Nerd é uma palavra que vem do inglês que faz referência a uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais em detrimento de outras atividades mais populares. Por isso, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e sociais, mas não que seja sempre assim. Generalizar é sempre um erro, digo…
A expressão é utilizada desde o final da década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT), mas não se sabe sua origem ao certo. No Brasil, antigamente usavam o termo CDF (C.. de ferro), porque a pessoa ficava estudando tanto que só sendo assim para aguentar ficar tanto tempo sentado 😛 Atualmente, o termo nerd é mais empregado e bem menos depreciativo. Com o passar dos anos, ser nerd foi deixando de ser algo marginalizado. A mídia e a necessidade crescente pelo conhecimento, principalmente tecnológico, foram mudando essa realidade.
Existem filmes, séries televisivas e livros em que a temática principal é o modo de vida nerd, e onde se desenvolve um personagem, principal ou não, que se enquadra neste estereótipo ou modo de vida. Um dos filmes mais famosos é “A vingança dos Nerds”, no qual estudantes de ciências da computação precisam ingressar em uma fraternidade de estudantes e tentam entrar na Lambda Lambda Lambda (os 3-Lambs) – daí que vem aquele cumprimento famoso! Veja esse trecho do filme, quando os “valentões” ficam revoltados contra os nerds:
A série “The Big Bang Theory” é uma sitcom (comédia de situação) de televisão americana criada por Chuck Lorre e Bill Prady, que estreou no canal CBS em 2007. As histórias são centradas principalmente em cinco personagens que vivem em Pasadena, Califórnia: o físico experimental Leonard Hofstadter e o físico teórico Sheldon Cooper (o cara que criou a expressão “Bazinga!”, quando alguém cai em uma piada sua), que compartilham um apartamento e trabalham no Instituto de Tecnologia da Califórnia – Caltech; Penny, uma garçonete e aspirante a atriz que vive como vizinha de ambos; o engenheiro aeroespacial Howard Wolowitz e o astrofísico Rajesh Koothrappali, amigos e colegas de trabalho geeks semelhantes e socialmente desajeitados de Leonard e Sheldon. As situações de contrastes nos hábitos de cada um frente às diferentes situações do dia a dia e a evolução nos relacionamentos criam o humor.
Jovem Nerd
O podcast brasileiro mais popular é o nerdcast, que aborda temas diversos sob uma óptica nerd do site Jovem Nerd. Toda sexta feira, no horário do almoço, o Jovem Nerd (Alexandre Ottoni), Azaghal (Deive Pazos) e participantes/convidados lançam novos episódios. O programa é composto de uma apresentação bem humorada dos envolvidos na conversa, jabá, leitura de e-mails e depois de uns 20 minutos vem o programa em si. Os temas vão de História, Ciências, Filmes e RPG a comentários sobre coisas cotidianas e viagens, tudo abordado com muita informação e bom humor. Dentre os participantes eventuais, estão o famoso Bluehand, Tucano, Átila e Eduardo Spohr (famoso pelas piadinhas sem graça mas que você acaba rindo de qualquer jeito, veja um compilado clicando no lik). Mais informações no site e também na matéria do site Tecmundo.
Selecionei alguns que achei os melhores, sendo assim uma indicação minha. Podem também entrar no site e ver quais temas vocês preferem ouvir… ou não.
- 006 – V de Vingança
- 013 – Google (e como ela vai dominar o mundo)
- 015 – X-men HQs
- 020 – Viagem no tempo
- 025 – Festas no play
- 056 – Coisas irritantes
- 059 – Caverna do Dragão
- 075 – Simpsons
- 086 – Garcia Junior
- 108 – Bladerunner
- 109 – Espionagem
- 118 – Guerra do Vietnã
- 128 – Trapalhões
- 146 – Profissão: Aviador
- 153 – Monty Python
- 171 – Coisa de fudido
- 173 – Corrida espacial
- 173 – Silvio Santos: Biografia
- 186 – Isaac Asimov
- 190 – De volta para o futuro
- 195 – História da internet
- 202 – Revolução Russa
- 203 – Empreendedorismo
- 205 (a e b) – Mitologia grega
- 209 – Douglas Adams
- 211 – Profissão: programador
- 216 – Edison Tesla
- 227 – Duna
- 229 – 1984
- 244 – Era nuclear
- 249 – Evolução natural e artificial
- 281 – Superstições (Não pensa no diabo, que ele aparece!)
- 282 – Chaves e Chapolin
- 283 – Epidemias
- 302 – Neurociência
- 311 – Donnie Darko
- 346 – Hackers
- 352 – Ciência dos super heróis
- 358 – Retórica
- 369 – Médico
- 374 – Mitos da Ciência
- 380 – Espionagem digital
- 398 – A Era dos Dinossauros
- 402 – O Sistema Solar
- 406 – Stephen King
- 429 – Cara do TI
- 452 – Colapso urbano
- 454 – Sal, gordura e açúcar
- 462 – A ciência da linguagem
- 476 – Viajar é se f*der (Succubus)
Também existe uma “versão” do nerdcast em vídeo, o canal “Nerd Office” do youtube. São programas de aproximadamente 30 minutos discutindo alguns temas geralmente diferentes do nerdcast da semana. Alguns contam com o quadro nerdtour, que apresenta viagens com um enfoque “nerd”, e o “gaveta na cara”, no qual o editor de vídeos da Amazing Pixel Anderson “Gaveta” comenta os comentários feitos dos vídeos. Existe também o canal “Nerdologia“, que explica algo do “mundo pop” usando ciência em poucos minutos. Alguns dos melhores momentos do podcast foram animados em ilustração, o Nerdcast Stories.
“Hoje o NERD é visto como aquela pessoa que quer saber mais, se aprofundar em um assunto, que valoriza o conhecimento. Na Era da Informação, esse é o verdadeiro ouro.”
Alexandre Ottoni (Jovem Nerd)
Finalizando, tem o grupo musical “Os seminovos”, que canta umas músicas mais nerds. Dá uma olhada nessas duas:
Os Seminovos – Escolha já o seu nerd (com animação)
Os Seminovos – Luke, eu sou seu pai
Eles tem mais músicas inteligentes e bem humoradas, veja o canal no youtube dos Seminovos (eles até fazem parte da trilha sonora da novela da Globo Geração Brasil).
One comment