No post Kit de lentes para celular, foram apresentadas 4 lentes, onde cada uma deve ser alinhada com a câmera do celular através de um prendedor com rosca. Existem kits que combinam vários outros tipos de lentes, permitindo efeitos que dificilmente ficariam bons em um editor de fotos.
Veja algumas combinações de kits da Apexel:
Kit com 5 lentes
- Olho-de-peixe (Fisheye Lens): ângulo de visão 198°; ampliação 0.28X
- Grande Angular (Wide Angle Lens): ampliação 0.63X
- Macro: ampliação 15X
- Telescópica: ampliação 2x
- CPL (filtro polarizador)
Kit com 6 lentes
- Olho-de-peixe (Fisheye Lens): ângulo de visão 205°; ampliação 0.22X; diâmetro máximo: 25mm; comprimento: 15mm
- Grande Angular (Wide Angle Lens): ângulo de visão 140°; diâmetro máximo 20mm; comprimento: 5mm
- Macro: ampliação 25X; diâmetro máximo 20mm; comprimento 6mm (distância do objeto entre 10mm e 23mm)
- CPL (filtro polarizador): diâmetro máximo 20mm; comprimento 8mm
- Filtro estrela: diâmetro máximo 20mm; comprimento 8mm
- Filtro ND32
Kit com 10 lentes
- Olho-de-peixe (Fisheye Lens): ângulo de visão 198°; ampliação: 0.28X; diâmetro máximo 25mm; comprimento 15mm
- Grande Angular (Wide Angle Lens): ampliação 0.63X; diâmetro máximo 20mm; comprimento: 5mm
- Macro: ampliação 15X
- Telescópica: ampliação 2x; diâmetro máximo 20mm; comprimento: 11mm
- CPL (filtro polarizador): diâmetro máximo 20mm; comprimento: 8mm
- Lente caleidoscópio 3 imagens em sobreposição
- Lente caleidoscópio 6 imagens em sobreposição
- Filtro de Fluxo: desfoca as bordas da imagem de modo a sugerir um movimento horizontal do objeto principal no centro
- Filtro Radial de Lente: desfoca as bordas da imagem de modo a sugerir um movimento na direção da câmera do objeto principal no centro
- Filtro Estrela: devido a ranhuras em grade, cria 4 pontas em cada fonte de luz mais forte, criando a impressão de uma estrela cintilando
As vezes, as lentes macro e grande angular estão rosqueadas juntas dentro do estojo – precisa desparafusar para usar somente a lente de efeito macro.
Um grampo (clip) serve como suporte para colocar a lente e prender no celular de forma rápida e prática, sem deixar nenhuma marca ou arranhão no aparelho. No caso desse fabricante, ele atende todos os smartphones com distância da borda superior até centro da lente da câmera principal igual ou inferior a 2,7 cm.
Durante o uso do produto, a luz do flash será bloqueada, então ele deve ser desativado previamente. Caso o celular tenha mais de uma câmera, alinhe com a principal – a lente só funciona com uma delas, tanto faz se for traseira ou dianteira.
No post anterior, foram explicadas as lentes teleobjetiva, olho de peixe, grande angular e macro com exemplos. As outras lentes foram descritas na relação do kit com 10 unidades. Com relação às lentes caleidoscópicas, elas usam o reflexo da luz para multiplicar o objeto principal um certo número de vezes.
Com relação ao filtro polarizador, ele é do tipo Circular (“CPL – Circular Polarizer Lens Filter”). Composto por dois anéis, o anel externo desliza sobre o interno e o encaixe do filtro na lente da câmera é do tipo “rosca”. Para cada ângulo que girar a parte móvel, serão obtidos resultados diferentes.
A função mais conhecida do filtro polarizador é eliminar ou atenuar reflexos de superfícies não metálicas, como água e vidro. Esse tipo de correção não pode ser feita no pós-tratamento porque o reflexo oculta partes da imagem – e não há como manipular uma informação que o sensor não registrou.
Com a angulação correta, podem ser filtrados os raios de luz de direções indesejadas sem prejudicar a iluminação e a exposição da cena. Com isso, é possível captar cores mais vivas, com mais contraste e profundidade. O post sobre como fotografar nuvens fala mais a respeito com um exemplo de foto do céu.
Já o filtro de densidade neutra (ND32) tem a função de reduzir a entrada de uma certa quantidade de luz. Recebe o nome “neutra” porque não altera as cores, podendo ser do tipo fixo ou variável (nesse caso, usando polarizadores para controlar a entrada de luz).
Ele pode ser circular (ao girar a base do filtro, ele vai ficando mais ou menos denso), Cokin (placas planas) ou gradiente (apenas metade reduz a entrada de luz, usado muito em fotografias de paisagens quando o céu é muito mais brilhante que o primeiro plano). Cada filtro ND possui uma graduação:
- ND2 (tira metade da luz que está entrando) – ganha 1 f/stop (tira 1EV);
- ND4 – ganha 2 f/stops (tira 2EV);
- ND8 – ganha 4 f/stops (tira 3EV);
- ND16 – ganha 8 f/stops (tira 4EV);
- ND32 – ganha 16 f/stops (tira 5EV).
Ele é usado quando é preciso trabalhar com grandes aberturas de diafragma (baixa profundidade de campo) ou com obturador lento e a quantidade de luz é muito grande para isso. Por exemplo, em um ensaio fotográfico durante o dia usando uma grande abertura de diafragma para desfocar o fundo ou uma fotografia de longa exposição durante um dia muito iluminado – mesmo com ISO 100 ficaria muito clara a fotografia.
One comment