Símbolos nacionais são símbolos de qualquer entidade que se considere e se manifeste para o mundo como uma comunidade nacional, com o intuito de unir pessoas criando representações visuais, verbais ou icônicas do povo, dos valores, objetivos ou da história nacional. Dentre os símbolos de um país estão a bandeira, brasão de armas, lema, cores nacionais, animais ou plantas heráldicos, hino nacional e canções populares importantes.
As bandeiras e brasões dizem muito sobre a história e cultura do país. Note como a bandeira da Libéria é parecida com a dos EUA, já que foi fundada e colonizada por escravos americanos libertos com a ajuda de uma organização privada chamada American Colonization Society, entre 1821 e 1822. Existem muitas bandeiras bem curiosas, como a do Nepal (única bandeira nacional no mundo que não tem uma forma quadrilátera, sendo uma combinação simplificada de duas bandeirolas de diferentes ramos dos anteriores governantes) e Moçambique (com um fuzil AK 47, importante na libertação do país). Veja mais bandeiras curiosas no site Hypescience.
O geógrafo Tiago José Berg publicou o livro “Hinos de todos os países do mundo” (Editora Panda Books). A obra reúne letras, traduções, histórias e curiosidades dos hinos nacionais de 194 nações. A primeira letra de que se tem notícia é a do Japão, que provém de um poema do século IX. Em termos de música, os Países Baixos possuem a mais antiga melodia, conhecida desde 1572. O hino da França foi inicialmente batizado como Canto de guerra para o exército do Reno e passou a se chamar “A marselhesa” quando um grupo de soldados vindos da cidade de Marselha entrou em Paris entoando a canção, em 1792.
Os hinos nacionais também podem ser consideradas músicas épicas, considerando a origem da palavra “épico” (do grego “história): representações majestosas capazes de capturar lutas espantosas, tais como histórias de guerra, aventuras, e outros esforços de grande envergadura ao longo de extensos períodos de tempo. Existe um canal do youtube com hinos do mundo todo, que tocam acompanhados da bandeira e (alguns) da letra no idioma original e traduzidos para o inglês abaixo, o Vocal National Anthems.
Selecionei alguns hinos de países para vocês apreciarem:
- Brasil
- Itália
- Espanha
- França
- Israel
- Cuba
- Afeganistão
- Escócia
- União Soviética (igual ao da Rússia, só a letra muda um pouco)
- Irã (Ey Iran e Payandeh Bada Iran, antigos)
- Império da Coreia (antigo)
Também escolhi alguns hinos curiosos:
- Qatar
- Índia
- China
- Nepal
- Mauritânia
- Libia
- Bangladesh
- África do Sul (cada trecho é cantado em cada alguns dos idiomas oficiais: xhosa, zulu, sesotho, afrikaner e inglês)
Além do hino nacional, existem os hinos dos estados (por exemplo, o de São Paulo) o hino à bandeira, da Independência, da Marinha… e até mesmo hinos não oficiais, como de agremiações, times de futebol (por exemplo, o hino da Sociedade Esportiva Palmeiras), etc.