A maior piscina do Brasil fica em Cuiabá (MT), uma das capitais mais quentes e secas do país. Ela foi construída pela mesma empresa responsável pela piscina chilena de San Alfonso Del Mar, a segunda maior do mundo. A brasileira está dentro do Brasil Beach Home Resort, de acesso restrito a moradores e convidados. Será que o volume de água que evapora em um dia é considerável ou desprezível?
A taxa de evaporação da água de qualquer corpo d’água, particularmente de uma piscina, sofre influência de diversos fatores, como:
- Radiação solar líquida, proporcional à latitude e altitude do local, assim como cobertura de nuvens;
- Fluxo de calor no solo;
- Temperatura do ar (máxima, mínima, média);
- Umidade relativa do ar;
- Velocidade do vento;
- Pressão barométrica;
- Características físico-químicas da água;
- Agitação da água.
Quanto mais energia (do Sol, do ar ou do solo) chegar na água, maior a taxa de evaporação. Quanto menor a umidade e maior o vento, mais difícil fica saturar um volume de ar e, portanto, maior a taxa de evaporação. A utilização da piscina também promove maior transporte de gotículas de água para fora da piscina e para o ar, onde rapidamente passarão para o estado gasoso.
Existem diversos métodos e equações para calcular a evaporação de uma forma mais precisa. No entanto, para fazer uma “conta de padaria”, vamos considerar o que o engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França falou em entrevista ao Estado de Minas: nos dias mais quentes de verão, o nível da água pode baixar de 0,5 cm até 2 cm em 24 horas. Note que a evaporação de água de uma piscina não depende do seu volume, mas da área do espelho de água, então não precisamos nos preocupar com a profundidade variável da piscina, que vai de zero a até 3,5 metros.
Assim, para os cálculos, vamos usar uma média de 1 cm de queda no nível da água da piscina por dia. A maior piscina do Brasil possui 20 mil m² de área. A densidade da água é de aproximadamente 997 kg/m³ e 1 kg de água tem um volume de 1 litro. Como todas as unidades de medida estão no Sistema Internacional, usando a definição de densidade temos que:
\(
d = \frac{m}{V} \Rightarrow m = d \cdot V = 997 \cdot 20000\cdot 0,1 = 199400
\)
Ou seja, são praticamente 200 mil litros de água por dia perdidos para a atmosfera somente com a evaporação. Segundo o site da fabricante de caixas d’água Fazforte, esse volume poderia preencher um de seus maiores reservatórios, que vão até 1 milhão de litros. Em 1 mês, seriam quase 6 milhões de litros, o suficiente para encher mais de 3 piscinas olímpicas (cada uma tem 1.890.000 litros de água).
Esse volume de 200 mil litros de água já foi entregue em uma operação da Secretaria de Agricultura de Agudo/RS, em parceria com o Exército Brasileiro, para entrega de água a 67 famílias em 2021 (fonte: Rádio Integração). De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). Ou seja, o que é perdido em evaporação por dia seria o suficiente para abastecer 1812 pessoas.