Se você costuma trabalhar em diferentes computadores Windows ou não pode instalar programas em seu PC, seus problemas acabaram. Existem o conceito de aplicativo portátil (ou portable app em inglês): uma classe de softwares que não requer a instalação no computador para ser executado. Ele roda diretamente no dispositivo que está armazenado – seja o próprio computador ou um pendrive, por exemplo – sem alterar o conteúdo ou as configurações do PC que hospedará o programa – após finalizado, o aplicativo não deixa “rastros” no computador.
Veja alguns programas muito úteis, mantendo sua personalização e permitindo usar seus softwares favoritos em qualquer computador. Também seguem alguns programas úteis para manutenção de computadores e visualizar/editar arqivos em formatos que o computador não reconhece (ou que o programa instalado é tao pesado que nem vale a pena usá-lo):
- Geany – Editor de texto e códigos
- Foxit Reader – Visualizador leve de arquivos PDF
- Libre Office – Editor e visualizador de textos, planilhas e apresentações
- Google Chrome – Navegador web
- PhotoFiltre – Editor de imagens leve mas poderoso
- VLC Media Player – Tocador de arquivos de aúdio e vídeo em vários formatos
- 7-Zip – (Des)Compressor de arquivos em vários formatos
- HijackThis – Scanner de configurações que pode encontrar definições comuns alteradas por malwares e outros softwares, permitindo redefinir as configurações que foram alteradas (para usuários experientes)
- ClamWin – Anti Vírus
- Spybot – Search & Destroy – Detecção e remoção de Spyware
- µTorrent – cliente bittorrent
- PuTTY – cliente para acesso SSH via terminal
- TeamViewer – Acesso remoto com compartilhamento de tela
- FileZilla – Cliente FTP
- Stellarium – Planetário em seu computador
O PortableApps, open source, possui diversos programas incluídos em uma só instalação – a versão Suíte Standard pode ser baixada no link. O site também possui versões portable do editor de imagens GIMP e de som Audacity.
Você também pode criar versões portable dos seus programas favoritos usando o aplicativo Universal Extractor ou Cameyo – veja mais detalhes clicando nos links. Você também pode criar uma máquina virtual de Windows e levá-la para onde precisar com tudo já instalado ou criar um pendrive com sistema operacional portable (live pendrive Linux).