Dicas de livros de aviação

Existem livros técnicos que são muito bons para entender mais de aviação com uma maior profundidade. Veja uma seleção com alguns deles, para comissários e para pilotos. No final, outra seleção de livros, mas para distrair lendo sobre aviação.

Comissário de Voo (600 questões) – Adalberto Mohai Szabó Júnior e Coletânea de Provas – Comissário(a) de Voo – 1600 questões

Testes para a preparação final dos candidatos as provas da ANAC de Comissários de Voo. Com relação às questões do livro de 600, existem algumas correções: 488 – D; 550 – A; 563 – sem alternativa certa ; 584 – C; 585 – B.

Coleção Bianchi para Comissário de Voo

A Editora Bianchi possui uma coleção de quatro volumes com o conteúdo para Comissários de Voo: Regulamentação – Vol I, Conhecimentos Gerais – Vol II, Medicina e Primeiros Socorros – Vol III e Emergências a bordo e sobrevivência – Vol IV. Os livros podem ser adquiridos separadamente ou em um kit.

livros_pp

Fundamentos de Engenharia Aeronáutica – Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues

Mostra todo o procedimento necessário para o projeto de aeronaves de pequeno e médio porte com sistema propulsivo composto por motor a pistão e hélice. São apresentadas com detalhes as partes do avião, fundamentos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade em diferentes condições, etc. Didático e sucinto, ele vai direto ao ponto. Figura, fórmulas, gráficos permitem quantificar e entender melhor as variáveis na aviação.

Uma combinação de referências históricas, culturais e científicas, ilustrada com fotos, que informa e diverte. Aborda a origem e os tipos de nuvens; sua influência no clima e no aquecimento global; o fascínio despertado por suas formas; a aplicação em estratégias de guerra e o voo radical dos planadores que surfam a nuvem mais famosa da Austrália, entre muitas curiosidades. Uma história bem curiosa é a do homem que caiu dentro de uma nuvem de tempestade severa, a Cumulonimbus (e sobreviveu para contar como é lá dentro).

Meteorologia Prática – Artur Gonçalves Ferreira

Muito bem ilustrado, explica a identificação de padrões atmosféricos através de imagens de satélite, como frentes, nuvens de tempestade, ciclones, etc.

Meteorologia – João Baptista Sonnemaker

Apresenta os conceitos teóricos e 500 questões de múltipla escolha, padrão das provas da ANAC, código aeronáuticos e as fotos coloridas das nuvens.

Teoria de Voo – Newton Soler Saintive

Livro de teoria e exercícios, com muitas ilustrações. Uma ressalva é com relação à explicação dada de como o avião voa, em que ele ignora o princípio de Bernoulli para formar a força de sustentação, considerando apenas a 3ª lei de Newton (ação e reação). Na verdade existem os dois fenômenos ocorrendo concomitantemente.

Performance de aviões a jato (Peso e Balanceamento) – Newton Soler Saintive

Aborda peso, balanceamento, performance e planejamento de voo, tópicos cobrados no curso de Piloto Comercial (PC). Peso e balanceamento também são abordados na matéria de Teoria de Voo para comissários.

Aeronaves e motores – Jorge M. Homa

Livro que explica a teoria de uma maneira bem direta e com muitas figuras técnicas de todas as partes da aeronave. Também apresenta 300 exercícios.

Nova síntese da navegação aérea – Manoel Agostinho Monteiro

Aborda orientação, unidades, instrumentos, fuso horário, rumo, proa, etc. Também inclui Princípios da Navegação Eletrônica e o GPS, que não faz parte do programa do IAC, mas já está sendo muito usado na vida prática dos Pilotos Privados. Apresenta vários exercícios. Possui a primeira parte (PP) e segunda parte (PC).

Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR e IFR) – Denis Bianchini

Essa editora possui livros de todas as matérias, mas gostei mais desse para explicar Regulamentos do que o livro clássico utilizado (Regulamentos de Tráfego Aéreo – Plínio Jr., que tem uma edição para voo visual e por instrumento), achei uma abordagem menos próxima do “jurisdiquês” adotado na área.


Para quem curte aviação e tem interesse em conhecer mais sobre acidentes aéreos, além de histórias de comissários e pilotos, aqui vai uma seleção de livros.

Caixa preta – Ivan Sant’Anna

Reconstituição de três desastres que entraram para a história da aviação brasileira – O Boeing 707, que decolou do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para um voo de 14 horas rumo a Orly, na França (1973); Ponte aérea Brasília-Belo Horizonte-Rio pilotado por Murilo de Lima e Silva, que naquele dia comandava o VP-375, até que um dos passageiros, armado, ordena que o avião seja espatifado no Palácio do Planalto (1988); o desastre do avião que ficou perdido em algum ponto entre Marabá e Belém, num voo cego comandado por Cezar Augusto Garcez (1989). Misturando narração e anos de pesquisa, as histórias são contadas de uma maneira que fica difícil parar de ler.

Perda total – Ivan Sant’Anna

Os voos 402, 1907 e 3054 protagonizaram episódios considerados trágicos na história da aviação brasileira. A ausência de sobreviventes tornou esses acontecimentos estarrecedores. Por três anos, o autor investigou as causas e as consequências dos acidentes. Mergulhou em arquivos, inquéritos, processos judiciais, relatórios, gravações das caixas-pretas. Ouviu os parentes das vítimas, pilotos comerciais, projetistas de aviões, engenheiros e peritos. Do embarque de cada passageiro até os momentos finais do voo, o autor reconstitui a movimentação na cabine, as ordens das torres de comando, as condições do tempo, da pista e do avião.

Três céus – Enderson Rafael

Romance que tem como protagonistas tripulantes técnicos e comerciais de uma grande companhia aérea brasileira. Suas três tramas, que se entrelaçam e se somam na parte final do livro, e suas histórias de amor, dramas pessoais, aventuras e paixões têm como pano de fundo o universo da aviação.

Quando a sombra descola do chão – Daniele Del Giudice

O voo e os aviadores, suas glórias e tragédias são o tema dos contos desse livro. O autor dá voz a existências que se perderam na poeira dos relatos de voo, das fotografias de aeroclube, das conversas nostálgicas em hangares. Explora o medo e suas variantes, a gênese e o mistério dos acidentes, a relação entre o voo e os sentidos do corpo, a mitologia dos ases de batalha, o orgulho posto à prova e o abismo que separa ações no ar e na terra. Alguns de seus personagens são mitos da aviação – o escritor e piloto francês Saint-Exupéry, por exemplo, morto num acidente até hoje misterioso.

Na cabine de comando – Márcio Branco

Voltado para público em geral entender melhor sobre o mundo da aviação. A maior parte do livro é montado em formato de perguntas e respostas que as pessoas costumam ter sobre aviação, lembrando uma conversa informal, mas com bastante precisão conceitual. Perguntas essas que vão desde “estou vendo a janela rachada, o que aconteceu?”, passando por discussões sobre crise aérea e até fala como era a aviação nos garimpos do Brasil. Também possui a explicação detalhada de 16 acidentes aéreos do Brasil e do mundo.

Não faça voo cego – Leonildo Tabosa Pessoa

Desvenda os procedimentos da aviação envolvidos em um voo, seguindo a narrativa de um passageiro.


Alguma sugestão de outro livro? Qual foi sua experiência com esses livros? Compartilhe através dos comentários! =)

2 comments

  1. Parabéns pelos livros citados, sou aluno comissario e viciado em livros de aviação.
    porém os de aviação do Ivan SantAnna são uma trilogia e faltou esse que é simplesmente sensacional.

    Sinopse – Plano de Ataque – Ivan Sant’Anna
    Como foi concebido o atentado terrorista de 11 de setembro? Como os pilotos suicidas foram recrutados, e que treinamento receberam, nas montanhas do Afeganistão? E o que aconteceu durante os vôos daquela manhã que o mundo não vai esquecer? Após três anos de pesquisas minuciosas, Ivan Sant´Anna revela neste livro a trajetória dos homens que planejaram o ataque e daqueles que seqüestraram os quatro aviões – reconstituindo episódios ainda pouco conhecidos do drama humano dos terroristas e das vítimas.

    Outro bom que retrata bem o cotidiano de um aeroporto é:
    Sinopse – Uma Semana no Aeroporto – Alain de Botton
    Depois de passar uma semana morando no aeroporto de Heathrow, o maior de Londres, em 2009, o escritor Alain de Botton descobriu que o local é muito mais do que um ponto de passagem. Na verdade, é um microcosmo da vida, enriquecido por quem trabalha e passa por lá, com seus dramas e humores do dia a dia. O livro “Uma Semana no Aeroporto” é o relato do autor e de suas descobertas no entra e sai do Terminal 5 do Heathrow, num registro muito particular da sua rotina – do embarque ao desembarque, dos passageiros e funcionários. Ao lado do fotógrafo Richard Baker, o escritor produziu um interessante documento, que explora e revela a magia de um lugar aparentemente asséptico, ordenado e sem graça.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.