Pelé visita a Vila do Chaves

E se algumas inteligências artificiais criassem o roteiro de um episódio inédito de Chaves, ilustrassem e ainda gravassem o áudio com as vozes dos dubladores originais? Bom, não é uma coisa que se diga “minha nossa, como estão boas essas IAs!” mas é um primeiro passo que mostra o potencial em que essa tecnologia pode chegar na área do entretenimento.

Chespirito, o ator e roteirista mexicano que dá vida a Chaves e Chapolin, é um grande fã de futebol, particularmente de Pelé. O jogador até já chegou a propôr gravarem um filme juntos, mas Chespirito não gostava da ideia do humilde e depreciável Chaves nas telonas de cinema. Mas e se fosse feito um episódio em que Pelé aparece na vila do Chaves, quem sabe até parecido com o do Héctor Bonilla?

Vários fatos impedem a realização disso atualmente: os episódios de Chaves foram basicamente gravados nos anos 1970 e 1980; Pelé e alguns dos atores, incluindo Chespirito, já faleceram. No entanto, ferramentas de inteligência artificial vêm rapidamente ganhando força nos mais diferentes segmentos. Elas permitem gerar textos, imagens e áudios a partir de conjuntos de dados, algoritmos altamente complexos e grande poder de computação.

Escrita de roteiro – ChatGPT

O ChatGPT é um programa de computador que usa inteligência artificial para conversar com as pessoas e fornecer respostas relevantes e úteis. Esse modelo de linguagem criado pela OpenAI usa técnicas de aprendizado de máquina para treinar com uma enorme quantidade de dados linguísticos. Assim, ele consegue entender o que o usuário escreve em uma caixa de diálogo no site e responder da melhor maneira possível. Quanto mais detalhes der do que se deseja, melhor fica o resultado – inclusive se der SHIFT+ENTER para separar as ideias, a IA entende melhor.

A primeira tentativa para que o robô escrevesse o roteiro foi feita digitando-se a seguinte pergunta, em português mesmo: “Poderia escrever um roteiro de um episódio de chaves de 20 minutos como se fosse escrito pelo Chespirito?” Veja a resposta:

Claro! Aqui está um roteiro para um episódio de Chaves de 20 minutos, escrito como se fosse pelo criador do programa, Chespirito:

Episódio: “O Mistério do Tesouro Escondido”

Cena 1 – Pátio da Vila
Chaves está jogando bola com Quico e Chiquinha. De repente, eles ouvem Dona Florinda gritando e correndo em direção a eles.
Dona Florinda: “Crianças! Crianças! Venham rápido, há um tesouro escondido na vila!”
Chaves: “Um tesouro? Onde, Dona Florinda?”
Dona Florinda: “Não sei exatamente, mas ouvi falar que é algo muito valioso. Vamos procurar juntos!”

Cena 2 – Na casa do Seu Madruga
As crianças começam a procurar o tesouro pelo pátio da vila. Quando passam pela casa do Seu Madruga, escutam barulhos estranhos vindo de dentro.
Chaves: “O que será que está acontecendo, Dona Florinda?”
Dona Florinda: “Não sei, mas vamos investigar.”
Eles abrem a porta da casa de Seu Madruga e encontram o tesouro escondido dentro de um baú.
Quico: “Uau! É muito dinheiro!”
Chaves: “Mas como Seu Madruga conseguiu tanto dinheiro?”

Cena 3 – Na escola

As crianças decidem investigar como Seu Madruga conseguiu o tesouro. Elas vão para a escola, onde encontram o Professor Girafales.
Chiquinha: “Professor, você sabe como Seu Madruga conseguiu tanto dinheiro?”
Professor Girafales: “Não, mas ouvi dizer que ele ganhou na loteria.”
Chaves: “Mas Seu Madruga nunca joga na loteria!”

Cena 4 – Na casa da Dona Clotilde

As crianças continuam sua investigação e vão à casa da Dona Clotilde para perguntar se ela sabe alguma coisa.
Dona Clotilde: “Eu não sei de nada, mas ouvi falar que um dos moradores da vila tinha uma grande dívida e que o tesouro foi usado para pagá-la.”
Chaves: “Uma dívida? Quem poderia ter uma dívida tão grande?”

Cena 5 – Na casa do Sr. Barriga

As crianças vão até a casa do Sr. Barriga para investigar se ele sabe algo sobre a dívida mencionada por Dona Clotilde.
Sr. Barriga: “Sim, eu sei. A dívida era minha, mas Seu Madruga me pagou com o tesouro que ele encontrou em um terreno baldio.”
Chaves: “Então foi isso que aconteceu! Seu Madruga é um herói!”

Cena 6 – De volta ao pátio da vila

As crianças contam a história para todos os moradores da vila, que ficam felizes em saber que a dívida do Sr. Barriga foi paga. Dona Florinda agradece a todos e chama Chaves para tomar um refrigerante em sua casa.
Chaves: “Obrigado, Dona Florinda. Mas antes, eu tenho que devolver algo.”
Chaves pega uma moeda de ouro do tesouro escondido e devolve ao Seu Madruga, que recusa, mas Chaves insiste que é o certo a fazer.
Seu Madruga: “Não precisa, Chaves. Você pode ficar com ela como lembrança.”
Chaves: “Obrigado, Seu Madruga!”
Todos os moradores da vila comemoram o final feliz da história e brindam com refrigerantes. O episódio termina com Chaves e seus amigos jogando bola novamente no pátio da vila.

Fim.

Como pontos positivos, nota-se que estão presentes vários personagens, lugares e elementos das histórias. Inclusive as relações entre eles fazem bastante sentido de um modo geral. É uma história bem diferente das que acostumamos ver na televisão, e sem piadas. Para tentar resolver isso, incluí no texto que escrevi para que tivesse humor pastelão (tentei humor circense também, mas aí ele incluiu um circo no meio da história).

Posteriormente, pedi para que escrevesse um roteiro baseado no episódio do Héctor Bonilla, “um astro cai na vila” mas que o astro fosse Pelé. No entanto, o robô entendeu que Bonilla era um amigo de infância de Pelé, que chegou a dizer “Sim, ele foi um grande jogador. Agora, estou aqui para conhecer a vila que ele tanto falava.” Perguntei se o robô conhecia a história do episódio de Chaves chamado “Um astro cai na Vila”. Ele deu um resumo certo, mas também disse que “um famoso jogador de futebol chamado Hector Bonilla acaba caindo de um avião em plena Vila do Chaves”.

Não coloquei aqui essa primeira versão para não ficar cansativo, mas basicamente o Pelé jogou futebol com as crianças, passou na casa do Seu Madruga, escola e casa da Dona Florinda. Durante o almoço na Dona Florinda, Chaves tenta imitar as jogadas de Pelé com os talheres, mas quebra alguns pratos e causando um grande caos. Ao jogarem futebol, Chaves tenta fazer alguns truques de futebol, mas acaba tropeçando e caindo.

Fiz uma nova tentativa de pedido de escrita de roteiro, detalhando mais os elementos que eu gostaria na história – por exemplo, escrevendo trechos do resumo do episódio do Héctor Bonilla que o próprio robô escreveu. O texto que inseri foi o seguinte:

Por favor, escreve um roteiro de um episódio de Chaves como se fosse escrito pelo Chespirito e coloque momentos de humor pastelão. O resumo da história é o seguinte: o pneu do carro de Pelé fura em frente à vila do Chaves, e ele deve entrar para buscar um macaco para trocar o pneu. Todos os moradores da vila ficam muito animados com a chegada do astro do futebol e tentam de todas as maneiras impressioná-lo e serem notados por ele. No entanto, o jogador não parece muito interessado nas tentativas de impressioná-lo e começa a se divertir com as brincadeiras do Chaves e dos outros moradores da vila.

Durante a escrita do roteiro, aconteceram duas pausas e tive que pedir para continuar. Essas pausas são perceptíveis pela mudança de estilo na escrita. No entanto, ele começou a escrever do meio, então ficaram como sendo três versões da mesma história. Veja só como ficou:

Episódio: “O Rei do Futebol Visita a Vila”

Cena 1 – A Chegada de Pelé
O episódio começa com Pelé dirigindo seu carro pela estrada que passa em frente à vila do Chaves. De repente, ele ouve um barulho estranho e o carro começa a tremer. Pelé para o carro em frente à vila e percebe que um dos pneus furou.
Pelé: “Ai, droga! Logo agora que eu estou com pressa!”
Chaves, que está brincando na rua com Quico e Chiquinha, vê Pelé e corre em sua direção.
Chaves: “Olá, Pelé! O que aconteceu com o seu carro?”
Pelé: “Furei o pneu, Chaves. Preciso encontrar um macaco para trocá-lo.”
Chaves: “Não se preocupe, Pelé. Eu tenho um macaco aqui na vila. Venha comigo!”

Cena 2 – A Vila do Chaves
Pelé entra na vila do Chaves e é recebido com grande animação pelos moradores. Todos querem impressioná-lo e ser notados pelo astro do futebol. Dona Florinda oferece um café, Seu Madruga tenta contar suas histórias de futebol, e Quico mostra seus chutes mais impressionantes.
Pelé: “Calma, calma, pessoal! Eu só preciso do macaco para trocar o pneu do meu carro.”
Chaves: “Eu já estou indo buscar o macaco, Pelé. Fique à vontade!”

Cena 3 – Os Planos dos Moradores
Enquanto Chaves está fora buscando o macaco, os moradores da vila tentam a todo custo impressionar Pelé. Dona Florinda começa a cantar uma música, Professor Girafales declama um poema e Seu Madruga mostra suas habilidades de malabarismo.
Pelé: “Vocês são muito talentosos, mas eu só vim aqui trocar o pneu do meu carro.”
Chiquinha: “Mas Pelé, olha só o que eu sei fazer!”
Chiquinha começa a dançar e Pelé se diverte com a espontaneidade da garotinha. Nesse momento, Chaves retorna com o macaco.

Cena 4 – O Conserto do Carro
Chaves e Pelé vão para o carro para trocar o pneu. Chaves tenta ajudar, mas acaba atrapalhando mais do que ajudando. Ele tenta empurrar o carro, puxar o macaco e até mesmo trocar o pneu sozinho. Pelé se diverte com as trapalhadas de Chaves.
Pelé: “Você é muito engraçado, Chaves! Deveria fazer comédia!”
Chaves: “Eu? Fazer comédia? Será que eu levo jeito?”
Pelé: “Com certeza! Você é um verdadeiro palhaço!”

Cena 5 – O Agradecimento de Pelé
Após consertar o carro, Pelé se prepara para partir. Ele agradece a todos os moradores da vila e diz que se divertiu muito com eles.
Pelé: “Muito obrigado por me ajudarem a trocar o pneu, pessoal. E obrigado por me fazer

CENA 7
De volta ao pátio da vila, Pelé está se divertindo com as trapalhadas de Chaves e Quico. Ele ri alto enquanto assiste os dois brincando de lutinha.
PELÉ: (rindo) Vocês são muito engraçados! (para Chaves) E você, meu amigo, é muito forte! Como consegue ser tão forte?
CHAVES: Ah, é que eu sou “xerife” na vila, sabe? (faz pose de herói) Tenho que estar sempre preparado para enfrentar os bandidos.
PELÉ: (ri ainda mais) Bandidos na vila? (olha para Dona Florinda) Dona Florinda, você não me contou que havia bandidos aqui.
FLORINDA: (com um sorriso sem graça) Ah, é só uma brincadeira dele.
PELÉ: (sorrindo) Ah, entendi. Vocês são muito divertidos. Adorei passar esse tempo com vocês.

CENA 8
Neste momento, aparece Seu Madruga, com um macaco nas mãos.
MADRUGA: Ei, Pelé! Trouxe o macaco que você pediu!
PELÉ: (surpreso) Mas como…?
MADRUGA: Ah, é que eu trabalhei no circo quando era mais jovem. Aprendi a lidar com macacos e outros animais.
PELÉ: (impressionado) Uau, que incrível! Obrigado, Seu Madruga.
MADRUGA: (orgulhoso) Imagina, é um prazer ajudar o maior jogador de futebol do mundo.

CENA 9
Pelé coloca o macaco para trocar o pneu e em pouco tempo o carro está pronto para partir.
PELÉ: Bem, agora eu preciso ir. Muito obrigado por toda a ajuda, pessoal.
CHAVES: (triste) Já vai embora?
PELÉ: (sorrindo) Sim, tenho que ir. Mas foi um prazer conhecer todos vocês.

CENA 10
Pelé se despede de todos com um aceno e entra no carro. Ele liga o motor e começa a se afastar.
CHAVES: (correndo atrás do carro) Tchau, Pelé! Volta aqui! (grita) Vamos jogar futebol de novo!
PELÉ: (de dentro do carro) Claro, Chaves! Quando eu voltar à cidade, vou te procurar.

CENA 11
Todos os moradores da vila se reúnem no pátio, assistindo o carro de Pelé desaparecer ao longe.
FLORINDA: (sorrindo) Foi um dia incrível. Nunca pensei que um astro como Pelé viria à nossa vila.
MADRUGA: (sério) É, mas ele não é nada comparado a mim no meu auge. Eu já joguei bola com os maiores craques da história.
CHAVES: (confuso) Mas Seu Madruga, você nunca jogou bola na vida!
MADRUGA: (sorrindo) Ah, mas eu poderia ter sido o maior jogador de todos os tempos se eu quisesse. (todos riem)

INT. PÁTIO DA VILA – DIA
Chaves está sentado no barril, enquanto Seu Madruga conserta o pneu do carro de Pelé. Pelé está próximo a eles, observando o trabalho de Seu Madruga.
PELÉ: (olhando para Seu Madruga) Você sabe muito sobre carros, hein?
SEU MADRUGA: (orgulhoso) Claro, eu conserto tudo. Eu sou um homem de muitos talentos.
PELÉ: (rindo) Parece que você está fazendo um bom trabalho aí.
SEU MADRUGA: (sério) É claro! Eu sempre faço um bom trabalho. (olha para Chaves) E você, Chaves? O que está fazendo aí?
CHAVES: (tímido) Nada, Sr. Pelé. Eu só estou sentado aqui observando.
PELÉ: (sorrindo) Não precisa ficar tímido, meu amigo. Você é muito engraçado. Eu adoro suas brincadeiras.
CHAVES: (sorrindo) Obrigado, Sr. Pelé. Eu também gosto muito de futebol. (Chaves começa a imitar os movimentos de Pelé)
PELÉ: (rindo) Você joga futebol, Chaves?
CHAVES: (orgulhoso) Ah, sim, Sr. Pelé. Eu jogo muito bem. (começa a chutar uma bola imaginária)

Pelé e Chaves começam a brincar de “futebol” com a bola imaginária. Os outros moradores da vila se aproximam e começam a assistir.
DONA FLORINDA: (orgulhosa) Meu filho é muito bom no futebol, Sr. Pelé. Ele pode jogar com você!
PELÉ: (sorrindo) Claro, Dona Florinda. Eu adoraria jogar com ele.
CHAVES: (preocupado) Mas eu não tenho chuteiras, Dona Florinda.
DONA FLORINDA: (irritada) Ah, Chaves! Você sempre tem uma desculpa. (olhando para Pelé) Me desculpe, Sr. Pelé. Ele é assim mesmo.
PELÉ: (rindo) Não tem problema, Dona Florinda. Eu gosto dele assim.

Na primeira versão, quem busca o macaco é o Chaves e o Seu Madruga que faz “malabarismo” – meio estranho. Na segunda versão, fica claro que o robô pensa que o macaco é um animal e não um macaco hidráulico – o que acaba ficando engraçado. E na última versão ele pensa que Chaves é filho da Dona Florinda.

Criação de imagens – DALL-E

O DALL-E é um programa de inteligência artificial que cria imagens a partir de descrições textuais. Ele usa uma versão de 12 bilhões de parâmetros do modelo GPT-3 Transformer para interpretar entradas de linguagem natural digitadas pelo usuário em seu site e gerar imagens.

Para pedir um desenho do Chaves com o Pelé jogando bola, não basta escrever isso e esperar que ele realmente desenhe essas personalidades. Você pode tentar descrever ao máximo cada um e pedir desenhos separados. Pode pedir em estilo realista, desenho 2D ou mesmo deixar em aberto. Mesmo assim, é difícil gerar algo específico.

Imagem gerada no DALL-E com a entrada "Chaves e Pelé jogando Futebol"
Imagem gerada no DALL-E com a entrada “Chaves e Pelé jogando Futebol”

São gerados quatro imagens diferentes. A partir de cada imagem, você pode pedir variações (“variations”) de modo que o algoritmo trabalhe a partir de uma imagem que “deu mais certo”. Você também pode subir uma imagem e pedir para ele fazer variações em cima dela. Uma limitação é que as imagens devem ter um formato quadrado.

Imagens gerada no DALL-E a partir de cena do Chaves (esquerda)
Imagens gerada no DALL-E a partir de cena do Chaves (esquerda)

Geração de diálogos – Falatron

Falatron é um site de conversão de texto para fala usando inteligência artificial, feito para geração de conteúdo distribuído livremente. Ele permite criar áudios personalizados com vozes de personagens famosos de filmes, séries e programas e TV – muitos vindos de dublagens em português. Basta entrar no site, escolher a categoria, a voz e escrever um texto.

No Falatron, tem a categoria “Chaves/Chespirito”, com as vozes de vários personagens – até do Quase Nada! Veja só como ficou essa fala do Seu Madruga, escrita pelo robô para um dos roteiros desse post:

Algumas vozes foram treinadas com uma amostragem muito pequena, podendo gerar resultados meio estranhos. Com mais diálogos e mais tempo de treinamento, poderão ser atingidos resultados melhores. Para enteder mais sobre deepfake – clonagem de voz, veja o post do link.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.