O teodolito é um instrumento óptico de medida utilizado para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais. Basicamente é um telescópio com movimentos graduados na vertical e na horizontal, e montado sobre um tripé centrado (norteado) e verticalizado. Muito utilizado em topografia, navegação e em meteorologia, segue um tutorial do uso de um teodolito mecânico da primeira metade do século XX (atualmente existem teodolitos eletrônicos e digitais, mas os conceitos e metodologia são basicamente os mesmos, sendo essa uma forma até mais didática de entender seu funcionamento).
O teodolito utilizado tem uso voltado para seguir balões de radiossondagem, devido ao disco de papel preparado para receber furos com a marcação do posicionamento do balão e o disco de inclinação só permitir medidas acima do horizonte, mas as características principais são comuns a todos os teodolitos. Funciona com um telescópio (no caso dois, cada um com um alcance diferente), fixado em um tripé, com indicadores de nível, e permite uma total liberdade de rotação horizontal ou vertical. Ambos os eixos perpendiculares de um teodolito estão equipados com círculos graduados para leitura dos valores de azimute e elevação (veja figura abaixo para entender esses conceitos).
Deve-se fixar o teodolito, encontrar o norte verdadeiro utilizando-se uma bússola e incluindo a declinação magnética do lugar, apontar para esse norte ou para uma referência e nivelar com o horizonte – valores de declinação magnética para qualquer lugar do planeta podem ser consultados nesse link. O observador faz leituras olhando através do telescópio e ajustando a mira horizontal (azimute) e vertical (elevação) para encontrar a localização do objeto em estudo, anotando os ângulos obtidos. Veja esse vídeo mostrando sua montagem e utilização sobre a caixa d’água do Parque Cientec (USP) para marcação da elevação dos topos das árvores, torres e prédios do entorno:
Um dos conceitos em trigonometria implementados na utilização de um teodolito é a triangulação. Esse tipo de estudo, baseado na medição de ângulos e distâncias, desenvolve uma série de triângulos ligados, dos quais as coordenadas do plano são derivadas. Veja como construir um teodolito caseiro e um exemplo de exercício de matemática envolvendo o cálculo da altura de um objeto à distância:
é bom um e comprove !!!!!!!! é bom pra estudos e etc…..
fale mais alto obrigada
Oi Vinicius, quero colocar este post como referencia em um trabalho, porem não tenho informações sobre o autor, poderia me ajudar ai?
Oi Denilson, eu sou o autor do post. Você pode referenciá-lo dessa forma:
DA ROCHA, Vinicius Roggério: Monolito Nimbus – Teodolito: o que é e como usar. 2014. Disponível em:
Obrigado!!!!
oo mano quem quem ultiliza isto ?
Como o teodolito é um instrumento para medir ângulos verticais e horizontais, pode ser usado em levantamentos topográficos (desnivelamento de terreno), navegação marítima, construção civil, agricultura e meteorologia.
Oi, faço curso técnico de meio ambiente e não preciso conhecer muito do funcionamento do equipamento, mas preciso muito saber as limitações do teodolito ótico e qual é sua media de alcance em metro
Oi, Maria Luiza, cada modelo tem especificações técnicas diferentes. Considerando somente a parte óptica, a limitação e alcance dele seriam até a linha do horizonte.
Oii em qual situação pode ser usado o teodolito? Precisa ter conhecimento slbre triângulos?
Oi, Ranna, a principal função de um teodolito é a de medir ângulos verticais e horizontais. Como ângulo é o espaço entre duas semi-retas, ter o conhecimento sobre triângulos também permite calcular medidas de distância e altura sem medir diretamente com uma trena.
2. Por que é necessário ajustar o nível do teodolito?
O nivelamento é importante para manter uma referência e obter medidas com um mínimo de influência dos erros instrumentais.
Muy interesante el contenido didáctico de instrumentales antiguos. Asi mismo los videos y conceptos expuestos. la obtención de declinación magnética al interactuar el usuario. La construcción de un teodolito casero. Felicitaciones
Hola Miriam, muchas gracias por el comentario, me alegra que te haya gustado el contenido. Saludos
Bom dia
Meu nome é João Batista Miranda Ribeiro e sou professor da Faculdade de Meteorologia da UFPA.
Gostaria de saber como adquirir um teodolito meteorológico e também quem faz conserto, pois temos dois teodolitos óticos (modelo CFJIIB) que estão com problemas
Olá prof. João Batista,
O teodolito CFJIIB parece ser um bom modelo, apesar de antigo. Conforme o tipo de reparo, vale a pena manter por ser bem robusto. Atualmente usa-se mais teodolitos digitais, por isso pode ser difícil achar quem faça manutenção, mas um instrumento mais “rústico” pode ser mais interessante para o aprendizado. Não tenho uma empresa para indicar, mas talvez seja interessante procurar não só por assistência técnica de equipamentos de topografia (que seria o caso desse teodolito), mas também por empresas que façam manutenção de telescópios e instrumentos ópticos.