Portimão

É uma das maiores cidades do Algarve. Uma das principais atrações é a Praia da Rocha, uma extensa faixa de areia flanqueada por falésias imponentes e repleta de bares, restaurantes e lojas à beira-mar. Ela estende-se da Praia dos 3 Castelos até ao Rio Arade. O Museu de Portimão é outra atração popular, situado em uma antiga fábrica de conservas de peixe e apresentando exposições sobre a história marítima e industrial da região. Além disso, a Fortaleza de Santa Catarina, uma fortaleza do século XVII, oferece vistas panorâmicas do porto e do Oceano Atlântico.

Praia do Alemão vista a partir da Ponta de João de Arens. Foto: ViniRoger
Praia do Alemão vista a partir da Ponta de João de Arens. Foto: ViniRoger

A oeste da Freguesia de Portimão e junto à Ribeira de Odiáxere, está a Freguesia de Alvor. Fundada por volta de 436 a.C. pelo comandante militar cartaginês Aníbal Barca, era conhecida como “Portus Hannibalis”. Posteriormente o território passou a fazer parte da civilização romana. Em 716, no curso da Invasão Muçulmana foi conquistada pelos mouros e começou a ser referida como Albur ou Alvor, termo que pode ser traduzido como campo inculto, e que poderá ter sido o nome da serra onde foi construído o castelo de Alvor. Alvor foi reconquistada por D. Sancho I em 1189, com o apoio dos cruzados, mas voltou a ser perdida pouco tempo depois, tendo sido tomada definitivamente pelos cristãos em 1250 com a conquista do Algarve por D. Afonso III. O castelo foi restaurado no reinado de D. Dinis (séc. XIV), ainda conservando vestígios do passeio da ronda, e atualmente possui um parque infantil dentro. Atualmente, Alvor possui um calçadão junto ao rio que liga o centro histórico e comercial à praia da cidade. Também possui um aeródromo junto ao acesso à N125.

Igreja do divino Salvador de Alvor. Foto: ViniRoger
Igreja do divino Salvador de Alvor. Foto: ViniRoger

Talvez não muito conhecida, mas ainda assim impressionante, está uma região cheia de falésias a leste da Praia dos Três Irmãos. Algumas das praias apresentam acessos entre si por túneis erodidos naturalmente pela força das ondas. O local, conhecido como Praia da Prainha, é acessível também por estacionamento (improvisado) para a Praia do Submarino e deve-se atravessar um condomínio a pé.

Praia da Prainha, Portimão. Foto: ViniRoger
Praia da Prainha, Portimão. Foto: ViniRoger

Partindo do mesmo ponto mas no sentido da praia do Submarino e da Ponta de João de Arens, em cinco minutos de caminhada é possível ver também um conjunto de grutas e a vista panorâmica da Praia do Alemão. Por ser um terreno bastante íngrime e muito instável, existe somente um acesso a pé para a Praia do Submarino, relativamente estreito e inclinado, seguindo a oeste a partir das grutas. Justamente por isso, é comum a prática de naturismo nela e nas praias acessíveis a pé a partir dela.

Praia do Griffo, entre as praias do submarino (leste) e Valentim do Carvalho (oeste), com o Leixão do Submarino ao fundo. Foto: ViniRoger
Praia do Griffo, entre as praias do submarino (leste) e Valentim do Carvalho (oeste), com o Leixão do Submarino ao fundo. Foto: ViniRoger

Do outro lado do rio Arade, está Ferragudo, uma tradicional vila de pescadores com praias ainda na foz do rio Arade e, portanto, sem grandes ondulações. Lá está o Forte de São João do Arade, que era uma defesa do estuário do rio Arade. Construído no século XV, sofreu sucessivamente alterações nos séculos XVII e XVIII, sendo hoje uma propriedade privada.

Veja mais destinos em Portugal ao clicar no link.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.