Plano pré-pago com créditos que não expiram

“Este é Gabriel. Ele tem internet wi-fi em sua casa, no trabalho e na maioria dos locais que frequenta, então dificilmente liga os dados móveis. Praticamente só faz ligações de voz em alguma emergência e, quando recebe uma, é telemarketing. Faz anos que não manda um SMS e só recebe para confirmar o cadastro em alguns serviços. Mas todo mês coloca créditos no celular para que não vençam, acumulando um valor cada vez maior por não usar tudo.”

Se você é como Gabriel, provavelmente nem os planos pré-pagos de telefone celular funcionam bem para você – menos ainda os pós-pagos. Mas será que não existe um plano de celular que os créditos nunca expiram, personalizável a ponto de carregar somente o que for usar de internet ou de plano de voz/SMS?

Esse plano existe, chama-se Vivo Easy. Ele é um tipo de plano pré-pago da operadora Vivo mas que trabalha em um sistema 100% digital – “quase como se fosse outra operadora”, nas palvras de um atendente da empresa. Tudo você resolve dentro do próprio aplicativo – não o do “Meu Vivo”, o do “Vivo Easy” mesmo.

Sua utilização considera uma quantidade de créditos (compradas em gigabytes, ou GB) e o conceito de diária. Ao comprar uma “diária de voz e SMS”, você tem direito a usar esse recurso ilimitadamente durante todo o dia, ou seja, até as 23h59min. Existem diárias para diferentes aplicativos, como Facebook e Whatsapp, com valores diferentes, onde a ideia é a mesma: usar o aplicativo de modo ilimitado até a meia-noite sem descontar dos GB comprados de internet. No entanto, essas diárias de aplicativos são interessantes comente, por exemplo, se você for usar muito desse aplicativo em um único dia, o que seria o caso só de Youtube e Netflix – se comprou e entrou por acidente, essa diária já vai ser descontada. Todos os pagamentos são feitos direto no cartão de crédito.

Os créditos e diárias adquiridos nunca expiram, ficando acumulados para o próximo mês. Caso fique muitos meses sem usar uma diária de voz, capaz de receber um SMS dizendo que sua linha será cancelada, então aí é recomendável fazer uso ao menos uma vez para ganhar mais alguns meses de tranquilidade. Existe uma outra opção que é o Vivo Easy Premium, mas que é basicamente uma assinatura disfarçada.

Falando em promoções, você pode indicar o Vivo Easy para novos usuários através da disponibilização de um código promocional, que pode ser personalizável. Tanto quem oferece quanto quem usa o código ganha o mesmo bônus – e se não usar ninguém ganha nada. No começo, o bônus eram 2 GB de internet para cada um, passou para diárias de aplicativo, e atualmente (março/2022) são 15 reais de cashback após a primeira compra realizada. O cashback, também adquirido em algumas compras e promoções, tem validade e geralmente é de poucos dias.

Passo zero – tornar-se cliente da Vivo

O primeiro passo para fazer uso do plano Vivo Easy é ter um chip Vivo ativo pré-pago. Caso não seja um cliente Vivo, você pode comprar um chip (em lojas físicas da Vivo ou parceiras) e/ou solicitar a portabilidade. Como a portabilidade é somente de número, os créditos adquiridos não migram. Assim, se for sair de sua operadora para ingressar na Vivo, existe a possibilidade de transferir seus créditos para outra pessoa antes de realizar a portabilidade de número – verifique se sua operadora permite, geralmente elas tornam esse procedimento bem burocrático, com limites de valores por dia.

Independente de solicitar a portabilidade ou não, deve-se primeiro adquirir um chip novo, realizar sua instalação, cadastrá-lo e ativá-lo. Somente depois disso é possível solicitar a portabilidade (se for o caso) e contratar o plano Vivo Easy. Veja como fazer isso nos próximos passos.

Os celulares costumam vir com uma ferramenta de remoção do chip, que deve ser inserida ao lado da bandeja para retirá-la. Faça isso com o celular desligado. Verifique o tamanho do chip na bandeja e recorte o chip adquirido para ser encaixado na bandeja. Atualmente, a maioria dos celulares usam o menor formato (nano), que deve ter um chanfro para destaque manual no tamanho desejado. Ao inseri-lo na bandeja, um recorte no canto deve indicar a orientação de encaixe – se tiver somente um chip, use o slot 1. Por fim, empurre a bandeja para dentro com cuidado na orientação correta e ligue o aparelho.

Ao religar o aparelho com o novo chip inserido, deve aparecer uma tela oferecendo a ativação do chip. Selecione o DDD e aguarde receber uma mensagem indicando seu novo número de telefone e pedindo para reiniciar o aparelho. Para utilizar sua linha, você precisa concluir seu cadastro acessando http://cadastro.vivo.com.br ou clicando em OK para ser redirecionado. Desligue o wi-fi do celular e ative os dados móveis. Acesse o SMS enviado – na verdade vai aparecer uma notificação dizendo “Fazer login na rede”, que você deve clicar nela – e preencha os dados: CPF e data de nascimento. Nas telas seguintes, serão pedidas uma selfie e a foto do seu documento. Também serão feitas algumas perguntas como a data de nascimento e estado de emissão do documento.

Ao final do processo, deve ser possível fazer e receber ligações, SMS e usar a internet. Ligações DDD são feitas usando o código de operadora 15 (SP).

Como contratar o plano Vivo Easy?

Estando seu celular com um chip Vivo pré-pago ativado, agora você deverá instalar o aplicativo Vivo Easy (link para o app na Play Store/Android). Ao abri-lo, você deverá usar a opção “quero conhecer o vivo easy” (a outra é só depois de ter feito o cadastro) e então escolher um código promocional para ganhar algum bônus – use o código MONOLITO7, oferecido por este blog =)

Depois, escolha a opção “montar do seu jeito” para fugir da opção de assinatura mensal. Nessa tela, você poderá escolher quantos GB quer de internet, diárias de voz e SMS, além de diárias de outros aplicativos – escolhendo o mínimo de 1 GB e 1 diária de voz, por exemplo. Na tela seguinte, preencha o número do seu celular com DDD para receber um SMS com um código de confirmação de 6 dígitos, que deverá ser digitado no app para prosseguir.

Caso você tenha créditos no seu plano pré-pago, eles serão utilizados agora – se sobrar, pode usar nas próximas compras no Vivo Easy. Crie uma senha usando letras e números e prossiga. Você deverá entrar com as informações de seu cartão de crédito.

Agora seu plano virou Vivo Easy e seu plano pré-pago vai ser cancelado automaticamente – assim como as promoções dele. No item “carteira”, selecione a opção “renovação automática” e desative tudo, para não ficar fazendo compras automaticamente.

Cancelamento por inatividade

Caso não haja compras ou utilização por um período maior do que 30 dias, a linha poderá ser considerada inativa e entrar em vias de cancelamento, sendo comunicados sobre a possibilidade de terem suas linhas canceladas via push no app Vivo Easy e SMS. Ou seja, se usar os dados móveis por alguns minutos por mês já é o suficiente – em tese, porque depois de 1 ano começam a vir as mensagens se não realizar nenhuma compra.

Antes de haver algum cancelamento, a Vivo simplesmente transforma o número em um pré-pago normal (sem Easy). Para reativar, abra o aplicativo do Vivo Easy e entre com o DDD e o número do celular para voltar ao plano. Realize alguma compra e, além disso, ligue no número 1058 e escolha a opção para falar com o atendente. Então explique que está sem conseguir fazer ligações nem usar os dados móveis e o atendente realizará uma espécie de reinicialização. Dentro de 2 horas (pode ser uns 10 minutos depois que terminar a ligação), reinicie o celular e as funções devem estar reativadas. Caso os dados móveis não voltem, experimente alterar o tipo de rede preferida (3G para 4G ou vice-versa) nas configurações de rede móvel ou reiniciar o celular novamente mais tarde.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.