O pão nuvem (ou cloud bread) é bem leve – tem uma receita parecida com a de um suspiro. Ele é uma boa alternativa para quem quer um pãozinho mas tem intolerância a glúten e/ou lactose e/ou quer reduzir carboidratos. Também é versátil, podendo ser misturado a ingredientes doces ou salgados, durante sua confecção ou até mesmo na hora de consumi-lo.
Tudo indica, surgiu nos Estados Unidos, pois os artigos mais antigos encontrados sobre o tema têm origem lá. Em tempos de Tik Tok e Instagram, tem ficado famoso por ser fácil e rápido de fazer, além de permitir o uso de corantes, gerando efeitos bem interessantes na hora de abrir. São apenas três ingredientes: ovos, açúcar e amido de milho – receitas mais tradicionais levam creme de queijo em vez de amido.
Receita de pão nuvem
Ingredientes
- 3 claras de ovo
- 30 g (2 1/2 colheres de sopa) de açúcar
- 10 g (1 colher de sopa) de amido de milho
Procedimentos
- Bata as claras até atingir o ponto de neve (entre 5 e 10 minutos em velocidade alta)
- Adicione o açúcar e o amido aos poucos, misturando na batedeira em velocidade baixa
- Em uma assadeira com papel manteiga, molde a massa em um formato redondo
- Leve ao forno pré-aquecido a 150°C por 25 minutos ou até ganhar cor levemente marrom
Apesar de não levar gema, fica com um cheiro perceptível de ovo. A textura é realmente bem aerada. Dependendo do paladar, você pode achar muito doce para misturar com alguma coisa salgada. Depois do bolinho nuvem, vale a experiência de saborear outra comida com nome de nuvem, depois dos bolinhos de nuvem =)
Fontes