Entre os dias 9 e 10 de julho de 2022, moradores de Telangana (Índia) notaram as ruas e estradas estavam cobertas de peixes depois das tempestades. Um vídeo foi publicado na internet onde são vistos peixes indefesos se contorcendo, não na água, mas na estrada, após as fortes chuvas no estado. Um jornalista compartilhou um vídeo da ocorrência estranha, que teria acontecido em Jagtial.
Mais de 20 mil residentes de Telangana foram deslocados para campos de refugiados. A situação foi descrita por especialistas como a pior temporada de monções da Índia desde 2005, que resultou em mais de 700 mortes e deslocamentos em massa. A temporada de monções na Índia normalmente dura de junho a setembro e geralmente começa a diminuir no início de outubro.
Residents of Jagtial town in #Telangana witnessed a rare weather phenomenon as fish ‘rain’ from the sky. The phenomenon, known as ‘animal rain’,
happens when small water animals such as frogs, crabs or small fish are swept into water spouts. #Telanganafloods Twitter/@KP_Aashish— Ashish (@KP_Aashish) July 10, 2022
O Met Office UK (serviço meteorológico britânico) confirmou ao site de ciência IFLScience que “é um fenômeno muito raro, mas é possível ocasionalmente receber chuvas que carregam pequenos peixes ou sapos”. Por vezes, as cheias de corpos d’água podem transportar peixes para outros lugares, e quando o nível da água volta ao normal, a impressão que se tem é que os peixes apareceram no local junto com a chuva.
A Biblioteca do Congresso dos EUA, em resposta à pergunta ‘Pode chover sapos, peixes e outros objetos?’, disse: “Houve relatos de chuva de sapos e peixes que remontam à civilização antiga. Claro, não ‘chove’ sapos ou peixes no sentido de que chove água – ninguém jamais viu sapos ou peixes vaporizarem no ar antes de uma chuva. No entanto, ventos fortes, como os de um tornado ou furacão, são poderosos o suficiente para levantar animais, pessoas, árvores e casas. É possível que eles possam sugar um cardume de peixes ou sapos e ‘chovê-los’ em outro lugar”.
As trombas d’água (tornados sobre águas abertas) são a explicação mais comum para as chuvas de animais. No entanto, “qualquer corrente ascendente extraordinariamente poderosa pode levantar pequenos organismos ou material orgânico para o céu durante uma tempestade”, diz outra teoria, descrita na Seção de Referência Científica da Biblioteca do Congresso.
Outras chuvas recentes de animais também foram registradas na Sérvia (rãs, 2005), Japão (girinos, 2009), Austrália (peixes, 2010), Texas (peixes, 2021) e Índia (peixes, 2021). “Moradores de Yoro em Honduras experimentam chuva de peixes pelo menos uma ou duas vezes por ano”, diz no jornal Times of India.
O verbete da Wikipedia sobre Chuva de animais lista alguns relatos e apresenta possíveis explicações (por exmeplo, ao comentar sobre a influência do peso e da aerdinâmica dos animais), além de apresentar referências do fenômeno na linguagem e na arte. Outros fenônemos meteorológicos curiosos, como a chuva de sangue, são comentados no post Meteorologia na Bíblia.
Fontes
- Swarajya – Did It Actually Rain Fish In Telangana? Can There Be Something Like ‘Fish Rain’?
- Library of Congress – Can it rain frogs, fish, and other objects?
- Times of India – This small town experiences ‘Rain of Fish’ once or twice a year
- News18 – Fish Rain in UP’s Bhadohi Surprises Residents
- Valley News live – Fish fall from the sky during rainstorm in eastern Texas