Assombrosa nuvem arcus

Moradores de Ohio (EUA) registraram uma impressionante formação de nuvens e publicaram na rede social Reddit em junho de 2022. Sobre o vídeo, as pessoas comentam que parece um “tsunami de nuvens rolantes” ou mesmo o “enorme maremoto planetário em Interestelar”. O mesmo perfil já publicou o vídeo de outras nuvens bem curiosas, como essa nuvem orográfica em Gibraltar.

Esse fenômeno é conhecido como nuvem arcus e já foi registrado anteriormente em diferentes lugares do mundo – veja vários exemplos no canal Clima ao Vivo! Na verdade, “arcus” é uma denominação que especifica uma “característica suplementar ou nuvem anexa” presente em nuvens dos gêneros cumulus e cumulonimbus – veja mais sobre as classificações de nuvens no post Altas de nuvens. Nuvens com essa característica são baixas, horizontais e com uma aparência de arco ou de proa de navio. Também podem parecer uma prateleira, e por isso são popularmente conhecidas como nuvens prateleiras (“shelf clouds”).

Nuvem arcus observada em Ohio. Fonte: Reddit
Nuvem arcus observada em Ohio. Fonte: Reddit

Geralmente, as nuvens arcus se formam na dianteira de cumulonimbus (ou de cumulus congestus bem desenvolvidas) como uma nuvem anexa à base da nuvem-mãe. O movimento da nuvem ascendente pode ser visto na parte principal (externa) da nuvem arcus, enquanto a parte inferior pode parecer turbulenta e rasgada pelo vento. O ar frio da corrente descendente de uma nuvem de tempestade se espalha pela superfície da terra, o que é conhecido como frente de rajada. Este fluxo passa sob o ar quente, sendo atraído para a corrente ascendente da tempestade. À medida que o ar inferior e mais frio levanta o ar quente e úmido, seu vapor d’água se condensa, criando uma nuvem que muitas vezes rola com a diferença dos ventos acima e abaixo (efeito esse conhecido como cisalhamento do vento).

Caso o observador esteja bem a frente do movimento, a perspectiva pode fazer com que a aparência de proa seja maximizada. Isso torna a imagem ainda mais impressionante. Parte das fotos de nuvens arcus na internet foram tiradas com câmeras com grande ângulo de visão. Isso permite capturar o fenômeno todo em uma só foto, mas também distorce seu formato.

Nuvem murus. Créditos: Lane Pearman
Nuvem murus. Créditos: Lane Pearman

Enquanto a nuvem arcus geralmente aparece na borda frontal de uma tempestade, as nuvens murus geralmente estão na parte traseira. O termo murus refere-se a uma outra classificação (uma característica suplementar, no caso) em que se observa uma alta parede de nuvens e sem a aparência de proa. Elas também são popularmente conhecidas como nuvem parede (“wall cloud”) e indicam uma área da nuvem com correntes ascendentes muito fortes. Nesse caso, a característica suplementar pode gerar uma tuba se houver rotação (vorticidade) suficiente.

A nuvem arcus também são muito parecidas com a nuvem rolo. Nesse caso, não é uma característica suplementar, e sim uma espécie de nuvem, que pode ser observada nos gêneros stratocumulus e altocumulus.

Note que tanto as nuvens arcus quanto as murus estão associadas a tempestade: chuva forte, rajadas de vento e até granizo. A nuvem rolo é um formato bem específico e mais raro, geralmente ocorrendo longe de cenários tempestuosos.

Fontes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.