Os jogos de tabuleiro, também conhecidos por seu nome em inglês board games, são aqueles que utilizam desenhos ou marcações feitas em uma superfície, como quadros de madeira ou papelão. Contam com os mais variados níveis de dificuldade para diferentes números de participantes. Alguns deles fazem uso de conhecimentos de Meteorologia como cenário de fundo ou mesmo mecânicas para avançar no jogo. Segue uma lista com alguns jogos que já são comercializados (e outros não), mas que ainda não possuem uma versão em português (geralmente inglês ou alemão).
Um jogo incomum baseado no tema de construir hotéis e navios de cruzeiro e tentar garantir que eles tenham um clima idílico. O clima é controlado por ladrilhos transparentes que se sobrepõem aos quadrados no tabuleiro e podem ser movidos – mas o vento só pode mudar em uma quantidade muito limitada a cada turno.
Neste cada jogador tenta mover suas 9 peças para o sítio oposto. No tabuleiro, tem vários tipos de terreno que pode atravessar ou não dependendo das condições climáticas. Mas os jogadores podem mudar o clima.
Uma sequência temática de Forbidden Island, os jogadores assumem o papel de bravos aventureiros que devem jogar a cautela ao vento e sobreviver ao calor escaldante e à areia tempestuosa para recuperar uma lendária máquina voadora enterrada sob uma antiga cidade deserta. Embora apresente uma jogabilidade cooperativa semelhante a seu antecessor, ele é um novo jogo baseado em um conjunto inovador de mecanismos, como um tabuleiro em constante mudança, gerenciamento de recursos individuais e um método exclusivo para localizar as peças da máquina voadora.
“Desastres naturais em breve serão coisa do passado!” proclamou o professor Sêni Lativ, chefe do projeto de manipulação meteorológica da Lightning Technologies. Os testes de sua nova invenção, a Weather Machine, mostraram resultados positivos. Visões de conter enchentes, subjugar ciclones e acabar com as secas o fizeram sorrir.
Em Weather Machine, os jogadores são cientistas da equipe do Prof. Lativ, alterando o clima local: ajustando a chuva para fazendas, mantendo vento e céu claro para fontes de energia eólica/solar e ajustando a temperatura para resorts e eventos esportivos. O protótipo é bastante eficaz até agora; no entanto, surgiu um padrão, revelando um efeito colateral preocupante: cada uso da Weather Machine também altera as condições em outras partes do planeta: um efeito borboleta.
“Precisamos construir um novo protótipo”, ele anuncia enquanto os agentes lhe lançam olhares de soslaio; “… mas desta vez vamos acertar.” Os agentes silenciosamente dão um único aceno de confirmação: “O governo está financiando isso e teremos sucesso.” Conforme o Prof. Lativ explica o plano, a necessidade de garantir fornecedores de robôs e produtos químicos suficientes é clara. Além dos materiais, o tempo é essencial; você deve estar focado e eficiente para ter alguma esperança de controlar esse crescente terror global da atmosfera terrestre antes que as condições sejam muito duras para o Homo sapiens e outras espécies.
O vídeo a seguir mostra todas as informações de como jogar Weather Machine:
Os próximos jogos não foram lançados comercialmente (ainda) mas apresentam boas ideias:
Várias células de tempestade atingem a cidade de Doomsville, Oklahoma (população 213). Cada um contém um tornado de F1 que crescerá em força e abrirá seu próprio caminho de destruição. Faça o que você sempre quis: assuma o controle de uma das forças mais perigosas da natureza, o tornado! Usando seu “twister”, destrua o máximo que puder da cidade de Doomsville e dos arredores – faça um trabalho melhor do que os outros jogadores e ganhe o jogo!
Para vencer, você precisará controlar adequadamente o caminho do tornado e gerenciar sua força para destruir edifícios de alto valor. Alguns edifícios só podem ser destruídos por tornados F5 extremamente fortes, enquanto outros podem ser destruídos apenas com um F2. Você administrará a força e o caminho usando um conjunto de “pontos de tempestade”. Cada jogador começa com a mesma quantidade, mas à medida que você os usa para planejar suas ações, os pools de cada tornado mudam.
Doomsville se reconstrói para cada jogo, o que significa que para cada jogo existe um método para construir aleatoriamente a cidade e a paisagem circundante. Isso torna cada jogo distintamente diferente e coloca os tornados em uma luta para obter os edifícios de maior valor antes de seus oponentes.
Os jogadores se tornam uma poderosa tempestade convectiva, conhecida como supercélula, e lutam para coletar dados que levarão à “tempestade perfeita”, capaz de gerar um tornado considerável. Para isso, os jogadores precisam de condições fortemente constrastantes no solo e na atmosfera. Tempestades precisam de ar quente e úmido no solo, ar frio e seco no alto e cisalhamento do vento na coluna da tempestade que evita que a corrente descendente de resfriamento interrompa o fluxo de ar quente e úmido. As tempestades mais poderosas têm a menor pressão de ar.
EXTRA – Massas de ar: um jogo de tabuleiro humano
Dentre os recursos de ensino disponíveis no site da Royal Meteorological Society, existe o “Air Masses: a Human Board Game”. Para ser jogado em um amplo espaço vazio, quatro jogadores iniciais são designados para cada um representar um tipo de massa de ar: tropical marítimo, tropical continental, polar marítimo e polar continental. Eles devem se posicionar sobre um mapa com os contornos dos continentes.
Cada jogador deve pegar uma das declarações impressas, que dizem características sobre cada uma das massas de ar. A cada leitura, um jogador se movimenta. No final, dê uma olhada nas declarações com as quais as massas de ar terminaram e discuta se parece certo. Mais informações em MetLink – Air Masses: a Human Board Game.