A banana é um tipo de pseudofruto rico em vitamina A, vitamina C, fibras e potássio. Originária do sudeste asiático, é atualmente cultivada em praticamente todas as regiões tropicais do planeta. Ainda que as espécies selvagens apresentem numerosas sementes, grandes e duras, quase todas as variedades de banana utilizadas na alimentação humana não têm sementes. A reprodução da bananeira normalmente é feita por via vegetativa, em que ocorre a separação de brotos da planta-mãe que darão origem a outro indivíduo.
Como ela amadurece depois de colhida, é possível colocá-la em um ambiente fechado (não completamente, para que não apodreça) para acelerar seu processo de amadurecimento. Isso acontece devido ao acúmulo de etileno, o hormônio do amadurecimento. Para fazer doces com banana, é importante que estejam bem maduras para não ficarem com sabor adstringente (sensação de aperto da mucosa bucal).
Os bolos se tornaram um prato da culinária mundial muito apreciado desde sua origem no Egito, onde eram preparadas massas adocicadas que se confundiam com pães e bolos. Desde então os bolos foram se difundido e criações e inovações foram surgindo, trazendo para a culinária atual muitas receitas e os mais variados tipos de bolos. Aqui segue uma receita de bolo de banana com especiarias e uma cobertura de açúcar e canela por cima – com uma alternativa usando massa de banana verde.
Receita de bolo de banana
Ingredientes
- 3 ovos
- 4 bananas nanicas (ou 6 prata/ouro) – separe 1 (ou 2) para cortar depois
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 xícara de manteiga
- 1 pedaço de gengibre (do tamanho da ponta de um dedo polegar)
- Raspas de 1 laranja
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 2 xícaras de farinha de trigo (opcional no caso de usar banana verde)
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1/2 colher de chá de cravo em pó
- 1/2 xícara de castanha de caju (ou amendoim) moída
- 1 colher de sopa de fermento
Cobertura
- 1/2 xícara de açúcar demerara ou cristal (para ficar “dura”) ou mascavo (para ficar “caramelizada”)
- 1 colher de sopa de canela em pó
Preparo
- Bata os ovos, a banana, a manteiga, o leite e o gengibre no liquidificador até ficar homogêneo
- Despeje em uma tigela e misture os outros ingredientes, deixando o fermento por último
- Unte a forma com manteiga
- Despeje o conteúdo da tigela em uma assadeira de 20 x 30 cm (aproximadamente) ou menor, de modo que não fique muito raso
- Coloque pedaços de banana em cima e polvilhe a mistura de açúcar com canela em pó
- Leve o bolo para assar em fogo baixo (~180-210°C pré aquecido) por cerca de 30-40 minutos (ou até espetar o palito no centro do bolo e saia limpo e seco)
Uma alternativa para um bolo mais “fofinho” é manter o mesmo procedimento mas alterar algumas quantidades dos seguintes ingredientes: 4 ovos, 1 banana na massa, menos de 1/2 xícara de leite, 1/2 xícara de óleo (em vez da manteiga), 2 xícaras de açúcar.
Bolo de banana verde – alternativa
A mesma receita acima pode ser feita usando banana verde, com a vantagem de que é dispensável o uso de farinha de trigo. Isso deixa o bolo mais leve e saudável. Para decorar, é melhor usar as bananas maduras, já que as verdes são mais duras. Veja o resultado:
Receita baseada em Monta Encanta – Bolo de Banana com casquinha crocante de canela e Amabile Kolenda – Bolo de banana ao perfume de laranja com baixo teor de carboidrato, sem açúcar!
3 comments