Kamikaze

Os pilotos de aviões japoneses carregados de explosivos com a missão de realizar ataques suicidas contra navios dos Aliados nos momentos finais da campanha do Pacífico na Segunda Guerra Mundial eram informalmente conhecidos como kamikazes. Atualmente, o termo é utilizado para designar qualquer pessoa que execute alguma prática potencialmente suicida, mas a origem do nome é bem mais interessante.

O nome oficial dos kamikazes originais era Tokubetsu Kōgekitai (Unidade de Ataque Especial). A palavra pode ser traduzida como “vento divino”. Ela foi usada em 1281 para se referir a dois tufões que salvaram o Japão em duas invasões mongóis sob domínio de Kublai Khan: 1247 e 1281.

A frota Mongol destruída por um tufão, em tinta e água no papel, por Kikuchi Yosai (1847) - Tokyo National Museum
A frota Mongol destruída por um tufão, em tinta e água no papel, por Kikuchi Yosai (1847) – Tokyo National Museum

Na primeira invasão, os mongóis conquistaram com sucesso os assentamentos japoneses em Tsushima e ilhas Iki. Quando eles desembarcaram na baía de Hakata, no entanto, eles encontraram forte resistência pelos exércitos de clãs samurais e foram forçados a retirar-se para a dinastia Yuan. No meio da retirada, eles foram atingidos por um tufão. A maioria de seus navios afundaram e muitos soldados se afogaram.

Prudentemente, os japoneses então construíram muros de dois metros de altura para se proteger de ataques futuros. Sete anos mais tarde, os mongóis retornado. Incapaz de encontrar praias de desembarque adequados, devido aos muros, a frota permaneceu à tona durante meses e esgotaram suas fontes enquanto procuravam uma área para aportar. Depois de meses, a frota foi destruída por um grande tufão, que os japoneses chamado de “kamikazes” (vento divino). Os mongóis não atacaram o Japão novamente, e foi dito que mais de 70.000 homens foram capturados.

Dada a disseminação do zen budismo entre os samurais daquele tempo, estes foram os primeiros eventos nos quais tufões foram descritos como “vento divino”, tanto pelo momento conveniente em que surgiram quanto pela sua força. Em mitos japoneses populares na época, o deus Raijin que formou as tempestades contra os mongóis. Outras variações dizer que o deus Fujin, Ryūjin ou Hachiman causou o kamikaze destrutivo.

Fonte: Wikipedia

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.