O mock-up (ou mockup) é um termo em inglês que significa “modelo em escala ou de tamanho real de um projeto ou dispositivo”. Na aviação, é comum construir modelos em escala real para realizar simulações com fins de treinamento. Conheça um mock-up baseado em um avião MD-11, construído em uma escola de aviação de São Paulo.
A escola de aviação CEAB (Centro Educacional de Aviação do Brasil) é especializada na formação de profissionais na área da aviação civil comercial. No mercado desde 1998, teve o mock-up construído no ano 2000 ainda no antigo endereço, na rua Teodoro Sampaio. Em 2005, foi transferido para a sede atual, na rua Arthur de Azevedo (ainda no mesmo bairro, em São Paulo).
Todas as peças utilizadas na montagem vieram de um avião modelo MD-11, da companhia aérea Varig. O McDonnell Douglas MD-11 é um trijato comercial de fabricação norte-americana. Sua base é o McDonnell Douglas DC-10, mas incorpora fuselagem mais alongada, asa maior, winglets, motores mais modernos e mais potentes, permitindo voos intercontinentais. O cockpit possui monitores para serem usados por 2 membros da tripulação (Comandante e 1º Oficial), ao contrário do seu antecessor, que exigia também um engenheiro de voo.
O mock-up possui 10 assentos, bins (compartimento superior para guardar pequenas bagagens), lateral com janelas, banheiro, galley e dois trolleys. O trolley é o nome dado para o carrinho utilizado nos aviões comerciais para o transporte de bebidas, alimentos e outros itens pela tripulação durante um voo. O sistema de trolley foi introduzido no final da década de 1960, ao mesmo tempo em que uma nova geração de grandes aeronaves “widebody” estavam entrando em serviço nas companhias aéreas. O número significativamente maior de passageiros significava que as refeições não podiam ser mais eficientemente entregues à mão do modo tradicional.
No Brasil, a Varig, a VASP e a TAM operaram o MD-11. A Varig incluiu-o na frota em meados de 1992, chegando a operar um total de 26 unidades durante 16 anos.
O diretor da escola, Salmeron Cardoso, que trabalhou na Varig, diz que foi trabalhoso encontrar todas essas partes do avião para compor o mock-up, mas que valeu a pena, sendo “uma ótima lembrança dos aviões da Varig”. Sobre a importância de se ter um mock-up, ele também afirma:
“É muito importante e útil o mock-up para o treinamento dos nosso alunos. Simula emergências, serviço de bordo, isso faz com que os alunos sintam-se já comissários, e tenham a noção da responsabilidade que é trabalhar numa aeronave. A Escola CEAB foi a pioneira em montar um mock-up para treinamento, sempre fomos arrojados, inovadores, pensando sempre a frente com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos uma visão do que é fazer parte da aviação de verdade.”
Ainda no espírito de aprender praticando, o CEAB possui um local próprio para o treinamento de sobrevivência na selva. Numa grande área (a 74km da capital paulista), os alunos fazem diversas atividades, como montagem de armadilhas, instrumentos de caça e barracas, além de combate a fogo e marinharia. Ele já foi matéria de diversos programas de TV e portais de internet:
- G1 – Curso para comissário de voo inclui fogo, galinha e sobrevivência na selva
- R7 – Saber degolar galinha pode garantir vaga em curso de aeromoça
- Estadão – Treinamento na mata testa limites de futuros comissários
- Folha de S. Paulo – Treinamento na selva
- Veja SP – Curso para comissário de bordo tem teste de sobrevivência na selva
Playlist do YouTbe com os vídeos do CEAB na imprensa:
Artigo reproduzido na seção de notícias do site do CEAB e blog do CEAB.
One comment