Pokémon, abreviação da marca japonesa “Pocket Monsters”, é uma franquia de mídia criada por Satoshi Tajiri em 1995, inspirada no em seu passatempo de colecionar insetos quando era criança. Ela é centrada em criaturas ficcionais chamadas “Pokémon”, que os seres humanos capturam e os treinam para lutarem entre si com seus ataques de diversos tipos. O conceito de capturar, treinar e batalhar estão presentes em quase todas as versões da franquia Pokémon, incluindo nos jogos, no anime e na série de mangá, e no jogo de cartas.
Na maioria dos jogos de Pokémon, o jogador (chamado de Treinador) que encontra um Pokémon selvagem é capaz de capturá-lo através de um objeto esférico chamado Pokébola. O pokémon tende a obedecer todos os comandos de seu mestre, podendo fazer parte de um time. O Pokémon vencedor ganha pontos de experiência e, às vezes, pode subir de nível. Quando sobe de nível, as suas estatísticas de batalha são aumentadas e podem ganhar novas habilidade. Além disso, muitas espécies possuem a capacidade de evoluir e se transformar em uma espécie mais forte.
Os jogos originais de Pokémon foram role-playing (RPGs) com elementos de estratégia criados para o Game Boy. A cada determinado número de anos, uma sequência oficial nas séries RPGs principais é lançada, contendo novos Pokémon, personagens e conceitos de jogabilidade, sendo considerada uma nova geração da franquia.
As condições climáticas são uma mecânica dos jogos introduzida na 2ª geração, expandida na 3ª geração e ampliada mais ainda na 4ª geração. Em cada geração, as condições climáticas podem se alterar em geral em três aspectos: o local onde o jogador está, os Pokémons envolvidos na batalha e as estações do ano. Apenas uma condição climática pode estar ativa por vez, e só permanece a última que foi ativada.
Na 2ª geração, foram introduzidos três movimentos que podem mudar o tempo nas batalhas e alterar levemente o campo, que são os sguitnes ataques:
- Sunny Day – intensa luz solar recai sobre o campo durante 5 cinco rodadas, sendo possível usar Solarbeam sem esperar um turno;
- Rain Dance – causa um intensa chuva que dura por 5 turnos, e Thunder terá uma precisão de 100% enquanto o efeito estiver ativo;
- Sandstorm – causa uma tempestade de areia no campo
Com Sunny Day, os ataques de fogo são mais fortes e os de água mais fracos; acontece o contrário com Rain Dance; com Sandstorm, todos os Pokémon que não sejam dos tipos pedra, solo e metal sofrem dano uma vez por rodada.
Na 3ª geração, foi introduzida uma nova condição climática: Granizo (Hail). Ele tem a duração de 5 rodadas, assim como os outros efeitos climáticos ativados por ataques, e tira um pouco de dano de cada Pokémon que não é do tipo gelo uma vez durante a rodada. Os mascotes das versões também tem habilidades relacionadas ao tempo:
- Groudon (mascote de Ruby) – tem a habilidade Drought (seu efeito deixa o tempo muito ensolarado até o fim da partida ou até ser sobreposto por algum outro efeito);
- Kyogre (mascote de Sapphire) – possui a habilidade Drizzle (causa uma intensa chuva até o fim da batalha);
- Rayquaza (mascote de Emerald) – tem a habilidade Air Lock (nega qualquer efeito climático);
- Psyduck e sua evolução – possuem a habilidade Cloud Nine, que tem os mesmos efeitos de Air Lock;
- Tyranitar – tem a habilidade Sand Stream (causa uma intensa tempestade de areia que perdura até o fim da batalha se não for substituída por outro efeito)
Outros Pokémon tem habilidades que os beneficiam sobre os efeitos climáticos, como no caso de Lotad que tem a habilidade Rain Dish. O Instituto Climático de Hoenn criou Castform, um Pokémon capaz de mudar com o tempo, para ajudar nas previsões.
Nos jogos da 4ª geração, existem várias rotas onde tempestades de areia, de neve e chuvas acontecem constantemente. Uma nova condição de tempo foi introduzida: Neblina (Fog). Diferente das outras condições, não pode ser causado por nenhum movimento; ao invés disso, ela aparece em determinadas áreas e pode ser removida com o ataque Defog. Snow Warning causa uma tempestade de neve e tem a mesma duração em batalha que habilidades como Drizzle, Drought e Sand Stream. Também foram introduzidos quatro itens que aumentam a duração dos efeitos: Icy Rock, Heat Rock, Damp Rock e Smooth Rock. Acid Rain, uma condição climática glitch, também está presente em alguns jogos.
Na 5ª geração, foram introduzidas as estações. Elas podem alterar as ocorrências climáticas em algumas rotas e cidades. Por exemplo: em Driftveil, tem granizo e neve no inverno, enquanto no outono e primavera a chuva é comum. Os Pokémon Thundurus e Tornadus causam tempestades de trovão e vento por onde passam, e em batalha estas tempestades se tornam chuvas. Foram introduzidas também novas habilidades em relação ao clima (Sand Rush, Sand Force, Overcoat) e Hidden Habilities.
Assim, existem seis tipos de clima que afetam o campo de batalha e áreas ao ar livre:
- Luz Solar Intensa
- Chuvas Intensas
- Tempestade de Areia
- Tempestade de Neve
- Céu Sombrio
- Neblina
Os respecitvos efeitos em campo e locais onde podem ser encontrados estão no texto do Pokémon Blast News – Condições Climáticas. Vários efeitos climáticos aparecem em cavernas na série Mystery Dungeon.