Existem aeroportos que desafiam os pilotos de diferentes modos. Alguns possuem pistas muito curtas na beira de penhascos ou de frente para o mar – isso se a pistão não for feita de gelo ou for na areia da praia. Outros estão mergulhados em centros urbanos. Ainda existem aqueles a milhares de metros de altitude, em um ambiente de ar rarefeito e baixa concentração de oxigênio, dificultando o funcionamento dos motores e a sustentação.
Veja esses slides contendo fotos e descrição de 20 aeroportos extremos ao redor do mundo (link para arquivo):
Atualização sobre o Aeroporto de Gibraltar: em março/2023 foi inaugurada uma nova via que contorna a cabeceira oeste com um túnel para veículos em geral, então o tráfego na rua antiga ficou restrito a pedestres, bicicletas e similares, mas ainda somente fora dos horários de pouso e decolagem.
Seguem os vídeos feitos em pousos e decolagens de alguns desses aeroportos:
Aeroporto de Lukla, Nepal – quase acontece um acidente, já que é uma única pista e um avião está prestes a decolar, mas outro vem no sentido contrário para pousar
Pouso no Aeroporto de Courchevel, Alpes Franceses
Decolagem no Aeroporto de Barra, Escócia – na areia da praia
O canal “Aviões e Músicas” possui vídeos falando sobre alguns desses aeroportos:
Embora não esteja na lista, outro aeroporto extremo é o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Envolto pela Baía da Guanabara, sua pista fica de frente para o Pão de Açúcar, obrigando a pousos e decolagens sempre no visual. Além disso, a pista do Santos Dumont tem cerca de 1.300 metros de extensão e é a mais curta do mundo a receber um 737-800, diz a Boeing. A companhia aérea Gol pediu para a fabricante desenvolver uma “personalização” própria para pousar os aviões desse modelo no aeroporto, resultando em um freio mais resistente e mais leve para fazer o avião parar mais rápido. A Airbus fez mudanças aerodinâmicas, no motor, nos freios e no software para permitir que os A320 pousem e decolem cheios no aeroporto Santos Dumont.
Outro ponto de perigo é uma avenida que passa a poucos metros da cabeceira da pista cuja passagem de carros é controlada por duas guaritas com vigias, cancelas e sinais luminosos e sonoros, mas já aconteceu de um táxi passar no momento em que um avião decolava e capotar várias vezes devido ao deslocamento de ar, caindo nas pedras.
Ainda existem outros aeroportos muito curiosos. Por exemplo, o Aeroporto Internacional Don Mueang (em Bangkok, Thailand), possui um campo de golfe entre suas duas pistas. No final de 2003, o Aeroporto de Wellington (Nova Zelândia) instalou uma estátua de Gollum com 13 metros no terminal, a fim de promover a estréia mundial de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Dez anos depois, foi a vez da águia gigante Gwaihir, montada por um boneco do personagem Gandalf.
Já o Savannah / Hilton Head International Airport (em Georgia, EUA) possui duas lápides de concreto incrustadas na pista de pouso/decolagem. Os túmulos foram encontrados durante a construção da extensão da pista, sendo o mais antigo datado de 1857. A lei federal proíbe a movimentação de um túmulo sem a permissão do parente mais próximo. Como os parentes não foram encontrados, não puderam ser removidos. Duas sepulturas adicionais foram feitas fora da superfície de asfalto da pista.
One comment