É comum ver em filmes dos Estados Unidos servirem ponche em grandes tigelas durante comemorações. Ponche (do inglês punch) é o termo usado para definir uma ampla variedade de bebidas, tanto alcoólicas como não-alcoólicas, na maior parte das vezes contendo suco de frutas. A bebida surgiu na Índia e foi levada até à Inglaterra no século XVII, quando se popularizou e teve seu consumo expandido a vários outros países.
Fanta Fruit Punch
O ponche de frutas (fruit punch) é um dos vários sabores de Fanta que existem no mundo. A Fanta (da palavra alemã Phantasie) é uma marca de refrigerantes lançada em 1940 na Alemanha Nazista. Ela surgiu devido às sanções que impediam a entrada de produtos naquele país, o que impossibilitava a fábrica da Coca-Cola de continuar operando devido à falta dos concentrados base para a fabricação de refrigerantes. Usando dos ingredientes disponíveis, o primeiro sabor com a marca Fanta foi o de malte. Somente em 1955 que surgiu na Itália a Fanta sabor laranja, a mais conhecida mundialmente.
Atualmente a Fanta é comercializada em 188 países e possui mais de 90 sabores diferentes. Você pode conferir a lista de sabores disponíveis por países no link (incluindo alguns sabores descontinuados). Uma seleção com os sabores mais curiosos estão nessa outra lista, o que inclui Água com gás (Soda Water), Leite, Fruto de sabugueiro com limão, Sorvete de morango, Uva branca com leite e Sanguine (fruta típica da Tunísia).
A página da Coca-Cola possui uma lista de sabores comercializados nos EUA (com link pra outros países). Esses sabores costumam estar disponíveis em lojas oficiais da Coca-Cola, onde uma máquina faz na hora a mistura escolhida para seu consumo – pode ser usando um copo com um chip, que controla o número de vezes que pode ser recarregado, ou um número fixo de “shots” oferecidos pela loja.
Típico nos Estados Unidos e comercializado em vários países, o sabor “Fruit Punch” ainda não é fabricado no Brasil. Assim, é difícil de encontrar o produto e a importação o torna mais caro. Como se isso não bastasse para motivar uma tentativa de fazer o refrigerante em casa, existe também a expectativa de fazer algo tão saboroso quanto mas com menos substâncias artificiais, menos açúcar e mais saudável, usando os próprios meios.
Observando o rótulo do refrigerante, observa-se que seus principais ingredientes são açúcar, água e uma quantidade de conservantes, aromatizantes e corantes. Ou seja, nem frutas mesmo tem, o que faz lembrar do Soylent Green (veja mais sobre ele no link). No entanto, existe uma imagem na lata com uma melancia e um morango, então essas são as frutas cujo gosto deve ser transmitido.
Um refrigerante basicamente é feio de um xarope (concentrado de açúcar e frutas) e água com gás. Assim, após um pouco de experiência, estipulei as quantidades de melancia e de morango para compor um sabor parecido com o de Fanta Fruit Punch:
Dica: para cada 3 kg de melancia, 1 kg é de casca.
Receita de refrigerante de ponche de frutas
Ingredientes
- 1 kg de melancia (parte vermelha, sem sementes)
- 300 g de morango (1 bandejinha)
- 1 xícara de açúcar
- 2 litro de água com gás gelada
Preparo
- Misture a melancia, o morango e o açúcar em um liquidificador
- Coe tudo passando para uma panela grande e alta (para evitar que a espuma da fervura saia)
- Ferva em fogo alto sem tampa por uns 40 minutos ou até virar um xarope um pouco grosso
- Desligue o fogo e deixe esfriando até ficar em temperatura ambiente, para depois guardá-lo na geladeira
- Misture 1/4 de xícara desse xarope (o fundo de um copo de requeijão, ou 50 ml) para cada 1 xícara (200 ml) de água com gás gelada e uma pedra de gelo
Essa receita rendeu meio litro de xarope. Considerando um copo de requeijão de 200 ml, o xarope da receita rende 10 copos. Se diluir muito, pode ficar igual ao “Watermelon soda”: um refrigerante da coreana “Nutrition and Taste”, que lembra uma água saborizada e que contém um pouco de suco de melancia.