No RPG, os jogadores assumem papéis de diferentes personagens e constroem uma narrativa colaborativa guiados pelo mestre que interpreta personagens menores da campanha e constrói os cenários e desafios da história. Assim, o enredo da história “Skorlun, o gnomo druida” é baseada em uma mini-campanha realizada com três personagens e o mestre no multiverso de Lantartia.
Para quem não conhece o mundo do RPG, pode ver o básico nos posts Dungeons & Dragons para principiantes e D&D: emboscada Goblin, onde é simulado um combate. Lantartia é um multiverso criado baseado em D&D, criado por Mauro Draco Keresztes. Além de raça e classe, o conceito de cultura consegue descrever os personagens de modo muito mais rico. Os personagens de diferentes raças convivem em grandes cidades, mas a cultura pode uni-los com características em comum.
A construção do personagem principal da história começou após uma comparação entre as raças e classes do Livro do Jogador de D&D (5ª versão). Por uma série de objetivos e questões pessoais, escolhi a raça gnomo e a classe druida. Esse foi o ponto de partida para uma pesquisa mais ampla sobre gnomos e como os gnomos são vistos em D&D, assim como sobre druidas e sua interpretação em D&D. Por fim, os detalhes sobre a construção do personagem, assim como sua ficha, estão no post Construindo um gnomo druida.
Skorlun é um gnomo que nasceu durante uma tempestade severa e foi acolhido por um druida recluso. Após décadas de muito estudo no druidismo, ele começou a fazer a tradução de um livro sobre o controle do tempo e outros segredos ancestrais. No entanto, sua casa foi invadida por bruxas, que roubaram o livro. Para recuperar o livro e impedir que grandes desgraças aconteçam, Skorlun parte em uma jornada de muito perigo por Lantartia.
Sumário
- O velho druida
- Ataque em busca do conhecimento
- Uma jornada inesperada
- O Hades
- Surpresa na floresta
- Más notícias
- Uma ajuda que veio do céu
- Por uns atrevimentos a mais
Agradeço aos amigos envolvidos no jogo, Mauro, Thiago e Rodrigo, pelas horas de diversão e aprendizado, pelos personagens criados e pelo desenrolar de ações, que acabaram resultando nessa história.
Em uma segunda campanha, criei o personagem Urk, um aarakocra coruja clérigo da tempestade – veja mais no link.
8 comments