Resumo das matérias do Bloco 4 do curso de Comissário de Voo; tópicos conforme Manual do Curso de Comissário de Voo MCA 58-11:
Conhecimentos Gerais de Aeronaves
- Partes de uma aeronave
- Classificações
Teoria de Voo
- Aerodinâmica
- Movimentos da aeronave
- Estabilidade
- Alta velocidade
Navegação Aérea
- O planeta Terra
- Introdução à Navegação Aérea
- Sistema de coordenadas geográficas
- Localização e orientação na Terra
- Unidades de medida utilizadas na Navegação Aérea
- Fuso horário
Meteorologia
- Caracterização da Meteorologia
- A Terra no sistema solar
- Introdução à atmosfera terrestre
- Calor
- Água
- Ventos
- Nuvens
- Nevoeiros
- Turbulência
- Frentes
- Trovoadas
- Gelo
CONHECIMENTOS GERAIS DE AERONAVES
Aeróstatos: equipamentos mais leves que o ar; baseado no princípio de Arquimedes (empuxo); exemplos: balões e dirigíveis (exemplos).
Aeródinos: equipamentos mais pesados que o ar; baseado na terceira lei de Newton (ação e reação); exemplos: aeronaves, helicópteros e planadores.
Principais componentes estruturais de uma aeronave: fuselagem, empenagem/cauda, trem de pouso, asa, grupo moto-propulsor.
Fuselagem
Onde transportam-se passageiros e cargas; une as demais partes da aeronave;
- Tubular: formada por um tubo de aço
- Monocoque: formada por cavernas (que dão forma)
- Semi-monocoque: formada por longarinas (mais completa)
Empenagem
Localizada na parte traseira da aeronave; gera estabilidade.
- Estabilizador vertical (fixo)
- Estabilizador horizontal (fixo)
- Leme de direção
- Profundor
Trem de pouso
Função de pouso, amortecimento e locomoção em solo.
Classificação por superfície de deslocamento:
- Litoplano: para superfícies terrestres;
- Hidroplano: somente para água; possui flutuadores;
- Anfíbios: para ambos os tipos de superfície;
Classificação por fixação:
- Fixo: não se move; gera maior atrito e menor velocidade;
- Retrátil: recolhe parcialmente, deixando rodas aparentes; menor atrito que o fixo;
- Escamoteável: recolhe totalmente, oferecendo mínimo atrito;
Classificação por mobilidade:
- Convencional: roda direcional traseira, chamada bequilha;
- Triciclo: roda direcional frontal; aviões modernos para passageiros;
Asas
Geram força de sustentação, que produz força para que a aeronave suba; formada por múltiplas estruturas, como:
- bordos de ataque e fuga
- dorso e intradorso
- aileron
- flap e slot/slat (dispositivos hipersustentadores = aumentar a sustentação)
- spoliers/speed breakers (freio aerodinâmico)
- montantes, longarinas e nervuras;
- tanques de combustível;
Classificação por posição:
- Asa alta
- Asa média
- Asa baixa
- Parassol (fixa sobre a fuselagem, sem encostar nela)
Classificação por fixação:
- Cantilever: fixa sem estais ou montantes
- Semi-cantilever: fixa com estais ou montantes
Classificação por número de asas:
- Monoplano: um par de asas
- Biplano: dois pares de asas
- Triplano: três pares de asas
- Quadriplano: quatro pares de asas
Grupo moto-propulsor
Motor(es) e hélices; potência dos motores é controlada pelos manetes, gera tração para que a aeronave avance
Classificação por número:
- monomotor
- bimotor
- trimotor
- quadrimotor
Classificação por tipo de motor:
- Pistão: convencional; motor de 4 tempos; utiliza como combustível a gasolina de aviação;
- Turboélice: motores que propiciam voos mais baixos e mais lentos; à base de querosene;
- Turbojato: motores mais eficazes, porém, mais barulhentos; geraram o turbofan; à base de querosene;
- Turbofan: motores semelhantes aos turbojatos, mas menos barulhentos; à base de querosene; são os mais eficientes;
TEORIA DE VOO
Fluido (escoamento)
- Organizado (laminar ou lamelar)
- Desorganizado (turbulento ou turbilhonado)
Forças que atuam sobre uma aeronave em voo
- Sustentação: Só ocorre se o avião estiver em movimento, ou seja, ocorrer o vento relativo sobre a asa; sobre a asa (extradorso), o ar se movimenta mais rápido, portanto maior pressão dinâmica (devido ao movimento) e menor pressão estática (isso ocorre por causa da conservação de energia), o que cria uma diferença de pressão; Ação do ar defletir para baixo implica em uma reação da asa impulsionada para cima.
- Arrasto: Resistência ao avanço devido à colisão das moléculas de ar com a superfície da aeronave
- Tração: Força dos motores joga ar pra trás e impulsiona aeronave para frente
- Peso: Força da gravidade
Ângulos
- Diedro: ângulo formado entre o plano da asa e o eixo lateral do avião. Pode ser positivo (pra cima) ou negativo (pra baixo).
- Enflechamento: ângulo formado entre o eixo lateral do avião e a linha de bordo de ataque da asa. Pode ser positivo (pra trás) ou negativo (pra frente).
- Incidência: ângulo entre a corda e o eixo longitudinal
- Ataque: formado pela corda da asa e o vento relativo. Não pode ser muito elevado.
- Estol: perda súbita de sustentação devido ao fluxo de ar sobre a asa ficar turbilhonado.
Movimentos da aeronave ao redor dos eixos e superfícies de comando/controle
- Vertical: guinada, pedais controlam leme de direção
- Longitudinal: bancagem/rolamento, manche lateralmente controla ailerons
- Transversal: tangagem/picar (para baixo)/arfagem/cabrar (para cima), manche para frente (picar) ou para trás (cabrar) controlam profundor
Estabilidade
- Estável: tendência de voltar à posição de equilíbrio
- Instável: tendência de se afastar da posição de equilíbrio
- Neutro: tendência de permanecer na mesma posição
NAVEGAÇÃO AÉREA
Unidades de medida
- 1º = 60’
- 1’ = 60”
- 1’ = 1 NM (milha náutica)
- 1 NM = 1852 M = 1,852 KM
- 1MT (milha terrestre) = 1609 M = 1,609 KM
- 1KM = 1000 M
Linhas imaginárias
- Circulo – paralelo – latitude – 0 (Equador) a 90° / N ou S
- semi-circulo – meridiano – longitude – 0 (Greenwich) a 180° / E ou W
- Co-Latitude: quanto falta para formar 90° (não inverte hemisfério)
- Anti-meridiano: quanto falta para formar 180° (inverte hemisfério)
Pontos cardeais
- Norte (N) – 0 º / 360º
- Sul (S) – 180 º
- Leste (E) – 90 º
- Oeste (W) – 270 º
Pontos Colaterais
- Nordeste (NE) – 45º
- Sudeste (SE) – 135 º
- Sudoeste (SW) – 225º
- Noroeste (NW) – 315 º
Definições
- Proa: ângulo formado entre o meridiano e o eixo longitudinal da aeronave (pra onde o nariz da aeronave aponta);
- Rumo: ângulo formado entre o meridiano e a linha de rota (sentido de voo);
- Rota: trajetória (caminho percorrido ou a percorrer)
- Declinação Magnética (DMG): Diferença entre norte verdadeiro e norte magnético
Fusos horários
- Movimento aparente do sol é de leste (E) para oeste (W) com a duração de 24 horas
- Pode-se dividir o cinturão terrestre em 360° por 24 horas do dia, cada hora ou para cada faixa de fuso temos 15° de longitude.
- Hora Universal (UTC): hora adotada na faixa de fuso horário do meridiano de Greenwich.
- Hora Legal (HLE): hora oficial, adotada em toda uma faixa de fuso horário.
METEOROLOGIA
Atmosfera
Camada de ar que envolve um planeta
Proporção de gases:
- Nitrogênio = 78%
- Oxigênio = 21%
- Outros gases = 1%
- Vapor d’água = 4%; acima deste valor a água condensa (água passa do
estado gasoso para o líquido) – limite de saturação.
Instrumentos
- Termômetro: mede a temperatura
- Higrômetro: mede a UR (Umidade Relativa)
- Barômetro: mede a pressão do ar
- Anemômetro: mede a intensidade/direção do vento
Camadas da atmosfera
- Troposfera: É onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos; Nela se desenvolvem os voos da aviação em geral; Gradiente Térmico: 2°C/1000 pés.
- Tropopausa: Camada de transição; isotermia (Gradiente térmico nulo).
- Estratosfera: Camada onde tem início à difusão da luz; Nela está a Camada de Ozônio, onde se filtra a radiação ultravioleta;
- Ionosfera: Também chamada de Termosfera; Excelente condutora de eletricidade (presença de íons, devido raios X, UV e g) e Reflete ondas de rádio;
- Exosfera: Mudança gradativa da atmosfera terrestre para o espaço interplanetário.
Propagação de calor
- Radiação: Não necessita de meio material. O calor é transferido por radiação eletromagnética.
- Condução: É a transferência de calor molécula a molécula em meios sólidos (contato direto)
- Convecção: Transferência de calor pelo movimento vertical das massas de ar. O ar mais quente (menos denso) sobe dando lugar ao ar mais frio (mais denso). O Sol esquenta a Terra por radiação, e assim, o solo aquecido da Terra aquece o ar logo acima dele por convecção.
- Advecção: Transferência de calor pelo movimento horizontal das massas de ar. É o transporte de calor pelo vento. Sempre que há convecção há advecção do ar frio que vem ocupar o lugar do ar quente que sobe.
Pressão atmosférica
Peso do ar sobre a superfície terrestre (medida em hPa/hectopascal); quanto maior a altitude, menor a pressão.
Ventos
- Deslocam-se da região de ALTA pressão para a de BAIXA pressão.
- Medimos o vento em DIREÇÃO (em graus) e INTENSIDADE (em kt).
Nuvens
Formam-se devido à redução de temperatura e aumento de vapor d’água; condensação de água
Três níveis (e 10 tipos):
- Baixo: Stratus, Stratocumulus, Cumulus, e Cumulonimbus.
- Médio: Altocumulus, Altostratus e Nimbostratus.
- Alto: Cirrus, Cirrostratus e Cirrocumulus. (formadas de cristais de gelo)
Classificação por desenvolvimento:
- Estratiformes: Formam-se em uma atmosfera mais estável; Desenvolvimento horizontal; Cobrem grandes áreas e pouca espessura; Precipitação leve e contínua.
- Cumuliformes: Desenvolvimento vertical. Isoladas. Pancadas de chuva fortes e localizadas.
Redução de visibilidade
Nevoeiros:
- Visibilidade menor que 1000m.
- Favorecem a formação de nevoeiros: Ventos fracos ou nulos na superfície; Umidade relativa do ar alta; Baixa temperatura.
Névoa:
- Visibilidade maior que 1000 metros
- Névoa seca (UR<80%) ou úmida (UR>80%)
Turbulência
Causada por instabilidade no fluxo de vento, instantâneas e irregulares ou por movimentos verticais do fluxo de ar.
Tipos:
- Mecânica ou de Solo
- Convectiva ou Térmica
- Orográfica
- De céu claro (CAT)
- Frontal
- Cortante de vento (windshear)
- Na trilha de aeronaves
Meteorologia sinótica (grande escala)
Frente fria:
- Ventos mais fortes e associados a nuvens de desenvolvimento vertical, trovoadas e pancadas de chuva.
- Antes da passagem da FF, a pressão atmosférica cai e a temperatura aumenta.
- Depois da passagem da FF a pressão atmosférica aumenta e a temperatura cai.
Frente quente:
- Mais amena e associada às nuvens do tipo estratiforme e à estabilidade atmosférica.
- Desloca-se com velocidade menor que uma FF.
Trovoada
Fenômeno meteorológico relativo ao estágio final de desenvolvimento de uma Cumulus Nimbus (CB). Dividida em três estágios:
- Cumulus (Correntes ascendentes)
- Maturidade ou Madureza (Ventos de rajada, relâmpagos e precipitação intensa)
- Dissipação
Gelo
Gelo opaco, amorfo ou escarcha:
- Aspecto é opaco e disforme;
- Forma-se em ar estável em nuvens estratiformes, sem turbulência;
- Deforma os bordos de ataque mas é de fácil remoção;
- Forma-se pelo congelamento instantâneo de pequenas gotículas super resfriadas.
Gelo claro ou cristal:
- Brilhante e translúcido;
- É o tipo mais perigoso;
- Forma-se em ar instável, em nuvens cumuliformes com turbulência;
- Adere fortemente à aeronave sendo pesado e de difícil remoção;
- Formado pelo congelamento lento de grandes gotas super resfriadas.
Parabéns pelo conteúdo!!!
Que bom que gostou, obrigado pela visita 🙂
Seu resumo da unidade de medida de distância me deixou confusa sobre o que eu já tinha estudado.
1º = 60’
1’ = 60”
O que eu vi / pode me ajudar ? agora acho que misturei as coisas /
1º = 60NM
1º = 60’
60′ = 6NM
1’ = 1NM
Assim como 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos, temos que 1º = 60’ e 1’ = 60”. Além disso, existe outra definição: 1 milha náutica (NM) vale 1 minuto de arco, ou seja, 1’ = 1 NM. A partir disso, dá pra resolver as outras relações. Seguindo seu exemplo, se tem 60′ então tem 60 NM – e não 6 NM. Uma analogia: se 1 bala custa 1 real, 60 balas custam 60 reais. Espero ter ajudado.