Em 1936, a Marinha dos Estados Unidos encomendou cerca de 40 aviões à North American Aviation para instrução dos seus pilotos, cujo protótipo recebeu a designação de fábrica NA-16. A North American Aviation foi uma empresa fabricante de aviões da década de 1930 até 1967, quando fundiu-se com a Rockwell-Standard Corporation e se tornou na North American Rockwell Corporation. A companhia foi responsável por inúmeras aeronaves históricas como o bombardeiro B-25 Mitchell e o caça P-51 Mustang.
O North American AT-6 é um avião com capacidade para dois tripulantes, avião monomotor, de trem de pouso convencional, retrátil, com roda de cauda, velocidade máxima de 335 km/h e teto máximo 7400 metros. Voou pela primeira vez em 1935, sendo produzidos mais de 17.000 aparelhos de vários modelos. Foi usado como caça, interceptador, caça-bombardeiro, controle aéreo avançado e antiguerrilha, na Segunda Guerra Mundial e nas Guerras da Coréia e do Vietnã.
O programa de modernização do AT-6 com nova cabina, nova hélice, nova roda de cauda e maiores tanques de combustível passou a denominar-se na Força Aérea dos Estados Unidos T-6D Texan. A Força Aérea Brasileira operou a versão AT-6D entre 1947 e 1976. Foram fabricadas 81 unidades no Brasil sob licença entre 1946 e 1951 na fábrica de aviões de Lagoa Santa, Minas Gerais.
O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) é um estabelecimento industrial que presta serviços de fabricação, inspeção, manutenção e reparação da frota de aeronaves da Força Aérea Brasileira. Teve sua pedra fundamental lançada em 1935 e a primeira série de aeronaves construída em meados de 1944. Além de auxiliar no controle do espaço aéreo em Lagoa Santa e Confins, o PAMA-LS ministra cursos sobre manutenção de aeronaves e equipamentos, a partir dos mais modernos métodos de revisão, controle e reparos.
Observação: uma aeronave pode ser chamada pela designação dada pelo fabricante, pelo força área do país de origem ou pela Força Aérea Brasileira, sendo a letra T reservada para avião de treinamento e o A para avião de ataque.
O T-6 foi utilizado em missões de treinamento avançado, tiro, bombardeio, patrulha e demonstração aérea. Em 1952, instrutores da escola começaram a fazer as primeiras exibições de acrobacias aéreas, dando o primeiro passo para o que viria a ser a “esquadrilha da fumaça”. Com ela, o T-6 fez 1272 demonstrações, cerca de 35 mil horas de voo em 24 anos de atividades.
“Esquadrilha da Fumaça” é o nome popular do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo. Sua finalidade é aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB em eventos no Brasil e no exterior.
Ambos os exemplares expostos no Museu Eduardo Matarazzo, em Bebedouro/SP, fizeram parte da Esquadrilha da Fumaça, mas somente o FAB 1339 ainda possui a pintura utilizada (veja no vídeo abaixo):
- Localização: Latitude -20.9524591, Longitude -48.4744783 (Google Maps)
- Fontes: Wikipedia, Esquadrilha da Fumaça, Museu Aeroespacial, Aviação Paulista
Outros aviões T-6 estão expostos em praças e museus do Brasil:
- Praça de entrada da Base Aérea de Campo Grande/MS: simboliza a esquadrilha de reconhecimento e ataque n° 42 (ERA-42), integrada pelo então ten. Chaves Filho (homenageado pela praça)
- Praça da prefeitura de Rio Negrinho/SC: homenagem ao piloto da FEB que morreu na Itália em 1944, tenente Oldegar Olsen Sapucaia
- Trevo de acesso a Paraguaçu/MG: representa o pioneirismo da cidade nas atividades da aviação civil, que já possuía um Aeroclube com cursos de formação de pilotos e um aeroporto com pista para pouso até de aviões bimotores já na época da Segunda Guerra Mundial.
- Entrada do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa/MG
- Praça Dr. Fernando Costa “Cidade da Criança” em Pirassununga/SP – prefixo 1647, inaugurado em 1970 quando houve a doação da aeronave pelo Ministério da Aeronáutica
- Parque Leopoldo Moritz “Caixa d´Água” em Brusque/SC – trazido em 1969, tinha uma escada com acesso ao cockpit e um monitor mostrando um voo virtual pela cidade
- Praça Pref. Jaime Lago em Erechim/RS – doado ao município pelo Ministério da Aeronáutica, veio de Lagoa Santa/MG por via rodoviária
- Base Aérea de São Paulo junto do Aeroporto de Guarulhos/SP – exposto ao lado de um AT-26 Xavante
- Associação Funcionários Públicos Clube Campo Náutica Guarapiranga em São Paulo/SP – FAB 1235 exposto não muito longe das margens da Represa de Guarapiranga
- Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro/RJ: matrícula FAB 1559, foi voado pelo saudoso Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Coronel Aviador Antônio Arthur Braga (recordista mundial de horas de vôo em aviões T-6), em inúmeras demonstrações aéreas, sendo desativado e entregue ao Museu Aeroespacial em 1976
Um T-6 ficou durante anos Loja de roupas Vide Bula no Shopping Del Rey (Belo Horizonte/MG) pendurado ao teto por cabos de aço simulando voo, junto com um F-8. Anteriormente, estava na praça Dr Lund, em Lagoa Santa/MG (veja mais sobre sua história no espeço de comentários mais abaixo). Em 2010, já havia sido retirado para servir como reposição de peças da Esquadrilha Oi.
Vale acrescentar uma informação sobre este T-6 que esteve na loja Vide Bula do Shopping Del Rey . Durante mais de 40 anos este T-6 esteve em na praça Dr Lund em Lagoa Santa . O numero de Serie FAB era FAB-1552 modelo T-6G 1/LS – ( Esta ultima sigla indicando que fez parte dos 81 montados no PAMA LS . Esta aeronave no dia 7 de Setembro de 1954 ou 1956 ( infelizmente as informações são um pouco desencontradas) durante exibição do dia da Independencia , durante uma manobra sobre a lagoa central de Lagoa Santa veio a tocar a ponta de uma asa na agua ocorrendo o acidente . Pelos relatos dos moradores mais antigos da cidade havia na aeronave o piloto um capitão e um sargento . O piloto conseguiu sobreviver mas o sargento não . Naquela epoca a lagoa tinha uma profundidade consideravel e foi necessario vir uma equipe do Rio de Janeiro para fazer o resgate . Esta aeronave somente foi localizada com a ajuda de um morador local que conhecia bem as particularidades da lagoa e ajudou no resgate. Apos este evento o Ministerio da Aeronautica constatou que a longarina da asas havia apresentado uma torção consideravel inviablizando a aeronave retornar ao serviço . Como homenagem ao sargento falecido a aeronave foi doada ao municipio de Lagoa Santa e durante muitos anos ficou na praça Dr Lund como monumento .Entretanto , como muitas coisas estranhas que acontecem nas nossas cidades , infelizmente o prefeito a epoca começou a divulgar que a praça seria reformada e que a aeronave não poderia mais ficar ali . Estranhamente a aeronave não foi devolvida a Aeronautica e sim vendida ao pessoal da Vide Bula numa transação no minimo estranha . Ficou no Shopping por muitos anos , mas em função do declinio da empresa este equipamento foi negociado e vendido a equipe Oi cuja base é no aeroporto de Amarais . Segundo se especula , mesmo naquelas condições em função de existirem poucas celulas no mundo o valor daquela aeronave girava em torno de pelo menos 150 Mil Reais .
Oi Paulo, MUITO obrigado pelo relato. Enriqueceu bastante o post, até acrescentei uma observação para consultarem o seu comentário durante a leitura.