O GNU Octave é uma linguagem de alto nível, desenvolvida para computação matemática. O interpretador do Octave trabalha em conjunto com os softwares gnuplot e Grace para plotar e salvar gráficos. Foi escrito em C++ e usa um interpretador para executar os scripts dessa linguagem. Possui compatibilidade com o MATLAB, contando um grande número de funções semelhantes e sendo assim uma opção livre e gratuita.
A instalação básica no Debian (Jessie) e derivados é dada pelo seguinte comando – mais detalhes na Wiki do Octave:
$ sudo apt-get install octave
Esse comando também instala uma interface gráfica, que permite gerenciar arquivos, variáveis do ambiente de trabalho, histórico de comandos, terminal de execução de comandos e editor de scripts.
Na janela de comandos, estes podem ser executados diretamente, conforme exemplo abaixo:
>> printf ("Monolito Nimbus\n");
Também podem ser executados via script. Primeiramente, devemos ir para a aba “editor” e salvar o arquivo com um nome – “teste.m”, por exemplo. Depois, escrever as seguintes linhas (a variável “var” recebe o texto que será impresso na linha seguinte, lembrando que o ponto e vírgula no final omitem a execução do comando na tela do terminal):
var = "Monolito Nimbus\n"; printf (var);
Salve o arquivo, volte para a aba “janela de comandos” e escreva o nome do script, sem o “.m”, para executá-lo.
Se preferir executar o script diretamente de um terminal Linux, basta executar o seguinte comando (estando no diretório do script):
$ octave teste.m
Veja um exemplo de código comentado:
% Fechar janelas, limpar variaveis e janela de comandos close all; clear all; clc; % Adicionar caminhos de funcoes que nao estejam no mesmo diretorio addpath ("~/scripts_causalidade/hosa/hosa/") % Abrir arquivo com dados load('dados.mat') % Plotar valores e gravar em arquivo PNG x = 1:length(data); plot(x,valor./10000,'r',x,prec,'g',x,tmin,'b',x,tmax,'k'); print('-dpng','series_temporais'); % Verificar linearidade e gaussiana glstat(valor)
Conforme mencionado antes, os comandos são praticamente iguais aos executados no MATLAB – clique no link para ver mais.
Pacotes
Para instalar pacotes e funções que não venham na instalação “default”, é possível instalar o pacote baixado previamente através do seguinte comando no terminal do Octave:
>> pkg install nome_do_pacote.tar.gz
Também é possível instalar diretamente do Octave-Forge: um projeto comunitário para desenvolvimento colaborativo de extensões do GNU Octave, chamado “Octave packages”. Pra utilizá-lo, primeiramente instale o seguinte pacote Debian através do comando:
$ sudo apt-get install liboctave-dev
Somente então execute o seguinte comando no terminal do Octave:
>> pkg install -forge nome_do_pacote
Talvez você descubra que precisa de uma determinada função mas não sabe qual o pacote. Busque nesse índice alfabético das funções do Octave-Forge e o nome do pacote estará entre colchetes ao lado.
Por fim, não esqueça de carregar a função:
>> pkg load nome_do_pacote
One comment