Prova da ANAC

Uma das etapas para se tornar comissário, piloto, mecânico de aeronaves ou despachante operacional de voo (DOV) é passar pelas provas da ANAC. Mas como são essas provas? Criada em 2005, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) assumiu muitas das funções do antigo DAC (Departamento de Aviação Civil), sendo uma agência reguladora federal cuja responsabilidade é supervisionar a atividade de aviação civil no país, através de planejamento, controle e coordenação da política aeroespacial nacional, nos aspectos técnicos e econômicos.

A Instrução Suplementar (IS) Nº 00-003 (disponível no link) possui todas as informações detalhadas para se fazer a prova da ANAC. O texto a seguir é voltado para a prova de comissários, com os principais pontos e alguns comentários.

Exemplo de tela com prova da ANAC (imagem retirada do "Grupo de estudos ANAC" no facebook).
Exemplo de tela com prova da ANAC (imagem retirada do “Grupo de estudos ANAC” no facebook).

Curso

Com o objetivo de formação técnica e profissional para trabalhar na aviação, existem cursos (obrigatórios na maioria das carreiras) aplicados em escolas homologadas, com matérias práticas e teóricas. No caso do comissário, ele não é apenas um recepcionista ou garçom de aviões e sim um técnico de segurança que deve estar preparado psicologicamente e de forma prática para qualquer imprevisto – desde o mal estar de um passageiro até procedimentos de segurança e sobrevivência no caso de um acidente aéreo. No treinamento prático são realizadas as aulas de sobrevivência na selva, combate ao fogo, sobrevivência no mar e evacuação de aeronaves. Isso tem como objetivo simular um desastre aéreo: os candidatos deverão aprender a montar armadilhas para capturar animais que poderão ser utilizados como alimentos, montar macas com blusas e peças de roupas e podem passar até 15 horas sem comer para que os candidatos sintam na pele e saibam como agir caso haja necessidade de um pouso forçado em selva ou mar.

Exames médicos

Para realização da parte prática, o candidato deverá ter sido aprovado nos exames médicos, conhecido com CMA (Certificado Médico Aeronáutico). Para tanto, a escola deve mandar o nome para o HASP (Hospital da Aeronáutica) para marcar a data do exame. Lá, o candidato deverá pagar (em dinheiro, por volta de 450 reais) e realizar os exames como sangue, urina, vista, audiometria, raio-x, oftalmológico… (alguns devem ser levados prontos, como Papanicolau, eletroencefalograma e fezes). Depois de passar pelo processo de ensino-aprendizagem e ser aprovado por uma dessas escolas (partes prática e teórica), deverá submeter-se às provas que compõem o exame da ANAC. A escola deverá enviar a documentação dos alunos para a ANAC no máximo 5 dias após o final do curso. Depois o candidato poderá entrar em contato com a ANAC para marcar a data da prova. Veja mais dicas sobre os exames e uma lista de problemas que podem reprovar no site do Canal Piloto (no link do CP Cast 11 tem os depoimentos e dicas para o psicotécnico).

ANAC

Desde 2020, a ANAC possui uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a aplicação de exames teóricos aos profissionais da aviação civil. Essa ação faz parte do programa Voo Simples, que busca também expandir as bancas de provas da Agência de 13 para 40 cidades brasileiras. Ao total, são 49 salas de provas abertas até fevereiro de 2021.

Assim, todos os exames teóricos da ANAC são agora aplicados exclusivamente pelas unidades da FGV em funcionamento desde 21/11/2020. As salas de provas próprias da Agência tiveram o atendimento totalmente encerrado no dia 31/12/2020.

A inscrição para o exame teórico realizado pela FGV é realizada por meio do portal da ANAC no menu “inscrições”: https://certpessoas.fgv.br/anac. Siga os passos indicados e, ao completar o processo, recebe um e-mail com os dados de acesso. Gere o boleto para pagamento da taxa de inscrição à FGV. O pagamento será confirmado em até 5 dias úteis – um e-mail será enviado com instruções para realização do agendamento quando o pagamento for confirmado. O ato de agendar significa escolher o local, a data e a hora para realização da prova. A confirmação do agendamento acontecerá 7 (sete) dias antes da data escolhida e não poderá mais ser cancelado pelo candidato depois dessa data.

O candidato deverá apresentar-se com 30 minutos de antecedência portando documento oficial com foto e sua senha de acesso ao sistema (decorada ou anote em um papel, para poder fazer a prova). NÃO ESQUEÇA DA SENHA! Sem ela, o candidato não acessa o exame e não tem direito ao reembolso dos valores pagos.

O candidato também não deve trajar mini blusas, minissaia, shorts, bermuda, camiseta regata ou chinelos. Somente poderão ser usadas calculadoras que executem as quatro operações matemáticas básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão), mais percentagem, raiz quadrada e memória (de soma e de subtração) e o computador de voo (no caso dos pilotos). Fontes: passo a passo da ANAC, notícias da ANAC e portaria nº 2877 de 16 de outubro de 2020.

Finalmente, a prova!

A prova de CMS (Comissário de Voo) será composta por quatro grupos distintos: o primeiro com as matérias de Emergência, Segurança e Sobrevivência; o segundo com as matérias de Sistema de Aviação Civil, Segurança de Voo, Regulamentação da Aviação Civil e Regulamentação da Profissão do Aeronauta; o terceiro com as matérias de Higiene, Medicina Aeroespacial e Primeiros Socorros; e o quarto com as matérias de Fundamentos de Navegação Aérea e de Meteorologia e Conhecimentos Gerais de Aeronaves. Cada prova é constituída de vinte questões de múltipla escolha com quatro alternativas cada (uma dessas alternativas geralmente é absurdamente errada). Será aprovado aquele que alcançar 70% de aproveitamento (14 questões corretas) em cada matéria. Caso reprove apenas uma matéria (ou bloco), obtendo nessa um rendimento superior a 30%, o candidato tem direito a fazer de novo somente a prova da matéria em que foi reprovado em até 90 dias (agendando em até 60 dias).

A prova da ANAC é elaborada automaticamente selecionando as questões que constam de um banco de dados, com milhares de questões classificadas por dificuldade, e é aplicada em computadores nos locais de aplicação de prova. Essas questões estão no banco desde 2005, mas foram atualizadas conforme recursos foram apresentados mostrando que as questões estavam desatualizadas (depois da Nova Lei do Aeronauta, por exemplo) ou com alguma incorreção. Ou seja, a FGV não alterou (nem vai alterar) as questões da prova.

Muitas vezes é chamada de “prova online”, mas não porque dê para fazer da sua casa, e sim porque o computador onde você faz a prova se conecta diretamente com um servidor contendo as questões da prova. Os locais de prova possuem computadores contendo somente monitor, mouse e uma folha em branco para rascunho. Inicialmente, deverá digitar o CPF e senha no computador e confirmar os dados para iniciar a prova. O candidato deve fazer a prova em até 30 minutos por bloco. Você pode pular as questões e voltar para responder depois ou revisar (isso é importante, para ver se não preencheu nada errado).

Imagem antiga da tela da prova da ANAC para Piloto Privado com resultado APROVADO
Imagem antiga da tela da prova da ANAC para Piloto Privado com resultado APROVADO

Ao final da prova, já aparecia uma mensagem de APROVADO ou REPROVADO, mas agora isso não aparece mais. O resultado será liberado em até 5 (cinco) dias úteis após a realização da prova. Você receberá um e-mail avisando e explicando como fazer para visualizá-lo em sua área restrita da ANAC. Mas se você acertou 14 ou mais questões por bloco, já sabe quais blocos passou ou terá que refazer.

Muitas informações a respeito dos resultados e formulários podem ser encontrados nesse link da ANAC. O conteúdo programático e mais informações podem ser obtidas no Manual de Curso de Comissário de Voo fornecido pela ANAC.

E depois da prova?

Após a aprovação neste exame, o candidato a comissário poderá ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria empregadora. Admitido, o candidato contratado deverá receber instruções teórica e prática sobre o equipamento (avião), em uma aeronave propriamente dita (no solo) ou em um “mock-up” (simulador), específicas para o tipo de aeronave na qual o aluno irá habilitar-se, num total mínimo de 27 horas-aula. A empresa oferecerá estágio em voo de, no mínimo, 15 horas, sendo que, destas, deverá ser destinada 1(uma) hora para realização de cheque (exame prático) aplicado por profissionais credenciados pela ANAC. Comprovado o estágio em voo e ocorrendo a aprovação no cheque, a empresa solicitará à ANAC ou nas Unidades Regionais, a expedição da licença e do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) do contratado, com os quais, você, agora Comissário, poderá desempenhar suas atividades profissionais.

Veja esse relato de quem já fez a prova da ANAC e passou (os trechos tachados correspondem à realidade da época do relato e publicação original do post, em 2013, que deixaram de ser realidade):

O primeiro passo é passar no curso, ou seja, a escola homologada dá o OK para a ANAC da sua aprovação. Confirmando com a escola, tem que ir para a unidade da ANAC (não precisa ligar antes) e marcar a prova. Peguei uma senha e esperei poucos minutos, sendo que o atendente marcou a prova e imprimiu a GRU para ser paga no Banco do Brasil – a data de vencimento é próxima, então cuidado para não passar da data. Quando eu fui marcar estava tranquilo de datas, eu poderia marcar antes mas agendei para uns 30 dias depois para ter mais tempo de estudar.

No dia da prova, cheguei 40 minutos antes do horário agendado (quanto maior a distância, programe-se para chegar mais cedo ainda para evitar atrasos). Fiquei com mais algumas pessoas em uma ante sala esperando o horário. Entramos para uma sala pequena com poucos computadores dispostos em fileiras. Tudo o que você carregar deve se colocado embaixo da mesa, perto do chão.

O fiscal da sala explica bem tudo como deve ser feito: preencher o nome, CPF, mais alguns dados e clicar em iniciar. A prova é toda feita no computador, é só escolher a alternativa e clicar em próxima. Se a questão for difícil, clique em avançar e depois volte para escolher alguma alternativa. Só dá pra voltar dentro do mesmo bloco, ou seja, deve-se concluir o bloco para ir ao seguinte.

Clicando para finalizar a prova, demora poucos segundos de processamento do computador para imprimir bem grande na tela APROVADO (em verde) ou REPROVADO (em vermelho). Achei a prova fácil, mas porque eu estudei bastante antes. Demorei uns 30 minutos para responder todas as questões. Depois é só sair da sala e acabou todo o processo da prova da ANAC.

Para mais dicas de estudo e sobre o processo seletivo das companhias aéreas, clique nos respectivos links.

Fonte: site da ANAC.

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