Lagoa

O centro do concelho de Lagoa localiza-se atravessado pela N125 e possui várias praias bastante curiosas. A freguesia de Carvoeiro fica no fundo de duas ravinas que desembocam na Praia de Carvoeiro. Dela parte um curioso túnel de alvenaria construído para ligar a uma outra porção da praia. O Miradouro da Senhora da Encarnação permite uma vista da praia, do forte e da capela de mesmo nome. Próximo, também partem os passadiços do Carvoeiro (ou Caminho do Algar Seco): uma passarela ao longo do litoral junto de cavernas formadas pelas ondas.

Seguindo para oeste, a Praia de Vale Covo possui uma caverna em forma de arco com uma praia que se forma dentro conforme a maré. Seu acesso não é fácil devido ao hotel gigante que toma a curta praia, mas um miradouro próximo permite sua observação. Algumas praias depois, está a do Carvalho, com uma rocha que parece flutuar em frente à praia, e cujo acesso à areia se dá por dois buracos com escadas escavados na rocha.

Algar de Benagil visto de uma das duas entradas pelo mar. Foto: ViniRoger
Algar de Benagil visto de uma das duas entradas pelo mar. Foto: ViniRoger

Partindo da Praia de Benagil, está provavelmente a principal atração da cidade: o “Algar de Benagil”. Ele uma enorme abóbada natural com uma abertura circular no topo que permite a entrada de luz solar, e entrada pelo mar. Também é possível visitar os arredores da abertura superior chegando por trilha. Das praias da Marinha e do Mesquita, é possível avistar os Arcos Naturais, que alguns dizem ter formato de um elefante. Inclusive, a Praia da Marinha consta de várias listas dentre uma das praias mais bonitas do mundo.

Algar de Benagil visto de cima. Foto: ViniRoger
Algar de Benagil visto de cima. Foto: ViniRoger

Para acessar o interior do Algar de Benagil, existe uma distância de uns 200 metros que poderiam ser vencidas a nado se não fosse a força do mar no local. Também existe a opção dos caiaques para duas pessoas, mas que em dias com mar revolto também não é aconselhável. Outra opção é o barco, cujo ingresso pode ser reservado pela internet ou comprado no local. São passeios de 30 minutos ou 1 hora que acessam o interior do algar e seguem até a praia da Marinha, entrando em alguns pontos interessantes. Mesmo com ondas fortes, os pilotos dos barcos são muito competentes e a emoção é garantida. Atualização: com o verão de 2024, está proibido descer na praia de dentro desse algar, pois o turismo está muito excessivo.

Praia da Marinha vista a partir do alto da "cabeça" do elefante. Foto: ViniRoger
Praia da Marinha vista a partir do alto da “cabeça” do elefante. Foto: ViniRoger

A Praia do Carvalho é acessível por ruas de pedras até um estacionamento com uma longa escadaria, ou também por estrada de terra até uma pequena área de retorno, onde é possível deixar o carro no ponto mais baixo. Desse local, saem dois túneis para pedestres que atravessam a pedra e saem diretamente na areia. Existem duas escavações curiosas nas paredes que já tiveram seu propósito mas permanecem abandonadas. Uma rocha estreita e alta bem no meio da praia, mas já na água, traz um charme para o lugar. Nela, foi filma parte do filme After (2023).

A praia do Carvoeiro apresenta uma boa infraestrutura junto de si e fácil acesso. Subindo uma escadaria no sentido da Capela de Nossa Senhora da Encarnação, está o Caminho do Algar Seco: um conjunto de passadiços que dão acessos a um conjunto de algares e outras estruturas curiosas formadas por erosão costeira. Dentre essas estruturas geológicas está a Caverna da Boneca, que recebeu esse nome porque há uma abertura natural que se assemelha a uma boneca.

Praia do Carvoeiro vista a partir de miranto próximo à Capela de Nossa Senhora da Encarnação. Foto: ViniRoger
Praia do Carvoeiro vista a partir de miranto próximo à Capela de Nossa Senhora da Encarnação. Foto: ViniRoger

A freguesia de Porches, junto a Alporchinhos, existem mais formações junto às praias. Um outro arco também está na Praia de Albandeira, mais a leste, que também possui um algar com abertura no topo e acesso por mar. Seguindo no mesmo sentido, passando as praias das Fontainhas, está a Praia da Morena e uma escultura natural no mar que parece um submarino com periscópio. Na praia seguinte (Pontal) está o Algar do Pontal.

Ainda na freguesia de Porches, está a Ermida de Nossa Senhora da Rocha. Ela fica em uma penísula composta de falésia íngrime com o formato de proa de navio, com formações semelhantes na vizinhança. Ela separa a Praia Nova da Praia de Nossa Senhora da Rocha. No entanto, existe um túnel escavado de 35 metros que liga as duas praias. Uma escadaria no meio da Praia Nova permite chegar pela parte alta, enquanto que um caminho mais suave leva à outra praia.

Ermida de Nossa Senhora da Rocha ao centro, Praia Nova à esquerda e Praia de Nossa Senhora da Rocha à direita. Foto: ViniRoger
Ermida de Nossa Senhora da Rocha ao centro, Praia Nova à esquerda e Praia de Nossa Senhora da Rocha à direita. Foto: ViniRoger

Veja mais destinos em Portugal ao clicar no link.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.