Cemitério Sad Hill

O Cemitério Sad Hill, conhecido mundialmente por ser o cenário do icônico duelo final do filme “O Bom, o Mau e o Feio” (1966), está situado na Espanha, mais precisamente na província de Burgos, na comunidade autônoma de Castela e Leão. Sad Hill foi construído em 1966 especificamente para as filmagens do clássico faroeste dirigido por Sergio Leone.

Vista geral do Sad Hill Cemetery. Foto: Eliana Reis
Vista geral do Sad Hill Cemetery. Foto: Eliana Reis

Na história do filme, um tesouro foi roubado durante a Guerra Civil Americana e escondido por um soldado confederado em um cemitério. Angel Eyes (Lee Van Cleef) é o primeiro a descobrir da existência desse tesouro durante suas ações criminosas; Tuco (Eli Wallach) escuta o nome do cemitério onde está o tesouro enquanto Blondie (Clint Eastwood) escuta o local do túmulo onde está.

Vista do círculo central de Sad Hill Cemetery. Foto: ViniRoger
Vista do círculo central de Sad Hill Cemetery. Foto: ViniRoger

O trecho que vai desde a chegada dos personagens ao Cemitério Sad Hill até o confronto final é marcado por uma tensão crescente e uma cinematografia impressionante. Tuco, exausto e desesperado, corre pelo vasto e desolado cemitério, procurando freneticamente pela lápide com o nome “Arch Stanton”, onde acredita que está enterrado o ouro. A trilha sonora dramática de Ennio Morricone amplifica a intensidade da busca enquanto toca a música “The Ecstasy of Gold” (veja nesse vídeo). Ao encontrar a lápide, ele começa a cavar freneticamente, mas é interrompido pela chegada de Blondie e Angel Eyes. Os três se posicionam então nas bordas de um círculo de pedra no centro do cemitério, formando um triângulo perfeito para o icônico duelo (ou seria “trielo”?). A câmera captura de forma magistral os olhares penetrantes e nervosos dos três personagens, enquanto a música “The Trio” atinge seu clímax, culminando na clássica e tensa sequência de tiros que decide o destino de cada um (veja nesse vídeo).

Os próximos vídeos dos links mostram o local através de fotos com a música de abertura, o cemitério (ao som de “The Ecstasy of Gold”) e o círculo do duelo final (tocando a mesma música desse momento no filme). O vídeo a seguir mostra algumas comparações entre cenas do filme e uma visita recente ao local de filmagens:

Após as filmagens, o cemitério foi abandonado e gradualmente foi engolido pela vegetação. No entanto, a dedicação de fãs e voluntários levou à sua restauração em 2015 – em 2019, já contava com 5 mil tumbas. Este esforço culminou em um renascimento do local, transformando-o novamente em um ponto de interesse tanto para cinéfilos quanto para turistas. Autalmente, é mantido pela Associación Cultural Sad Hill.

Túmulo desconhecido e túmulo de Arch Stanton, com árvore para prender corda para enforcar Tuco até Blondie acertar a corda com um tiro e deixá-lo cair. Fotos: ViniRoger
Túmulo desconhecido e túmulo de Arch Stanton, com árvore para prender corda para enforcar Tuco até Blondie acertar a corda com um tiro e deixá-lo cair. Fotos: ViniRoger

Este local pitoresco e de grande importância cultural fica perto das pequenas aldeias de Santo Domingo de Silos e de Contreras – veja aqui sua localização no Google Maps. Ao chegar no local, existe uma pequena área onde é possível estacionar carros e uma cerca de madeira com duas porteiras que dão acesso ao cemitério cenográfico. Logo ao entrar, estão placas indicativas de madeira e um monumento a Sérgio Leone em concreto. Mais à frente, estão uma placa explicativa do local e uma estátua em ferro com uma silhueta de Clint Eastwood, além do cemitério propriamente dito.

Elementos junto da entrada. Fotos: ViniRoger
Elementos junto da entrada. Fotos: ViniRoger

No caminho entre Sad Hill e Contreras, existem alguns monumentos curiosos. Um deles, que faz parte de uma fonte d’água, é um marco em Memoria de Felix Rodriguez de la Fuente (Poza de la Sal, Burgos, 1928 – Shaktoolik, Alasca, 1980), que foi um médico naturalista espanhol, conhecido pela série de TV de grande sucesso e influência “El Hombre y la Tierra”. Ao lado, está o “Monumento al Burro”, justamente dedicado a essa espécie de animal. Um pouco mais distante, está uma pequena torre com os dizeres “En dicholugar de Contreras mandó edificar Fernan Gonzalez, una villa con fortaleza, que luego cedió a Fernan Sasa” e “Tuvo su origen como lugar llamado primeramente Cuevas Contrarias” na outra face – veja mais sobre a Casa de Contreras no link.

Hoje, o Cemitério Sad Hill é um destino turístico popular, onde visitantes podem caminhar pelo mesmo solo onde os lendários personagens do faroeste se enfrentaram, além de apreciar a beleza natural da região circundante. A restauração não só preservou um pedaço importante da história do cinema, mas também revitalizou a área, atraindo entusiastas de filmes e curiosos de todo o mundo. Outros locais de filmagem do filme em Burgos podem ser vistos nesse panfleto informativo: La misión de San Antonio (San Pedro de Arlanza, Hortiguela), El campo de concentración de Betterville (Carazo) e Batalla del Puente de Langstone (Hortiguela, Contreras). Para outros locais de filmagem desse e de outros filmes de Sergio Leone, veja esse outro link (EM BREVE).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.