Existem várias formas de adquirir bitcoins e vários sites que o comercializam. Esse tutorial utiliza o Mercado Bitcoin, uma empresa brasileira que atua no ramo a um bom tempo, mas pode ser aplicado parcialmente a outros sites.
Pague em bitcoins
1 – Crie sua conta
Acesse o a área de cadastro do Mercado Bitcoin e preencha os campos solicitados. Você receberá um e-mail com um link de confirmação para ativar a sua conta. Depois, realize o primeiro login para seguir os próximos passos.
É possível também tornar-se um usuário VIP, aumentando sua segurança e também seus limites de depósitos e retiradas, sem custo adicional. Para isso, basta enviar uma cópia eletrônica de um documento com foto (tirar uma foto desse documento com celular é aceitável) para ser validado pelo Mercado Bitcoin, através do menu “configurações”.
Para aumentar sua segurança, é possível obter um PIN (veja mais adiante), cadastrar uma palavra segura que aparecerá logo após o login, autenticação em dois passos e computadores memorizados – basta acessar “configurações” no seu menu.
2 – Obtenha crédito em Reais
Para comprar Bitcoins, é necessário ter saldo em Reais no Mercado Bitcoin. Então realize um depósito através de: transferência entre contas de mesmo banco (sem cobrança de tarifa bancária, mas depende dos bancos que o Mercado Bitcoin tenha conta, que aparecem no próximo passo), TED, DOC, dinheiro em agência ou em caixa eletrônico. Além disso, somente usuários VIP podem realizar transferências eletrônicas.
Quando estiver logado no site, clique em “Depósitos” à sua esquerda, crie um “Aviso de Depósito” informando o valor que pretende depositar e em qual banco fará o depósito. Existe um valor mínimo e será cobrada uma comissão, calculada com base em uma porcentagem do valor depositado mais um mínimo (o cálculo e o valor descontado serão apresentados ao preencher o valor). Então, clique no botão “Enviar” e você receberá as instruções, incluindo o número da conta, por e-mail.
Todos os depósitos em reais realizados pelo usuário via transação eletrônica (DOC, TED, transferência entre contas, somente para usuário VIP) devem ser originados de uma conta bancária de sua titularidade.
Acesse seu banco e realize o depósito, salvando o comprovante. Depois volte para essa tela e clique em “enviar arquivo” (ou “enviar texto”, caso tenha copiado somente o texto para sua área de transferência) para confirmar a operação de depósito. Depois, é preciso esperar um tempo (de 5 minutos a 24 horas) para confirmação do depósito – será enviado um e-mail estiver OK.
3 – Compre Bitcoins
Clique em “comprar” na parte de Bitcoins no menu lateral e preencha os dados – pode ser qualquer valor informado em reais ou em bitcoins, desde que tenha créditos suficientes em reais. Também é cobrada uma comissão pela compra.
4 – Transferir bitcoins
Para pagar alguém usando bitcoins (em troca de um produto ou serviço) através do Mercado Bitcoin, deve-se clicar em “transferir bitcoins” no menu lateral e preencher os dados.
Também deve-se possuir um PIN de segurança: um código numérico solicitado para fazer a confirmação de algumas transações do site. Para criá-lo pela primeira vez, deve-se clicar no botão “criar PIN de segurança” que aparece nessa tela e depois em “enviar novo PIN”. Será enviado um link no seu email com validade de 1 dia – clique nele para visualizar e memorizar o PIN.
Receba em bitcoins
O mesmo procedimento descrito anteriormente para criar a conta deve ser realizado. Ao pagante, deve ser informada sua chave pública – na parte “Bitcoin” do menu lateral, clique em “endereços e depósitos” para visualizá-la. Por exemplo, a chave pública do Monolito Nimbus é 1NkEE5gQSjN78puHMGDKWexiLgU9vwf7BK – veja o QR code dela:
Esse código é também conhecido como “carteira” ou “wallet”. Podem ser criados outros gratuitamente na mesma página.
Quando lhe fizerem o pagamento, o valor em bitcoins vai aparecer na sua conta do Mercado Bitcoin. Para virarem reais em seu bolso, você deve vendê-los e realizar um saque para sua conta corrente.
1 – Vender bitcoins
No menu lateral, na parte de Bitcoins, clique em “vender” e preencha a quantia (em bitcoins) – o valor mínimo é de 0.009 BTC. Clique em “vender” para finalizar a transação – é cobrada uma comissão.
2 – Saque em reais
No menu lateral, na parte de Real, clique em “saque”. O valor mínimo para sacar é de 50 reais e também é cobrada uma comissão. No entanto, é preciso ter uma conta bancária cadastrada.
Para cadastrar uma conta bancária, clique no botão com esse texto ou acesse o menu “configurações” e vá no item “conta bancária”. Preencha o banco, tipo de conta (corrente ou poupança), números da agência e da conta – deve estar no mesmo nome/CPF da conta no Mercado Bitcoin.
Em até 3 dias úteis (geralmente 1 dia útil), o dinheiro estará em sua conta.
Observações
Para consultar o saldo da sua (ou qualquer outra) carteira de bitcoins, pode-se também acessar o site blockchain.com e inserir a chave pública.
O Mercado Bitcoin não mantém todos os bitcoins armazenados em carteira on-line (no mínimo, 70% dos bitcoins ficam em carteira off-line). Uma carteira offline, também conhecida como cold storage (armazenamento frio), provê o mais alto nível de segurança para a sua poupança. Trata-se de armazenar uma carteira em local protegido que não está ligado à rede.
Essa forma de trabalhar com bitcoins é segura e mais simples do que baixar toda a cadeia de blocos, criptografar chave secreta, baixar/instalar/atualizar programas, fazer backups, etc. No entanto, volta um dos problemas que o bitcoin tem se destacado em resolver: a centralização de procedimentos. Veja essa alternativa usando o Bitcoin Core e também veja mais sobre bitcoins clicando nos links.
Alternativa: Blockchain wallet
O site Blockchain.info é a carteira mais popular do mundo. Assim como o Mercado Bitcoin, não disponibiliza ao usuário o controle sobre sua chave privada e não precisa baixar a cadeia de blocos, funcionando diretamente no site – quase como um banco.
Fazendo a conta, existem diversas medidas de segurança que devem ser realizadas. No menu “configurações”, o item “endereços” mostra as chaves públicas de sua carteira, que vai gerenciar automaticamente seus endereços bitcoins.
4 comments