A Manufatura de Brinquedos Estrela S.A. é uma tradicional fábrica de brinquedos brasileira fundada em 1937 na cidade de São Paulo, possuindo mais de 400 produtos em sua linha. Ela que produziu o Ferrorama: uma miniatura de ferrovia em escala 1:64 (escala S) com locomotivas e vagões movidos a pilhas, sendo um grande sucesso de vendas nos anos 1980.
(Um parênteses sobre teoria em ferrovias) O transporte ferroviário é realizado sobre trilhos, podendo ou não ter uma via eletrificada em anexo. O trem é o conjunto formado pela locomotiva (movida a vapor, diesel ou eletricidade) e pelos vagões ligados entre si. A bitola é a distância entre os trilhos do trem – no caso da escala S, é de 22,43 mm. O sinaleiro antigo (presente no Ferrorama) é usado antes de pontos que podem exigir uma parada. Para conhecer mais definições sobre trens, veja no início do post Passeios de trem no Brasil.
O Ferrorama original era fabricado pela Japonesa Tomy, inspirada na Locomotiva Real (conhecida como D-51). Sob o nome de Super Rail Black, possuía uma frota grande de locomotivas vagões e trilhos, porém vieram poucas peças para o Brasil através da concessão direitos de fabricação para a Estrela. Também exportou para os EUA sua versão americanizada (Switch-a-Rail), que possuía quatro modelos de circuito. A empresa espanhola Geyper também lançou três modelos de circuito sob o nome de Geyper Tren Automático, com 2 cores de locomotiva diferente, nos mesmos moldes de licenciamento da Estrela.
No Brasil, o Ferrorama foi produzido em três gerações. A primeira geração foi produzida entre 1979 e 1984, em seis versões:
- XP-100: composto de uma locomotiva, um tender (vagão onde o carvão é transportado) e um vagão de carga. Sua pista era oval e continha um comando de alavancas para retorno (presente em todos os modelos da série), dois postes e um sinaleiro sem escada;
- XP-200: versão com mais trilhos e um desvio curto. Contava também com um comando de marcha ré, vagão tanque e um sinaleiro com escada (no lugar do sem escada);
- XP-300: parecido com o XP-200, porém com mais trilhos formando um círculo, além de cinco postes, um comando manual de marcha a ré e dois sinaleiros (com escada e sem escada);
- XP-400: possuía a mesma estrutura dos anteriores (sistema oval), mas com uma rampa em um circuito complementar e uma cancela. Tem quatro sinaleiros (dois com escada e dois sem escada), trazendo como inovação o vagão para passageiros;
- XP-500: circuito diferenciado e mudança do modelo da locomotiva, agora a ED75;
- XP-600: circuito parecido com o XP-500 mas um pouco menor que o anterior, e a locomotiva tinha faróis.
Em 1984, foi lançada a segunda geração – veja o comercial da época no link. Foram cinco novas versões:
- XP-1100: circuito semelhante ao XP-100, locomotiva com faróis e sons de trens reais;
- XP-1200: circuito semelhante ao XP-200, locomotiva com faróis e sons de trens reais;
- XP-1300: circuito semelhante ao XP-300, locomotiva com faróis e sons de trens reais;
- XP-1400: circuito novo com formato de oito, com ramal “serpenteado”, desvio curto, locomotiva com faróis e sons de trens reais;
- XP-1500: circuito semelhante ao XP-500, locomotiva sem faróis e sons.
A terceira geração foi lançada em 1987, chamada SL, em quatro modelos:
- SL-2000: circuito igual ao da versão XP-200, porém com um trens de passageiros no lugar do cargueiro, além de inovações nas cores e modelos de trens;
- SL-3000: circuito foi inteiramente redesenhado, com um desvio um longo a direita e outro um duplo a esquerda, e o trem era o mesmo do XP-300 e XP-1300, porém com outras cores;
- SL-4000: circuito semelhante ao XP-1400, com uma pista ao estilo sistema em 8, uma ponte mais longa e dois trilhos passando embaixo (no XP-1400 passa apenas um) e dois desvios (um longo a direita e um duplo a esquerda). Contava com uma locomotiva elétrica no lugar da locomotiva a vapor, e um vagão com contêineres, no lugar do vagão de passageiros;
- SL-5000: circuito oval duplo intercalado. Possui dois trens, sendo um de passageiros e um cargueiro. Além da rampa, possui a ponte (a mesma do XP-500, XP-600 e XP-1500) na cor cinza, desvios duplos, desvio longo à esquerda, cruzamento em “x”, desengate, para-choque, desengate e comando de alavanca. Veja mais sobre esse modelo no post Ferrorama SL-5000 montado com maquete, com vídeos mostrando seu funcionamento.
Foram mais de 2 milhões de unidades vendidas no mundo, até ter a sua fabricação descontinuada em 1989. Na década de 1990, a série passou por uma renovação, e os modelos SL-4000 e SL-5000 ganharam uma estação eletrônica, que reproduzia um som de trem de verdade (apito, sinos, sons de trem etc) quando o trem passava sobre ela. Em 1997 foi lançado uma edição especial do modelo SL-5000, com vários cenários do circo do empresário Beto Carreiro.
Ferrorama no século 21
Mesmo quase 20 anos depois, ainda havia muitas comunidades na internet pedindo a volta do trenzinho. Em 2007, houve um modelo comercializado com o nome Ferrorama, porém tinha controle remoto e os trilhos eram um pouco maiores que os tradicionais. A Estrela prometeu relançar o Ferrorama se os fãs do trenzinho cumprissem a tarefa de percorrer os 20 quilômetros finais do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.
A comunidade do Orkut “Volta Ferrorama”, com mais de 3 mil entusiastas, liderou a tarefa, usando 120 metros de trilhos doados pelos fãs em uma construção que durou três dias – com chuva. O desafio foi cumprido, e o novo Ferrorama foi lançado. Foram realizadas 1230 pré-reservas no site da Estrela antes mesmo de anunciarem a data de relançamento. Foram relançadas duas versões:
- XP-100: no segundo semestre de 2010
- XP-300: em 2015, acompanhada por cinco postes, dois sinaleiros, um conjunto de desengate dos vagões e um comando de alavanca.
O novo tem controle remoto – na versão antiga, o trem era controlado pelas alavancas e pelos desvios nos trilhos. Veja o comercial do novo Ferrorama no link. Para quem quiser ver mais vídeos, dos modelos clássicos, existe essa playlist do canal do Gabriel Ramos.
Fontes
- Wikipdeia – Ferrorama
- Blog Estrela – Volta Ferrorama: o Retorno do Trenzinho mais Famoso do Mundo
- Naquela Época – Ferrorama: o trenzinho da Estrela
- Exame – Como se faz o Ferrorama, locomotiva de brinquedo da Estrela
alguem sabe um lugar que conserte ? preciso de repado na locomotiova.
meu contato: leoboadica@gmail.com
Oi, Leonardo,
Tem uma manutenção básica que dá pra tentar fazer e coloquei no início desse post: https://www.monolitonimbus.com.br/ferrorama-sl-5000-montado-com-maquete . No meu caso, isso já resolveu meus problemas. Caso ainda assim não resolva, tente procurar “hospital dos brinquedos” na sua região que eles podem te ajudar.