A tapioca é um produto derivado da raiz da mandioca. Sua forma mais comum e facilmente encontrada em mercados pelo país vem com a indicação na embalagem goma (fresca) de mandioca, massa de tapioca, tapioca hidratada ou farinha de tapioca, que são a mesma coisa: amido de mandioca (o mesmo que fécula de mandioca ou polvilho doce) ao qual se adiciona um pouco de água e que, após descansar até formarem-se “blocos”, é peneirada.
A goma de tapioca é usada para fazer tapioca na frigideira, mas não para bolos, pudins e cuscuz. Para essas, é usada a tapioca granulada ou flocada ou quebrada. Ela é um subproduto da goma de mandioca, produzida através de um processo que consiste em esquentar a goma de mandioca em um tacho quente, remexendo até secar e “estourar”, ficando durinha. Ela deve ser hidratada antes de incluída nas receitas para ficar macia, expandindo e adquirindo uma textura gelatinosa.
Receita de bolo de banana, tapioca e aveia
Ingredientes
- 6 bananas
- 2 ovos
- 1 xícara de aveia em flocos
- 1 xícara de tapioca flocada
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Preparo
- Hidrate a tapioca deixando-a mergulhada em água ou leite morno por cerca de 5 a 10 minutos, até ficar com uma consistência gelatinosa
- Amasse as bananas com um garfo
- Adicione os ingredientes, misturando a cada adição e deixando o fermento por último
- Bata até obter uma mistura homogênea
- Em uma forma untada, coloque no forno preaquecido a 180°C por uns 30 minutos
Sua consistência ficará mais firme quanto mais tempo ficar no forno. Você pode cortar uma banana a mais para colocar enfeitando em cima ou também polvilhar canela.
Fontes
Parece muito bom. Vou fazer substituindo o açúcar por adoçante culinário.