Existem sistemas operacionais completos que funcionam perfeitamente e que não necessitam de instalação (nem mesmo que o computador possua HD), rodando diretamente do CD ou pendrive. Esses são os Live Cds ou Live pendrives. Além da praticidade de usar o seu sistema operacional em qualquer lugar que estiver, é possível usá-lo sem instalar (somente para testes, manutenção ou para se acostumar) ou instalá-lo no computador que desejar usando o menu inicial que abre ao iniciar seu uso.
Para criar o pendrive de boot, o primeiro passo é arranjar um pendrive com tamanho mínimo de 2 Gb, já que os sistemas estão ficando cada vez maiores. Por precaução, formate antes a unidade em FAT32 usando o programa “gparted” no Linux.
Baixe a imagem (arquivo .iso), de preferência usando torrent – segue o link para baixar a última versão estável do Linux Debian. Nesse link tem diferentes interfaces gráficas, sendo “gnome” a padrão.
Insira seu pendrive e verifique onde a USB foi mapeada, usando o comando “dmesg” no terminal de texto. Observando as últimas linhas, vai aparecer um “sda” ou “sdb” ou “sd” mais alguma letra, identificando o dispositivo recém inserido.
Para gravar o pendrive, você pode simplesmente usar o comando “dd if=arquivo.iso of=/dev/sdX” na pasta onde está o arquivo ISO como super usuário para fazer uma cópia bloco a bloco.
Existem alternativas com interfaces gráficas, como o Multisystem e o Etcher. O Ubuntu já tem um programa gráfico padrão chamado “Criador de discos de inicialização”.
A imagem gravada no pendrive não ocupa todo o espaço, então dá para guardar arquivos lá normalmente depois de gravá-lo. Para isso, use o mesmo programa utilizado para formatar o pendrive e crie uma partição com o resto “não alocado” do disco.
Importante: geralmente, essas distribuições não são do tipo “persistent”, ou seja, tudo o que for instalado/salvo/gravado será perdido ao desligar o sistema, “como lágrimas na chuva”. Assim, a dica de gravar uma outra partição no mesmo pendrive é útil para guardar seus dados e acessar depois (ou gravar algum arquivo para ser aberto no sistema operacional que está rodando no pendrive)
Para utilizar o pendrive com o sistema operacional no computador, basta inserir o pendrive na entrada USB e ligar o PC. Talvez seja necessário entrar no setup para habilitar a inicialização do sistema (boot) pelo pendrive. Para isso, aperte uma tecla informada na tela logo que começa a funcionar o computador (geralmente ESC, DEL ou F10) e busque nos menus a opção pertinente.
Caso queira uma instalação multi arquitetura (multi-arch), para ter a opção de instalar o sistema em 32 (i386) ou 64 bits (amd64), ou preferir uma imagem de menor tamanho (netinst, que pode ser baixada rapidamente, mas durante a instalação os arquivos restantes serão baixados pela internet), segue o link para outras imagens disponíveis para download: https://www.debian.org/releases/stable/debian-installer/
Fontes e outras opções
- Criar um live pendrive com Debian em Português
- Multiboot pelo pendrive usando grub2: instalando várias distros a partir de uma unidade de armazenamento móvel
- Yumi (via Windows)
- LinuxLive USB Creator (via Windows)
cade a versão pra live cd? só falou de pen drive