Coletores de nuvens: opção contra períodos de seca

Logo pela manhã, as nuvens já se formam nas montanhas da Ilha de Gran Canária, na Espanha. Algumas estranhas estruturas, edificadas nas encostas do lado norte, servem para capturar a água das nuvens que vêm do Atlântico, condensam e se transformam em gotas maiores que depois caem no coletor.

Coletor de água de neblina. Fonte: Life Nieblas
Coletor de água de neblina. Fonte: Life Nieblas

Essas estruturas de metal possuem entre 6 e 8 metros de altura e com redes de fios de plástico com uma trama larga. O vento empurra as nuvens ao longo da colina através das redes, as gotas ficam grudadas e depois escorrem. Embaixo da rede existe uma banheira para coletar a água que escorre. As banheiras eram todas conectadas por canos, que desciam a encosta até um sistema de filtragem. A água flui para o topo e passa por diferentes camadas de areia: areia grossa na parte superior e areia fina na parte inferior. Folhas e outras sujeiras ficam e então a água continua descendo até um conjunto de grandes tanques de metal para armazenamento.

No total, foram coletados cerca de 90 mil litros de água em dois anos. A água é escassa na região da Gran Canária, e os reservatórios estão secando. A seca está tornando os incêndios florestais cada vez mais frequentes. Em 2019, a ilha foi atingida por um incêndio devastador. Dez mil hectares de floresta foram queimados e nove mil pessoas tiveram que deixar suas casas. A falta de água significa que há menos florestas saudáveis e tudo seca. Isso, por sua vez, significa mais combustível para os incêndios. E assim alimenta-se um círculo vicioso.

Uma equipe de reflorestamento planta espécies de árvores que tornarão a floresta mais resiliente e também usam água dos coletores de nuvens. As árvores tiram naturalmente a água das nuvens e passam para o solo. Esse poderia ser o futuro das ilhas. Por enquanto, a região é dominada pela agricultura. Economicamente, as Canárias dependem no plantil de banana. O problema é que cada pé necessita de pelo menos 20 litros de água por dia.

A água do mar é uma opção, mas o tratamento é caro. Campos de coletores de nuvens em grande escala poderiam ser uma opção para o problema. O grupo de pesquisa atualmente trabalha em novas formas de capturar água das nuvens usando uma grade metálica, que espera-se que seja muito mais eficiente do que a malha plástica usada até agora.

Usar um recurso sustentável e natural como as nuvens pode ser uma boa solução. Pode-se regar as mudas de árvores e agricultores poderem usar a água nas plantações. Para que isso funcione, porém, as nuvens devem continuar se acumulando nas encostas das montanhas. Se houver uma mudança nos padrões, os coletores de nuvens também poderão se tornar mais uma vítima das mudanças climáticas.

Fontes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.