A divulgação científica (ou popularização da ciência) é formada por atividades que buscam fazer uma difusão do conhecimento científico para públicos não especializados. Ela é fundamental para a ciência por promover a circulação das ideias e dos resultados de pesquisas para a população em geral, promovendo o debate científico, mostrando como o conhecimento pode melhorar a vida das pessoas e instigando novos talentos para atividades de ciências.
A lista a seguir apresenta alguns eventos de popularização da ciência e o período do ano em que costumam acontecer. Segue também um link para conferir a data certa e mais detalhes de cada evento conforme o ano de sua realização – todas as atividades são gratuitas.
USP Talks (última quarta-feira do mês)
Professores renomados da Universidade de São Paulo falam sobre temas de importância para a sociedade; numa linguagem simples, espontânea e transparente. Os eventos passados podem ser vistos no canal do Youtube.
Pint of Science (metade de maio)
O formato do evento veio da Inglaterra para o Brasil em 2015. Nos mesmos dias e horários, acontecem palestras em diferente bares de diferentes cidades e países no mundo todo. Cientistas vão a determinados bares para apresentar algo sobre sua especialidade com a população. Na verdade, essa apresentação é no ritmo de uma conversa descontraída, respondendo perguntas e de forma gratuita – o que pode ser cobrado é pelo consumo no estabelecimento.
Feira USP e as Profissões (primeira metade de agosto)
A feira acontece em duas edições anualmente, no interior e na capital e conta com a participação das unidades de ensino da universidade, onde alunos e professores fornecem informações sobre os cursos, formação acadêmica, grades das disciplinas, conteúdos programáticos, especializações etc. Seu foco é divulgar os cursos existentes na Universidade de São Paulo para estudantes do Ensino Médio e cursinho pré-vestibulares, mas existem atividades para todos os públicos. Sua primeira edição data de 2007, sendo que desde 2014 acontece no Parque Cientec – contando até com food trucks.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (outubro)
Promovida e coordenada pelo Governo Federal brasileiro desde 2004, conta com a colaboração de órgãos estaduais, institutos de pesquisa e de ensino, empresas, etc. Acontece em várias cidades do Brasil, sendo que as atrações podem ser esporádicas (inclusive acontecer somente durante a SNCT) ou também perenes (como visitas a museus).
O site Mural de Eventos divulga um calendário de eventos técnico-científicos. O site Galoá possui uma agenda atualizada de eventos científicos, que pode ser vista no link. Se souber de mais algum tipo de evento de divulgação científica para público geral que acontece com regularidade, compartilhe essa informação através dos espaços nos sites que ele será incluído nas listas!
Muitos dos centros de divulgação científica existentes no Brasil tem como foco o apoio didático-pedagógico às escolas, seus professores e alunos, bem como promover e fomentar atividades de divulgação científica e cultural. Veja uma lista com alguns desses espaços no Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe da ABCMC (Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência) e na lista de planetários da Wikipedia.