Com a Revolução Industrial, o serviço dos correios começou a se desenvolver fortemente na Europa. Nessa época, quem pagava era quem recebia a carta, então se a correspondência não fosse do interesse do destinatário, ele não pagava pela prestação do serviço postal. Em 1837, um funcionário do correio inglês, Sir Rowland Hill, teve a ideia de obrigar o remetente a pagar a taxa de envio da carta. Como recibo do pagamento, era fornecido um selo para ser colado na carta e inutilizado com um carimbo indicando o lugar da expedição. O governo aprova a ideia e a Inglaterra reforma, nesse mesmo ano, o seu serviço postal, que introduz o selo adesivo. O primeiro selo foi emitido em 1º de Maio de 1840: todo preto, com o valor de 1 penny e a efígie da rainha Vitoria, mas sem o nome do país (até hoje os selos da Inglaterra não colocam o nome do país). Clique nas imagens para ver melhor os selos!
O Brasil foi o primeiro país do continente americano e o segundo no mundo a instituir a emissão de selos postais. O primeiro selo do brasil ficou conhecido como “Olho de Boi“e foi emitido no dia 1° de agosto de 1843. Estabeleceu-se o valor dos selos, 30 e 60 réis para qualquer carta dentro do país e 90 réis para as cartas destinadas ao exterior.
A História do Correio brasileiro teve início com a nomeação de Bartolomeu Fragoso Cabral para Assistente de correio-mor na Bahia em 6 de junho de 1663, seguida no mesmo ano da nomeação de João Cavalheiro Cardoso para o mesmo posto na Capitania de Rio de Janeiro. Teve um grande impulso com a chegada da família real portuguesa em 1808 e posteriormente foi crescendo gradativamente.
Colecionando selos
A Filatelia que é o estudo de todo o documento destinado a cobrar a taxa de prestação de serviço pelo envio e entrega de mensagens, assim como o estudo de marcas postais destinadas a inutilizar esses documentos, evitando a sua nova utilização. O Filatelista que é aquele que junta, pesquisa, identifica e classifica, segundo determinada óptica, todo e qualquer documento que serviu ou serve para a utilização de um serviço postal (seu dia é comemorado em 5 de março).
Para começar uma coleção de selos, é importante escolher um ou mais temas, relativamente específicos. Por exemplo, eu gosto de temas como ficção científica, meteorologia, aviação e astronomia, mas também tenho selos de outros temas e países, subclassificados por temas ou em ordem cronológica. Para identificar de qual país é o selo, veja essa lista. Uma boa forma de encontrar selos e outros filatelistas em feiras de antiguidades ou específicas e exposições. Evite ao máximo manusear o selo com as mãos, utilize uma pinça para evitar o contato de gordura, água e sais dos dedos. Guarde os selos em álbum próprio, em lugar seco e limpo.
Solicite a parentes e amigos que separem os selos das correspondências pessoais e comerciais deles. Devem ser recortados em volta do selo, ou se possível, guardar o envelope inteiro (nunca se deve arrancá-los). Caso queira retirar somente o selo, aqui vai uma dica: coloque os selos num recipiente com água à temperatura ambiente, mantendo-os submersos até à descolagem completa do papel; uma vez limpos, deve-se colocá-los com a face voltada para baixo num papel mata-borrão branco até secar.
A Filatelia não se restringe aos selos, mas abrange outros elementos postais como o envelope e o carimbo. O carimbo é a marca usada usada pelos correios para assinalar na correspondência uma operação postal, inutilizando seu uso postal novamente. Os carimbos podem ser especiais (emitidos na data de lançamento de um selos, por exemplo), comemorativos, de censura, etc. Uma composição de elementos filatélicos muito interessante é o máximo postal, que é uma peça filatélica constituída por um bilhete postal ilustrado com um motivo relacionado com o desenho do selo e a marca postal que o inutiliza. Veja alguns exemplos a seguir:
Dicas de visitação
Museu de Meteorologia (Parque Cientec-USP) – exposição de selos com o tema Meteorologia.
Igreja e Convento de São Francisco (Salvador) – coleções de selos de vários temas (inclusive aviação) e moedas e cédulas do Brasil e de vários países.
Feira da República (São Paulo) – tradicional feira de antiguidades e artesanatos paulistana, ocorre todos os domingos (das 8h às 18h) e tem muita variedade de compra de selos e outros materiais filatélicos (inclusive, a feira começou como uma pequena feira de selos).
Blog dos Correios – história, dicas, novidades, produtos e a revista especializada.
Fala xará!
Muito bom o post! Uma curiosidade que eu não sabia era que o Brasil foi o segundo país a introduzir o selo postal!! Legal o histórico!
Uma pergunta: você se reune em algum lugar para ver selos?
[]’s
Atualmente to bem devagar no mundo da Filatelia só por falta de tempo. Quando eu era menor eu estava mais ativo, daí eu ia pras feirinhas de antiguidade e exposições, mas nunca encontrava ninguém da minha idade rsrs
vc compra selos tenho varios em bom estado.
Oi Angelica, infelizmente não estou fazendo novas aquisições, estou com pouco tempo para cuidar melhor da minha coleção.
OLÁ!! O primeiro leilão da coleção CARLOS WERHS, HOJE, 17 de maio, está em:
https://www.anamelloleiloeira.com.br/leilao.asp?Num=24797