Albufeira

A história de Albufeira remonta aos tempos dos Romanos. Posteriormente, durante a ocupação Árabe, recebeu o nome de Al-Buhar, que significa “o castelo no mar”, época em que se desenvolveu como uma cidade com laços comerciais com o norte da África. No século XIII, foi conquistada pelos Cavaleiros de Santiago. Em 1833, durante as Guerras Liberais, foi alvo de um incêndio devastador. A partir desse período, testemunhou o declínio de sua importância como centro comercial, transformando-se em uma vila piscatória. Atualmente, é muito procurada pela badalação noturna, com seus bares localizados na avenida Sá Carneiro (conhecida também como Rua da Oura).

A partir do Miradouro do Pau da Bandeira, pode-se descer de escada rolante até o largo 25 de Abril e a Praia dos Pescadores. Seguindo pela praça, é possível visitar o centro histórico. Dentre os destaques, estão a torre do relógio e um túnel que liga o centro à Praia do Peneco, de onde pode-se ver uma grande rocha na areia e um antigo paiol. No final da praia, existe um elevador, de onde pode-se caminhar até um deck de observação próximo dali.

Praia do Peneco vista a partir do elevador, com Praia dos Pescadores e mirante mais ao fundo. Foto: ViniRoger
Praia do Peneco vista a partir do elevador, com Praia dos Pescadores e mirante mais ao fundo. Foto: ViniRoger

O litoral de Albufeira também apresenta algares, arcos, praias curtas e longas com falésias. Das praias mais conhecidas, estão a Praia da Oura, Santa Eulália, Maria Luísa, Olhos de Água e Praia da Falésia, que se estende praticamente até Vilamoura.

Veja mais destinos em Portugal ao clicar no link.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.