Um avião pode ter muitos destinos, em vez de virar sucata, quando se aposenta. Casas, hotéis, museus, restaurantes e atrações turísticas têm sido o destino de muitas aeronaves. Recebi umas fotos através da colaboração do meu ex aluno, Erasmo Luiz Cavalcanti, e que me deixaram com a vontade de realmente fazer de um avião a minha casa. Confira algumas fotos de uma casa na Costa Rica feita a partir de um Boeing 727.
Outro exemplo, no interior do Oregon, nos Estados Unidos. Bruce Campbell, transformou a carcaça de um Boeing 727 em uma casa, com direito a banheiro, sala, cozinha e armário. De acordo com sua página na internet, ele gastou cerca de US$ 200 mil na compra e custos logísticos do avião. Ele também acha que a madeira é um péssimo material para montar uma casa e o formato quadrangular das casas é péssimo para terremotos, furacões e outras intempéries.
Na Holanda, um avião da Guerra Fria foi transformado em hotel, com direito a banheira de hidromassagem e cama kingsize.
Já esse Boeing 747 na Coreia do Sul foi transformado em restaurante.
Também construíram uma casa sustentável feita utilizando-se as asas e outras partes de um avião, a Casa 747 em Malibu. Veja mais exemplos no link. No Brasil, existe um hotel que construiu uma suíte de hotel dentro de um avião adaptado em Monte Verde (MG) – clique no link para ver mais.
Bem que poderiam aproveitar-se dessas idéias com os aviões da Vasp, né?