estação de trem em si já é uma atração turística em si, com uma rica decoração interior e exterior.

Interior da estação de trem de Toledo. Foto: ViniRoger
Interior da estação de trem de Toledo. Foto: ViniRoger

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.