Matérias do bloco 4: Conhecimentos Gerais de Aeronaves e Teoria de Voo (questões 1 a 200), Navegação Aérea (questões 201 a 300) e Meteorologia (301 a 400).
Seguem 20 provas diferentes desse bloco no modelo da ANAC: 20 questões cada uma, sendo que cada questão tem 4 alternativas e somente uma é correta. Para começar, clique em “Iniciar questionário” da prova que pretende fazer. Ao responder, clique em “responder” para ver se acertou (caso tenha errado, a resposta certa será destacada). Depois, clique em “próximo” para fazer a questão seguinte.
Mesmo que você volte depois, as questões e alternativas são mantidas na mesma ordem, para facilitar a localização de cada uma. No final da prova, clique em “terminar questionário” para ver seu desempenho e em “ver respostas” para revisar o que acertou e o que errou de todas as questões.
Bloco 4 - Questões de 1 a 20
Sumário do Quiz
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Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo
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- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
01. As asas baixas, em relação à fuselagem, localizam-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
02. Os aviões dotados de dois planos de asa são chamados:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
03. A parte da frente da asa é denominada de:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
04. O tipo de avião cuja asa fica localizada na parte inferior da fuselagem é:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
05. As extremidades dianteira e traseira das asas são, respectivamente.
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
06. As partes superior e inferior da asa são, respectivamente:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
07. A distancia da ponta de uma asa até a ponta de outra é denominada:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
08. São asas usadas em monoplanos com montantes ou estais:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
09. Superfície com forma determinada e com a finalidade de obter rendimento útil ao voo, denomina-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
10. São asas que não possuem estais, nem montantes esternos para o seu suporte:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
11. Asa média é a asa que fica localizada:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
12. Asa alta é a asa que fica localizada:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
13. Os aviões dotados de apenas um plano de asa são os:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
14. A designação das partes de uma asa é:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
15. O deslocamento de ar em torno de uma asa produz uma força que empurra a asa para:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
16. Intradorso de uma asa é a parte:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
17. Dentre as alternativas abaixo, identifique os componentes estruturais internos de uma asa:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
18. A parte traseira da asa é denominada de:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
19. A parte estrutural do avião, onde são fixadas as asas e a empenagem é o(a)
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
20. A parte da asa que sofre aumento de pressão estática ocasionado pelo escoamento do ar é:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 21 a 40
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- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
21. Os ailerons são superfícies:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
22. Os ailerons estão localizados no:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
23. Quando a aileron direito levanta, a asa direita:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
24. São ailerons cuja amplitude para cima é maior que para baixo, corrigindo a tendência de guinada:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
25. Os ailerons, leme de direção e leme de profundidade, dão ao avião estabilidade:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
26. Quando o aileron esquerdo é acionado para cima o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
27. Ao se comandar o aileron direito para baixo a:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
28. Se o aileron da asa esquerda estiver para cima a asa direita:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
29. As aeronaves turbofan, turbojato e turboélice, entre outros tipos, fazem parte da classificação:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
30. A parte da aeronave que dá sustentação a mesma é chamada de:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
31. Das alternativas abaixo, indique a que diz respeito exclusivamente ao tipo de motor:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
32. As aeronaves mais pesadas que o ar são chamadas de:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
33. Os veículos mais leves que o ar, que tem seu funcionamento baseado na força de empuxo do ar de baixo para cima, classificam-se como:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
34. Uma aeronave que somente opera em superfícies liquidas é do tipo:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
35. Os principais tipos de fuselagem são:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
36. Segundo o processo de pouso, como se classificam as aeronaves:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
37. São chamadas aeródinos:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
38. O planador em relação ao ar é mais:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
39. Os aviões que pousam tanto na terra quanto na água, são classificados como:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
40. Aeronave é:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 41 a 60
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- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
41. Na estrutura semimonocoque, os esforços aerodinâmicos são suportados pelos(as):
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
42. Aviões terrestres são:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
43. A aeronave que apresenta uma combinação de helicóptero e avião é:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
44. A estrutura da fuselagem constituída de anéis e revestimento externo é:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
45. Os aviões terrestres, quanto à disposição das rodas, classificam-se em:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
46. O tipo de fuselagem mais empregado nos aviões modernos é:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
47. Os aviões que possuem dois motores são:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
48. Nos aviões turbojato ou turboélice o combustível empregado é:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
49. A produção de alta tração, em função de sua grande área frontal de admissão e do seu regime econômico, caracteriza o motor:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
50. O tipo de combustível usado na aviação é:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
51. O reversível dos motores turbofan e turbojato joga os gases de escapamento para:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
52. Os motores a jato puro (motores a reação), possuem as seguintes partes principais:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
53. Em voo nivelado, o componente que se opõe a sustentação é:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
54. Para que um corpo se mantenha em movimento com velocidade constante e em linha reta, é necessário que as forças que atuam sobre ele:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
55. O elemento que não é considerado componente do ar atmosférico é:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
56. A pressão atmosférica é exercida sobre um corpo:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
57. É o movimento relativo entre a massa de ar e um corpo:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
58. Em atitude de nariz para cima, o profundor ficará na posição:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
59. O ponto em um avião, em torno do qual os momentos de nariz e os momentos de cauda são iguais em grandeza, é chamado de:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
60. As forças que atuam no avião em voo são:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 61 a 80
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- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
61. Um corpo mergulhado no vácuo sofre o efeito de uma pressão:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
62. A menor velocidade com a qual o avião consegue manter o voo horizontal é a velocidade:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
63. Marque a alternativa correta:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
64. Marque a alternativa correta:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
65. Em um dia frio a pressão atmosférica normalmente será:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
66. A pressão atmosférica é uma pressão:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
67. A superfície aerodinâmica é aquela que sempre produz:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
68. Um corpo que produza o mínimo de resistência ao avanço ou arrasto é chamado:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
69. Um corpo que está mergulhado na atmosfera, estará sujeito a uma pressão:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
70. O ar úmido, em relação ao ar seco:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
71. Para que uma aeronave se mantenha em voo reto e horizontal é necessário que o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
72. Quanto menor o peso de decolagem de um avião:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
73. O que ocorre com a pressão e a temperatura, respectivamente, com o aumento da altitude:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
74. Quando L > W o voo será:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
75. A força que atua num avião e neutraliza a ação do peso é o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
76. Se a sustentação é maior que o peso, o avião:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
77. A movimentação de passageiros e tripulantes dentro do avião, bem como a distribuição de peso na cabine ou nos porões e o consumo de combustível fazem variar o:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
78. A força inversa do arrasto que faz com que o avião voe continuamente é:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
79. A densidade do ar atmosférico varia somente com os seguintes fatores; pressão:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
80. A força de sustentação depende do:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 81 a 100
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- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
81. A movimentação de passageiros e tripulantes em voo, provoca um desequilíbrio do centro de gravidade da aeronave que é corrigido pelos(as):
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
82. Para que um corpo se mantenha em movimento com velocidade constante e em linha reta, é preciso que:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
83. Ao puxar o manche aciona-se o leme de profundidade. Neste caso o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
84. Estando um voo reto e horizontal, o piloto para cabrar e picar a aeronave aciona:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
85. Girando o manche para a direita ou para a esquerda, a superfície acionada é o:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
86. Os perturbadores de fluxo da asa ou spoilers, servem para:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
87. É a parte dianteira do aerofólio.
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
88. Aerofólios são formas projetadas para produzirem:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
89. Dentre as partes de um avião, abaixo, aquela que produz pouca resistência ao avanço, e que produz força útil ao voo, é o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
90. A superfície de comando do avião que comanda os movimentos de rolagem é o:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
91. A superfície de comando responsável pelo movimento da aeronave em torno do seu eixo lateral, é denominada:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
92. As superfícies de comando são classificadas em:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
93. A superfície aerodinâmica produz sempre:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
94. A superfície de comando primaria e secundaria tem como finalidade proporcionar execução em torno da aeronave pela superfície:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
95. São superfícies articuladas no dorso das asas com a finalidade de destruir a sustentação:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
96. As superfícies de comando: leme de direção, profundor e aileron são superfícies:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
97. O aerofólio:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
98. São superfícies secundárias:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
99. O grupo moto propulsor, em voo é responsável pelo(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
100. É uma superfície primária responsável pelo movimento de guinada:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 101 a 120
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- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
101. O impacto causado pela aeronave no solo, pode ser amortecido pelo(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
102. Estabilizadores vertical e horizontal fazem parte da:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
103. São vigas destinadas a transmitir grandes esforços:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
104. A empenagem quanto ao tipo pode ser:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
105. Os órgãos encontrados na empenagem do avião são:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
106. “Stall” é:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
107. São dispositivos hipersustentadores os(as):
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
108. O motor turboélice é um(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
109. O conjunto de estabilizadores e superfícies de comando da cauda, chama-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
110. Em um aerofólio de perfil assimétrico, a velocidade dos filetes de ar será maior no:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
111. Pode-se considerar que todo peso de um avião equilibrado está aplicado no centro de:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
112. Um avião é considerado do tipo triciclo, quando possui:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
113. O formato de empenagem horizontal pode ser:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
114. Uma das finalidades dos compensadores em uma aeronave é:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
115. A finalidade do aerofólio é:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
116. Quanto ao leme de profundidade podemos afirmar que:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
117. Os aerofólios têm como finalidade produzirem:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
118. A superfície de comando que permite o avião girar em torno do seu eixo transversal é o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
119. É uma superfície primária:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
120. A linha reta que liga bordo de ataque a bordo de fuga é chamada de:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 121 a 140
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- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
121. Um aerofólio possui características:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
122. No aerofólio os filetes de ar passam com maior velocidade no:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
123. Quando o CG da aeronave se desloca para trás, a:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
124. Elemento que dá formato ao aerofólio e dá apoio ao revestimento é:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
125. O acionamento dos compensadores proporciona:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
126. O movimento que o avião faz com o nariz para a direita e para a esquerda é chamado de:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
127. As manobras de um avião são realizadas em torno dos eixos:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
128. O pedal direito quando acionado, atua em torno do eixo vertical, ocasionando:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
129. O movimento de subir e descer (cabrar e picar) é realizado em torno do eixo:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
130. O eixo em torno do qual a aeronave faz o movimento de guinada é o eixo:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
131. Eixo que vai da proa a ponta da cauda da fuselagem é o:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
132. Eixo imaginário que liga a cauda ao nariz da aeronave denomina-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
133. O movimento em torno do eixo vertical chama-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
134. O movimento em torno do eixo longitudinal chama-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
135. O carregamento de um avião é considerado com referência no eixo:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
136. O movimento de arfagem está relacionado ao eixo:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
137. Qual das alternativas apresenta correlação entre eixos, movimento e controle?
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
138. O movimento da aeronave em torno de seu eixo vertical é realizado através do comando do:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
139. Os três eixos imaginários cruzam-se em um ponto denominado:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
140. A inclinação lateral do avião se processa em torno do eixo:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 141 a 160
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- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
141. O eixo lateral ou transversal de um avião é aquele que:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
142. Movimento feito em torno do eixo lateral:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
143. O movimento de levantar ou baixar as asas em torno do eixo longitudinal chama-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
144. O movimento de bancagem é executado em torno do eixo:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
145. O ângulo diedro influi na estabilidade:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
146. O ângulo formado entre o eixo lateral e o plano da asa é o de:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
147. Dos ângulos abaixo descritos, em qual ocorre perda súbita de sustentação:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
148. Dos ângulos citados abaixo, o que não apresenta variação é o:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
149. Ângulo formado pela corda do perfil e o vento relativo:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
150. Um avião desce com ângulo de 30°. Neste caso, o vento relativo:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
151. O ângulo formado pela corda do aerofólio e o eixo longitudinal, chama-se ângulo:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
152. O ângulo formado pela corda do aerofólio e a direção do vento relativo, chama-se ângulo de:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
153. Diedro é o ângulo formado entre o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
154. O ângulo formado entre a corda e a direção da trajetória é o:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
155. O ângulo de incidência da asa é formado entre o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
156. O leme de direção faz parte do conjunto que forma a:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
157. O leme de profundidade está situado no(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
158. O leme de direção está localizado no(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
159. O leme de profundidade quando acionado para baixo:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
160. Acionado o leme de profundidade, o avião gira em torno do seu eixo:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 161 a 180
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- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
161. O leme de direção é acionado através:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
162. O leme de profundidade é acionado através de(o):
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
163. Durante o voo, acionado o comando do leme de profundidade para frente, a aeronave:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
164. Numa curva para a esquerda, o sentido de deslocamento do leme de direção é:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
165. O trem de pouso de uma aeronave que possui o conjunto de trem principal e bequilha é classificado como:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
166. O trem de pouso nos aviões:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
167. O trem de pouso que não oferece qualquer tipo de resistência ao avanço, é do tipo:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
168. Trem de pouso que recolhe totalmente possuindo portão ou carenagem que o esconde é denominado:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
169. Consiste de duas pernas nas asas, atrás do CG do avião e uma abaixo do nariz que serve para direcionar o avião no solo. Este é um trem de pouso.
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
170. O avião que tem a roda direcional instalada na parte da frente é classificado como:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
171. Enflexamento é o ângulo formado entre o eixo:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
172. O trem de pouso quanto à fixação pode ser:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
173. Trem de pouso que tem uma das rodas localizada na cauda da aeronave, quanto a sua disposição, é do tipo:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
174. Está localizado no bordo de fuga, tem como função secundária servir de freio aerodinâmico:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
175. Tem a mesma finalidade que o flap, só que se situa no bordo de ataque:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
176. Os flaps funcionam exclusivamente como:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
177. O tipo de flap que aumenta a área das asas é o:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
178. O flap de asa de uma aeronave quando abaixado para pouso:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
179. A atuação de um flap pode ser:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
180. A principal função do flap é:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 181 a 200
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- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
181. A função do flap na decolagem é:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
182. A experiência de Bernoulli foi comprovada através da(o):
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
183. O princípio de Bernoulli expressa que no aumento do escoamento a pressão estática diminui e a pressão dinâmica aumenta, causando:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
184. Exemplo de aeróstato dotado de propulsão (motores e hélice) é:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
185. Em um tubo de escoamento no qual existe um estreitamento, o fluido em escoamento uniforme:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
186. A força de sustentação deve-se a:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
187. Um avião estará voando quando a:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
188. Centro de gravidade (C.G) é o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
189. Densidade é:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
190. Vento de frente na decolagem.
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
191. O vento relativo fornece ao piloto a velocidade do avião em relação ao:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
192. A pressão dinâmica depende do(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
193. Quanto maior a altitude, menor será o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
194. O termo vento relativo é usado para indicar o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
195. Um corpo mergulhado num fluido em equilíbrio sofre pressão:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
196. A componente que é perpendicular ao vento relativo chama-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
197. O sistema de pressurização tem por objetivo fazer com que a pressão na cabine, em relação a pressão atmosférica externa a aeronave, seja:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
198. O controle da pressão dentro da cabine da aeronave e a renovação de ar é feito pelas:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
199. A linha equidistante do extradorso e do intradorso que vai do bordo de ataque ao bordo de fuga é a linha de:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
200. As condições ideais para uma decolagem são:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 201 a 220
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- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
201. A diferença horária entre uma cidade situada na longitude 045º W e outra na longitude 075º W, será de:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
202. O meridiano 090º E tem como antimeridiano o de longitude:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
203. Partindo-se do Sul, no sentido horário, tem-se como pontos colaterais, respectivamente:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
204. A milha marítima e a terrestre convertida em metros, equivalem a, respectivamente:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
205. O espaço de tempo compreendido entre dois sucessivos trânsitos do sol pelo mesmo meridiano é chamado de:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
206. No Brasil existem vários fusos horários. Se em Fortaleza (038 graus 31 minutos W) são 12h (HLE), conclui-se que em Rio Branco (067 graus 47 minutos W) são:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
207. Um semicírculo máximo limitado pelos polos, oposto ao meridiano de um observador, é chamado de:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
208. A diferença horária entre o fuso de 120º W e o fuso 135º E será de:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
209. Com relação a hora legal (HLE), para locais que estejam do lado Oeste, a hora UTC será:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
210. Ao longo de um paralelo ou do Equador são lidas as:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
211. Proa verdadeira é a relação entre o Norte verdadeiro e o eixo:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
212. Para saber onde a aeronave está, com o uso de instrumentos especiais, é aplicada a navegação:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
213. Círculo máximo é o que divide a Terra em:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
214. Se uma pessoa para se orientar estender o braço direito lateralmente para o lado que nasce o Sol, terá a sua frente:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
215. O instrumento que indica direção magnética é o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
216. A terra gira em torno do seu eixo imaginário realizando o movimento chamado rotação de:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
217. Os Círculos menores equidistantes do Equador, cujos planos são perpendiculares ao eixo imaginário da Terra, são os:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
218. Começando do Norte, no sentido horário, os pontos colaterais são:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
219. Na teoria dos fusos horários, a relação de hora em relação à longitude é de:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
220. A linha do Equador é um circulo máximo que divide a Terra em dois hemisférios denominados:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 221 a 240
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- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
221. O meridiano de origem, determinado por convenção como longitude 000° é o:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
222. Com relação aos pontos cardeais e respectivas direções em graus, indique a alternativa que apresenta a verdadeira igualdade:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
223. A linha de fé é encontrada no(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
224. A declinação magnética é o ângulo entre o Norte verdadeiro e o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
225. O ponto 270º, com relação as rosas dos ventos, está localizado na direção:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
226. O arco de meridiano compreendido entre a linha do Equador e um paralelo dado constitui a:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
227. Os semicírculos, círculos menores e círculos maiores são medidos em:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
228. Através de qual sistema permite-se determinar pontos na superfície terrestre:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
229. Sobre a linha de referência para leitura em bússola, tem-se o valor da proa do avião, que é a direção do seu eixo longitudinal em relação ao meridiano:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
230. Dentro do grupo dos pontos colaterais a Sigla SE significa:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
231. A forma de conduzir uma aeronave sobre a superfície da Terra, determinando a atual posição através de uma última posição conhecida é classificada como navegação:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
232. O sistema de coordenadas geográficas é utilizado para identificação dos pontos cardeais na superfície da Terra, através de duas componentes chamadas:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
233. Das alternativas abaixo identifique quais são os pontos colaterais:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
234. Quando há a mudança de data no meridiano de 180º, no Rio de Janeiro (22 graus 48 min S/ 043 graus 15 min W) a HLE será:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
235. Na navegação aérea, o processo utilizado para a obtenção da localização e orientação pela observação de pontos significativos na superfície terrestre, é chamado navegação:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
236. O eixo polar ou terrestre intercepta a superfície da terra em dois pontos conhecidos como:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
237. A linha internacional de mudança de data ou “datum line” é o meridiano de longitude:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
238. São pontos subcolaterais:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
239. A bússola da indicação da direção seguida em graus em relação ao:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
240. Se são 12h no meridiano de Greenwich, a hora UTC em São Paulo será:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 241 a 260
Sumário do Quiz
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- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
241. A hora UTC é a hora tomada:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
242. Em fusos com longitude Oeste, as HLE (horas legais), em relação à UTC, serão:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
243. Hora computada na longitude central de dois meridianos de longitude, correspondente a um fuso horário é:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
244. Uma aeronave decola de Fernando de Noronha (fuso 2) às 16:00 HLE com o tempo de voo estimado de 1 hora para Recife (fuso 3). Qual a HLE de Recife e a UTC no momento do pouso, respectivamente:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
245. Uma aeronave decola de Santarém (fuso + 4) às 10:00 HLE com o tempo de voo para Fernando de Noronha (fuso + 2) de 3h. A HLE de chegada em Fernando de Noronha será:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
246. Considerando um ponto de coordenadas geográficas (57º 12’33”N – 114º 28’56”E) sabemos que está nos hemisférios, respectivamente:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
247. Valor angular que varia de 00° a 90º, medido a partir de Equador, para Norte ou para Sul, chamamos de:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
248. A sigla UTC se refere a:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
249. As latitudes a as longitudes possuem valores angulares mínimos e máximos, respectivamente de:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
250. Para medir uma longitude utilizamos um arco de:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
251. Em qual longitude existe a coincidência da HLO, UTC e HLE:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
252. Semicírculo máximo oposto ao meridiano de Greenwich:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
253. A abreviatura NNE corresponde ao grupo de direções e seu ângulo, em relação ao Norte, é de respectivamente:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
254. Um plano perpendicular ao eixo polar e que passa pelo centro do globo terrestre formará:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
255. Com relação à hora legal (HLE), para localidades a Leste de Greenwich, a hora UTC será:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
256. Se as coordenadas geográficas (33°45’S – 075º00W) são 18:00Z, qual a hora UTC nestas coordenadas:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
257. Quando em São Paulo (fuso + 3) um relógio marca 23:00 do dia 01 de janeiro, em Londres (Greenwich) um relógio marcará:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
258. Assinale as coordenadas expressas incorretamente:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
259. O processo de navegação que utiliza ondas de rádio de estações terrestres é chamado de:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
260. Na teoria dos fusos horários, o Sol leva 1 hora para percorrer um arco de longitude equivalente a:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 261 a 280
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- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
261. Latitudes decrescentes de baixo para cima e longitudes crescentes da esquerda para a direita. A carta representa os hemisférios:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
262. A latitude é medida sobre um(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
263. A direção cujo ângulo, medido a partir do Norte, correspondente a 225º, é dita e tem a sigla de, respectivamente:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
264. No período vespertino, uma pessoa de frente para o Sol terá o Norte:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
265. Por volta de 12:00Z, uma aeronave sobre o Equador e na longitude 075ºW e que voa com o Sol a direita, estará voando no RV (rumo verdadeiro) de:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
266. Linhas numa carta que unem pontos de uma mesma declinação magnética (DMG) chamam-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
267. Uma aeronave localizada exatamente no polo Norte deseja abandoná-lo. Tomará direção:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
268. Ao ser dado as coordenadas geográficas consegue-se identificar o paralelo e o meridiano do lugar. No cruzamento do paralelo com o meridiano tem-se um(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
269. Um círculo máximo na superfície terrestre é obtido cortando-se a Terra com um plano que:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
270. A terra é dividida em hemisférios E (Este) e W (Oeste) pelo(as):
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
271. O arco de Equador compreendido entre o meridiano de Greenwich e um meridiano qualquer é chamado de:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
272. A milha náutica (NM) ou marítima (MIMA) é própria para navegação, pois esta unidade de distancia está impressa numa carta sobre um:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
273. A sigla SSW, pertence ao ponto subcolateral e sua direção em graus é:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
274. Na longitude de 120º W são 18h UTC. No mesmo instante a hora UTC na longitude 135º E será de:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
275. Em quanto tempo o sol percorrerá em seu movimento um arco de longitude correspondente a 078º30’:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
276. Existem na Terra dois pontos de maior acúmulo de atração magnética. São eles os pontos:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
277. A linha em cuja extensão tem o mesmo valor de declinação magnética é:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
278. Um plano perpendicular ao eixo polar formará um:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
279. Quando temos o Sol como referência, devemos indicar com o braço direito o nascente que representa o ponto cardeal:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
280. O Círculo cujo plano não divide a Terra em duas partes iguais é conhecido como:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 281 a 300
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- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
281. Os pontos cardeais são:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
282. Meridiano que, por convenção, foi escolhido como meridiano de origem e cujo valor em graus é 000, é conhecido como:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
283. As latitudes são expressas em graus de 00 a 90 a partir do equador nos sentidos:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
284. O ângulo obtido no NV até o rumo chamamos de:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
285. Quando voamos sobre um paralelo podemos estar com RV (rumo verdadeiro):
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
286. Círculo perpendicular ao eixo da Terra cujos pontos estão equidistantes do Equador, chama-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
287. Círculo menor é todo aquele cujo plano não passa pelo centro da Terra e não:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
288. Quais os meridianos limites de uma faixa de fuso horário que tem para meridiano central 105°E:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
289. Em Greenwich são 21:50. Qual a hora HLE de um lugar de longitude 072°15’E?
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
290. A partir de um meridiano verdadeiro (direção Norte), a ordem dos pontos colaterais no sentido horário, são respectivamente:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
291. Qual a diferença horária entre os lugares de longitude 120º E e 045º W:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
292. O ângulo formado entre um meridiano magnético e o eixo longitudinal do avião chama-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
293. Na teoria dos fusos horários, o movimento aparente do Sol de Este para Oeste, é resultado do movimento de:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
294. Uma distância de 177 NM medida sobre um meridiano verdadeiro corresponde a:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
295. Para efeito de navegação aérea, considera-se a Terra um(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
296. Identifique as coordenadas geográficas expressas corretamente:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
297. Os pontos colaterais tomados no sentido horário valem respectivamente:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
298. A hora computada a cada meridiano de longitude é a:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
299. Em função da grande extensão territorial, os fusos do Brasil são em número de:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
300. Se em Curitiba (fuso + 3) são 16h30 HLE, a hora UTC é:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 301 a 320
Sumário do Quiz
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- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
301. Os fenômenos meteorológicos mais importantes ocorrem na:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
302. A principal característica da tropopausa é a:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
303. A camada de transição da atmosfera, com cerca de 4 km de espessura, dentro da qual o gradiente térmico é praticamente nulo, chama-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
304. Um volume de ar quando retém um total de 4% de vapor de água, é considerado:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
305. A troposfera, camada mais baixa da atmosfera, se estende verticalmente sobre o equador, até cerca de:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
306. De um modo geral a temperatura na troposfera:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
307. A camada da atmosfera que limita a troposfera denomina-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
308. A camada da atmosfera onde tem início a difusão da luz, denomina-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
309. Os gases que são encontrados na atmosfera terrestre, em maiores proporções são:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
310. A camada da atmosfera que apresenta a maior concentração gasosa e sofre o efeito direto do aquecimento da superfície terrestre, denomina-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
311. A camada da atmosfera onde a temperatura do ar sofre um decréscimo de 2°C/1.000 pés, denomina-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
312. A porcentagem média do gás nitrogênio na atmosfera é de:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
313. As porcentagens de oxigênio e de nitrogênio na atmosfera terrestre são respectivamente:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
314. A camada da atmosfera que apresenta isotermia como principal característica é a:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
315. O movimento vertical do ar atmosférico recebe a denominação de:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
316. O movimento do ar na horizontal, como processo advectivo, é chamado de:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
317. À noite a temperatura do solo diminui pelo processo de:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
318. A transferência de calor que ocorre na atmosfera terrestre através de movimentos verticais de ar, é denominada:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
319. Assinale a alternativa correta:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
320. A transferência à distancia, através de um meio rarefeito, sem que haja contato entre os corpos, é a forma de propagação de calor conhecida como:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 321 a 340
Sumário do Quiz
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- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
321. Identifique o fenômeno abaixo que tem sua formação caracterizada pelo processo convectivo do ar:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
322. O processo de propagação de calor nos sólidos é conhecido como:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
323. A transferência de calor por contato direto entre os corpos é chamada de:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
324. A propagação de calor que ocorre pelas correntes ascendentes e descendentes, é denominada:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
325. A propagação de calor no sentido horizontal, denomina-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
326. A pressão atmosférica padrão, ao nível do mar é de:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
327. A pressão atmosférica é do tipo:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
328. O fator que influencia na variação da pressão atmosférica é o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
329. O que não interfere na pressão atmosférica:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
330. A densidade do ar aumenta com uma:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
331. A pressão atmosférica representa o peso de uma coluna de ar desde seu limite superior até o nível:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
332. O instrumento que registra a pressão atmosférica chama-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
333. Os valores de temperatura e da pressão na atmosfera padrão são, respectivamente:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
334. A distância vertical que separa uma aeronave em voo do nível do mar é denominada:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
335. Na atmosfera padrão encontramos:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
336. A denominação dada a distância entre a aeronave e o solo e a aeronave e o mar são, respectivamente de:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
337. Define-se vento de superfície aquele que flui nos primeiros:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
338. A camada de fricção ou de atrito ocorre entre a superfície e a altura média de:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
339. A meteorologia aeronáutica utiliza como unidade de velocidade do vento o:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
340. A diferença de pressão entre dois pontos, faz que o vento flua:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 341 a 360
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- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
341. As aeronaves pousam e decolam com o vento de:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
342. O vento é o movimento horizontal do ar provocado por uma diferença de:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
343. Num voo em rota a aeronave terá um melhor desempenho quando este voo estiver sendo realizado com vento de:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
344. Um volume de ar se torna saturado com:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
345. Quando a proporção de vapor de água atinge 1% do volume de ar, pode-se afirmar que a unidade relativa é:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
346. Um volume de ar é denominado saturado, com umidade relativa de:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
347. Na classificação das nuvens, as do estágio alto são:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
348. A medida que o ar sobe a encosta de uma montanha ou serra, resfria-se e torna-se saturado, formando nuvem do tipo:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
349. Das alternativas indique a que contenha somente nuvens de desenvolvimento horizontal:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
350. Dentre os tipos de nuvens relacionados abaixo, indique aquele que se classifica como nuvem de desenvolvimento vertical:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
351. As nuvens do estágio baixo e do estágio alto, possuem respectivamente, uma estrutura:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
352. Das alternativas abaixo, indique a que apresenta semente nuvens do estágio baixo:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
353. As nuvens de desenvolvimento vertical são de estrutura:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
354. Das nuvens relacionadas abaixo, indique a que propicia mais turbulência:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
355. As nuvens cumuliformes formam-se em ar:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
356. As nuvens do estágio baixo são encontradas com bases entre a superfície e a altura de:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
357. A nuvem cumulus congestus (TCU) é classificada como:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
358. As nuvens apresentam-se sob dois aspectos básicos que são:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
359. As nuvens constituídas por cristais de gelo são encontradas no estágio:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
360. Das alternativas abaixo, indique a que apresenta somente nuvens de maior desenvolvimento no sentido vertical:
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 361 a 380
Sumário do Quiz
0 de 20 questões completadas
Perguntas:
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Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo
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- Respondido
- Revisão
- Pergunta 1 de 20
1. Pergunta
361. As nuvens cumulonimbus caracterizam-se por serem nuvens:
CorretoIncorreto - Pergunta 2 de 20
2. Pergunta
362. Das nuvens relacionadas abaixo, indique aquela que poderá estar associada a turbulência convectiva:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
363. Qualquer tipo de nevoeiro que venha se formar, algumas características necessariamente estarão presentes. Dentre elas encontramos:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
364. Os ventos que sopram do mar para o continente, formam ao longo do litoral nevoeiro:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
365. O nevoeiro produzido pelos ventos que sopram sobre regiões alagadas é classificado como:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
366. Dos nevoeiros relacionados abaixo indique qual não é de advecção:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
367. O nevoeiro formado devido o resfriamento noturno, principalmente em noites sem nuvens, é denominado:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
368. O nevoeiro restringe a visibilidade junto ao solo podendo acarretar:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
369. A turbulência convectiva ou térmica é mais comum:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
370. As turbulências que ocorrem pelo resultado do atrito de ventos fortes com uma superfície irregular, são do tipo:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
371. A turbulência que geralmente ocorre no verão, sobre os continentes e com a presença de nuvens cumuliformes, denomina-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
372. A turbulência orográfica é mais intensa:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
373. A turbulência que ocorre com maior frequência no verão, identificada pela presença de nuvens cumuliformes, denomina-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
374. A turbulência convectiva é mais intensa:
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
375. A turbulência encontrada por uma aeronave quando voando sobre montanhas é de origem:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
376. O atrito de ventos fortes com terrenos irregulares e/ou obstáculos artificiais, poderá produzir um tipo de turbulência denominada:
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
377. A turbulência causada pela corrente de jato é:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
378. A linha imaginária limítrofe entre duas massas de ar de características distintas, denomina-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
379. Após a passagem de uma frente fria geralmente ocorre:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
380. Um grande volume de ar repousando sobre uma região acaba adquirindo as características físicas de pressão, temperatura e umidade, tornando-se um(a):
CorretoIncorreto
Bloco 4 - Questões de 381 a 400
Sumário do Quiz
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Perguntas:
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1. Pergunta
381. As frentes frias no hemisfério sul apresentam um deslocamento predominante de:
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2. Pergunta
382. As frentes quentes no hemisfério sul apresentam um deslocamento predominante de:
CorretoIncorreto - Pergunta 3 de 20
3. Pergunta
383. Quando uma massa de ar frio desloca uma massa de ar quente, tem-se uma frente:
CorretoIncorreto - Pergunta 4 de 20
4. Pergunta
384. A fase da trovoada em que a energia dos fenômenos meteorológicos diminui é denominada:
CorretoIncorreto - Pergunta 5 de 20
5. Pergunta
385. Quando uma trovoada vem acompanhada de várias mudanças nas condições meteorológicas, pode-se dizer que a mesma é de origem:
CorretoIncorreto - Pergunta 6 de 20
6. Pergunta
386. A trovoada é um conjunto de fenômenos que se manifestam no interior de uma nuvem:
CorretoIncorreto - Pergunta 7 de 20
7. Pergunta
387. As trovoadas frontais são do tipo:
CorretoIncorreto - Pergunta 8 de 20
8. Pergunta
388. Das condições de tempo especificas abaixo, indique aquela que poderá estar associada às trovoadas:
CorretoIncorreto - Pergunta 9 de 20
9. Pergunta
389. A trovoada na fase de dissipação apresenta como característica principal:
CorretoIncorreto - Pergunta 10 de 20
10. Pergunta
390. Trovoadas orográficas formam-se:
CorretoIncorreto - Pergunta 11 de 20
11. Pergunta
391. A primeira fase de uma trovoada é conhecida como fase de:
CorretoIncorreto - Pergunta 12 de 20
12. Pergunta
392. As correntes ascendentes, que ocorrem nas trovoadas, predominam na fase de:
CorretoIncorreto - Pergunta 13 de 20
13. Pergunta
393. Os tipos de gelo que se formam sobre as aeronaves são:
CorretoIncorreto - Pergunta 14 de 20
14. Pergunta
394. O gelo menos perigoso para a aviação é o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 15 de 20
15. Pergunta
395. O gelo claro forma-se mais comumente em ar:
CorretoIncorreto - Pergunta 16 de 20
16. Pergunta
396. O tipo de gelo considerado mais perigoso para a aviação, por ser pesado e aderente é o(a):
CorretoIncorreto - Pergunta 17 de 20
17. Pergunta
397. Quando uma aeronave voa em grandes altitudes, ocorrerá o resfriamento da fuselagem. Ao descer para pouso entra em camada úmida de ar, podendo ocorrer a formação de gelo do tipo:
CorretoIncorreto - Pergunta 18 de 20
18. Pergunta
398. Gelo claro ou cristal forma-se entre 0° e:
CorretoIncorreto - Pergunta 19 de 20
19. Pergunta
399. O tipo de gelo que se forma por sublimação do vapor de água em contato com a fuselagem fria das aeronaves é denominado:
CorretoIncorreto - Pergunta 20 de 20
20. Pergunta
400. A formação de gelo nas asas da aeronave concorre para:
CorretoIncorreto
Mais questões de fuso horário, conversão de unidades, co-latitude e anti-meridiano com resolução na página de Navegação Aérea (clique no link).
Gostaria de saber porque na questao 56 do bloco 4 a resposta é APENAS HORIZONTALMENTE e nao EM TODOS OS SENTIDOS???
Oi Lais, essa passou batida, a resposta certa é que a PRESSÃO é exercida em TODOS OS SENTIDOS. Obrigado por apontar o erro, questionário atualizado! =).
Olá, gostaria de entender, porque na pergunta 322 a resposta é CONDUÇÃO e não CONVECÇÃO.
– Convecção: processo de transferência de calor por agitação das moléculas. Uma vez aquecidas, as moléculas modificam sua posição relativa e produzem correntes. A convecção ocorre nos meios fluídos (líquidos e gases).
Nos corposo sólidos, o transporte de calor ocorre de molécula em molécula, devido sua grande proximidade. É como se fosse um pátio lotado de crianças e uma delas começasse a bater nos outros, e as crianças que recebessem o empurrão passassem a diante. Já em um corpo fluido (líquidos e gases) as moléculas estão muito distantes para esse tipo de transporte de calor, restando a movimentação em corrente (conhecida como convecção) na vertical ou na horizontal (advecção).
Boa noite esse site e bom para aprender .
para faze ha prova da anac?
Oi Adelino,
Fazer as questões de simulados é uma das melhores formas para estudar para a prova da ANAC – no caso do site, para a prova de comissário de voo. Dê uma olhada também nessas dicas de estudo: https://www.monolitonimbus.com.br/dicas-de-estudo/
Na questão 332… O barômetro não é usado pra medir a pressão?
Realmente, o barômetro vem das palavras “bar” (pressão) e “metro” (medida), portanto mede a pressão. Porém, a questão pede o instrumento que registra a pressão, ou seja, que grava os valores de pressão em algum lugar. Nesse caso, o instrumento que mede e registra a pressão é o barógrafo (“grafo” significa escrita).
A questão 28 está incorreta, pois diz: ” Se o aileron da asa esquerda estiver para cima, a asa direita abaixará”. O correto: Se o aileron da asa esquerda estiver para cima, o ailleron da asa direita abaixará ou então teria que mudar a resposta, pois se o aileron da esquerda está para cima a asa direita levantará, pois o da esquerda quebra a sustentação. Concorda?
Realmente, se o aileron abaixa, a asa sobe. Então, se o aileron da asa esquerda estiver para cima, a asa esquerda abaixa e a asa direita levantará. Já corrigi o slide, obrigado por avisar!
Ainda não foi feita a correção
Oi Daniela, acabei de verificar e a questão 28 tem como alternativa certa a letra “a) levantará”. Se o aileron da asa esquerda estiver para cima, a asa esquerda abaixa e a asa direita levantará.
As seguintes questões foram corrigidas:
28 – a) asa direita levantará
56 – b) em todos os sentidos
95 – d) spoiler
177 – b) Fowler
Boa tarde, gostaria de saber porque a resposta da questão 234 é 09h ,
pois o resultado mais próximo que consegui chegar foi 08h30min
Boa tarde, Larissa. Apesar da longitude ser um valor “quebrado”, deve-se pensar em qual fuso ela pertencem e então fazer todas as contas com horas cheias, já que estamos falando de Hora Legal (HLE) – ou seja, não se preocupe com os minutos e segundos nesse caso. A questão está resolvida no texto desse link: https://www.monolitonimbus.com.br/navegacao-aerea#q234
Olá, gostaria de saber se o enunciado da questão 257 está correto!? Sao paulo está como fuso +3,mas não é -3 !? tentei fazer com os dois,mas as opções de resposta não condiz com nenhuma das alternativas,por favor,me ajude.
Olá, Juliana. Sobre isso de ser +3 ou -3, existem mapas colocando fusos a oeste de Greenwich como negativos (no sentido de subtrair horas com relação à hora UTC para ter a hora do fuso) e como positivos (no sentido de somar horas horas no fuso do lugar para obter a hora UTC), mas acho que o mais simples é esquecer esses sinais pré-inseridos e pensar somente no sentido de movimento: somar horas se for para leste e subtrair horas se for pra oeste.
Como São Paulo (assim como o Brasil todo) está a oeste de Greenwich (fuso horário 0 ou Zulu), deve-se somar as horas pois está indo para leste. Como em SP são 23:00, somando 1h fica meia noite (00:00), somando mais 1h fica 1:00 da manhã e finalmente somando a 3ª hora fica 2:00 da manhã. Como era dia 1º e você avançou no tempo, ao passar da meia noite fica sendo dia 2.
Ola a 68 esta correta???
Oi, Ketlyn,
Um corpo que produza o mínimo de arrasto ao se movimentar tem um desenho fuselado ou aerofólico. Para evitar essa dupla resposta, alterei as alternativas de modo que somente “aerofólico” seja a resposta certa.
questão 142. n seria bancagem?
Oi, Hylana, quando se fala que o movimento é feito EM TORNO de um eixo, é porque o avião gira ao redor desse eixo. Assim, quando falar de eixo lateral, imagine uma linha reta de ponta a ponta das asas e o avião girando ao redor dele, com a parte da frente subindo ou descendo. E esse é o movimento chamado de tangagem (ou arfagem).
Bancagem seria o avião girando ao redor do eixo longitudinal, ou seja, se você o visse de frente, a ponta de uma das asas estaria subindo e a outra descendo.
Na questão 98, o correto não seria a alternativa D?
Oi Thaina, as superfícies primárias são as responsáveis pelo controle efetivo dos movimentos da aeronave em voo, ou seja, ailerons, profundor e leme. Já as superfícies secundárias auxiliam na diminuição das forças empregadas pelo piloto ao efetuar um movimento com a aeronave, ou seja, são os compensadores associados a cada uma dessas superfícies de comando primárias (https://hangarmma.com.br/glossary/glossary-categories/superficies-de-comandos/). No entanto, algumas fontes consideram dentro dessa definição os flaps, spoilers e slats, além de outros sistemas (https://www.faa.gov/sites/faa.gov/files/08_phak_ch6.pdf). Assim, para evitar ambiguidade, alterei a alternativa D de modo que somente a alternativa “C) compensador” seja a correta. Obrigado pelo comentário!
a questão 175, a resposta não seria Slot?
Oi, Taise. O slot é fixo, enquanto que o slat é uma superfície móvel, assim como o flap. Desse modo, o slat mudar o desenho aerodinâmico da asa e desempenha o mesmo papel do flap, o que não é possível com o slot devido ao fato dele ser fixo. Por isso que é slat, e não slot.
Gente na 103 a resposta certa nao eh tirantes?
Uma viga tem como função dar sustentação horizontal à construção (no caso, o avião). A longarina tem justamente essa função, sendo a estrutura principal. Os tirantes servem para suportar esforços de tração em outras orientações.
Nao entendi a 234
A explicação está no texto desse link: https://www.monolitonimbus.com.br/navegacao-aerea#q234
261- da esquerda para direita nao eh W? Assim como de baixo para cima eh S
Considerando-se o mapa com o hemisfério norte na parte de cima, temos que:
– Latitudes decrescentes de baixo para cima: as latitudes são lidas para hemisférios norte (N) e sul (S), sendo que vão de 90 a 0 partindo dos pólos em direção ao Equador. Se os valores diminuem de baixo (pólo sul) para cima (Equador), estamos no hemisfério S
– longitudes crescentes da esquerda para a direita: as longitudes são lidas para hemisférios oeste (W) e leste (E), sendo que vão de 180 a 0 graus em direção ao meridiano de Greenwich. Se os valores aumentam da esquerda (meridiano de Greenwich) para a direita, estamos no hemisfério E
Não confundir com as convenções de fuso horário, que estão associadas ao movimento da Terra.
Oi! Pode me explicar as questões 265 e 285 por gentileza? Agradeço desde já!
Oi, Maria, seguem as explicações das questões, espero que ajude:
265 – Considerando-se que a aeronave esteja cruzando a linha do Equador (latitude 00°) e na longitude 075°W, já sabemos sua posição. Como são 1200Z, significa que são 12h no Meridiano de Greenwich e o Sol está sobre ele. Finalmente, se o avião voa com o Sol a sua direita e ele está no hemisfério oeste, ele só pode estar voando para norte (360°). Acompanhe a explicação no diagrama do link: https://www.monolitonimbus.com.br/wp-content/uploads/2021/02/bl4_questao265.png
285 – Um paralelo é uma linha imaginária paralela ao Equador, ou seja, andando sobre ela, você só pode ir para leste (090°) ou para oeste (270°).
Passando para parabenizar o site! Ótimo conteúdo e gratuito.
Oii, passando primeiro para agradecer por esse site que tem me ajudado muito. Em segundo pra me ajudar a entender o cálculo da questão 275 por favor.
Obrigada.
Oi Karla, que bom que gostou do material, obrigado pelo retorno! Quanto à questão 275, o objetivo dela é converter 78º30’ (78 graus e 30 minutos de grau) em horas e minutos. Para isso, você deve considerar que 15° valem 1h e que 1° vale 4′ (isso vem da divisão da quantidade de horas em 1 dia por uma volta completa que a Terra dá nesse tempo).
Note que se você multiplicar 15° por 5, você tem 75°, ou seja, você tem as 5h daí. tirando 75 do que você tinha (78°30′) vão sobrar 3°30′, que é o que deve virar os minutos. 1° são 4 min, então 3 graus são 3 vezes 4, o que já dá 12 minutos. Ainda tem os 30′ (30 minutos de arco), que também pode ser considerado como meio grau (0,5°), ou seja, esses 30′ valem 2 minutos. Somando as 5h com os 12 minutos e com esses 2 minutos, você tem 5h14min.
Olá!!
Acredito que a questão n° 60 esta equivocada.
Esta perguntando;
A força que atuam no avião em voo são:
La a respontas esta assim; Sustentação, gravidade, tração e resistência ao avanço.
Mas a reposta seria ; Peso, Sustentação, Arrasto e Tração.
E não tem essa resposta em nenhuma das alternativas.
Oi Suellen,
A força peso ocorre quando existe uma massa (no caso, um avião) sujeito a um campo gravitacional. Ou seja, a força peso na verdade é um caso particular da força de gravidade. Quanto à resistência ao avanço, é esse nome é um sinônimo para arrasto. Como as outras duas forças estão escritas iguais, então a resposta certa é a alternativa “d) sustentação, gravidade, tração e resistência ao avanço”.
A direção cujo ângulo, medido a partir do Norte, correspondente a 225º, é dita e tem a sigla de, respectivamente:
Aqui não era para ser SE?
Mas consta como SW
Oi Giovanna, o ângulo de 225° corresponde ao Sudoeste (SW) e não o Sudeste (SE). Dê uma olhada na rosa dos ventos: https://www.slideshare.net/viniroger/navegao-area-para-comissrios/18?src=clipshare
a pergunta 301 esta errada, gradiente termico nulo é na troposfera
A questão 301 não fala sobre gradiente térmico. Na troposfera, existe gradiente térmico devido ao aquecimento/resfriamento da superfície e transporte de calor. Na tropoPAUSA é que o gradiente térmico é nulo por definição.
Oiie a questão 209 está correta ? Me ajudem estou confusa
Sim, como a terra gira de oeste para leste, no leste sempre vai ser mais tarde e oeste mais cedo, é só lembrar que no réveillon já é novo novo em países da asia e europa, lembre-se que o sol nasce no leste.
Oi, está correta a questão… é que para qualquer lugar a oeste realmente é mais cedo. No entanto, a pergunta é sobre a hora UTC , que divide oeste (esquerda) e leste (direita), e a hora UTC sim fica mais tarde se comparada a qualquer horário a oeste.
Entendi muito obrigado
Alguém pode me explicar a questão 234 ??
A questão está resolvida nesse link: https://www.monolitonimbus.com.br/navegacao-aerea#q234
Espero que a explicação ajude
Boa Noite. Gostaria de saber se a resposta da questão 209 está correta? A Oeste de Greenwich não seria mais cedo?
Oi Talita, para qualquer lugar a oeste realmente é mais cedo. No entanto, a pergunta é sobre a hora UTC , que divide oeste (esquerda) e leste (direita), e a hora UTC sim fica mais tarde se comparada a qualquer horário a oeste.
A questão 28 do bloco 4 está correta?
Oi Vitor, está correta. Se o aileron da asa esquerda estiver para cima, será gerada uma força aerodinâmica para baixo, abaixando a asa. Se a asa esquerda abaixa, a asa direita deve levantar.
Então o site respondeu que eu estava errado, tenho print da tela.
Por favor, mande o print no meu e-mail: viniroger@yahoo.com.br. Aqui pra mim aparece como resposta certa “a) levantará”
Se o ailerom da asa esquerda estiver pra cima, o correto não é a asa direita abaixar ?
Se o aileron da asa ESQUERDA estiver pra cima, essa mesma asa deve abaixar, devido à reação aerodinâmica. Se uma asa abaixa, a OUTRA asa deve subir, pois se as duas asas abaixassem, elas iam “fechar” e o avião perdia sustentação. Por isso que a outra asa, a DIREITA, deve levantar.
Não sei porque meu último questionamento não foi, mas o correto não é : Quando o ailerom da asa esquerda levanta, a asa direita abaixa ?
a questão 85 não está errada? o movimento de guinada quem faz é o leme. o aileron tem como comando o manche mas é o movimento de rolagem.
Quando o manche é movimentado para os lados (direita ou esquerda), o movimento é transmitido para os ailerons, gerando o movimento de rolagem. Esse movimento de rolagem que é o responsável por fazer com que o avião vire para a direita ou para esquerda enquanto está em voo. O movimento de guinada está relacionado com outras manobras, o que pode incluir mudança de direção em solo, mas no ar, um dos ailerons deve subir e o outro abaixar para que o avião possa fazer uma curva e, assim, seguir para direita ou esquerda.
Boa noite, à questão 271.
Não seria certo dizer que um plano perpendicular ao eixo polar é um círuclo maximo ?
Por imaginar que ele cruzará o meio do eixo polar e não outra posição que divida a terra em duas fatias diferentes.
Obrigado desde já, seu trabalho é incrível!
Oi Pedro, que bom que está gostando, obrigado pela visita e pelo retorno!
Com relação à sua dúvida, um plano QUALQUER perpendicular ao eixo polar pode cortar a superfície esférica terrestre em diferentes latitudes: se ele cortar SOBRE o Equador (ou seja, NO MEIO do eixo polar), aí é um círculo máximo, mas se cortar mais para norte ou para sul, o círculo formado teria um tamanho menor, não sendo máximo.
Bom dia, gostaria de agradecer pelo conteúdo esta ajudando muito fora os simulados e resumos juntando com outros simulados não tem como não entender mas a minha dúvida é que a Anac mudou a lei e já esta em vigor a nova e as questões do bloco 2 mas alguns colegas já fizeram a prova e falaram que no bloco 4 só esta caindo conhecimentos gerais de aeronaves , não esta mais caindo meteorologia e navegação área eu fiquei meio assim, nos conteúdos que eles encaminharam que iria cair na prova no bloco 4 só especificam conhecimentos gerais de aeronaves, saberia informar melhor como esta sendo o bloco 4 se também foi atualizado ?
Bom dia, Gelson, que bom que está gostando do conteúdo do site. O sorteio das questões por bloco é feito na hora pelo computador e individualmente para cada pessoa. Ou seja, podem cair questões sortidas de todas as matérias desse bloco. Isso já funcionava assim antes da nova lei do aeronauta e é independente dela. Pela minha experiência, vejo caírem mais questões de CGA mesmo, porém já vi pessoas que a prova inteira do bloco 4 foi com a maioria de questões de meteorologia e também outras que a maior parte foi de questões de navegação.
Olá! muito obg por ajudar, está me ajudando muito…
Mas gostaria de saber se a questão 264 Estaria correta.
Não seria a esquerda?
Oi Aline, imagino que você tenha pensado “esquerda” porque geralmente esse exercício é resolvido com a pessoa voltada de frente para o norte, então o sol no período vespertino (tarde) realmente estaria para oeste. No entanto, aqui a pessoa está virada de frente para o sol, ou seja, como é de tarde, ela está virada para oeste. Desse modo, seguindo a rosa dos ventos, seu braço direito está para norte, e o braço esquerdo, para sul.
a pergunta do bloco 4
“129. O movimento de subir e descer (cabrar e picar) é realizado em torno do eixo:
a) transversal”
não é transversal é eixo lateral que faz picar e cabrar
Eixo transversal é um sinônimo de eixo lateral.
Questão 209. Não seria mais cedo?
Oi Maria, é mais tarde mesmo porque, como a terra gira de oeste para leste, no leste sempre vai ser mais tarde e oeste mais cedo. É só lembrar que, no réveillon, já é ano novo em países da Ásia e Europa, e também que o sol nasce no leste.
Olá gostaria de saber pq a reposta da 274 é 18h?
Olá, João Pedro,
Ao falar que são “18h UTC” no enunciado, isso significa que são 18h no fuso zero (Z), ou seja, em Greenwich. Então a própria pergunta já responde a questão poruqe já informa o local: são 18h UTC por definição, independente da coordenada.
Por gentileza, poderia me explicar a 258? Não tenho certeza do porquê a C é a incorreta. Obrigada!
Oi Ana Paula, realmente a questão 258 estava com todas as alternativas corretas, então incluí um erro nessa alternativa. Obrigado pelo comentário, já corrigi o problema.
olá! Poderia explicar o erro? obrigado!
Olá Maciel, em 131º62’20”W , os minutos não podem passar de 60, por isso que está errado.
Muitíssimo obrigado! 🙂
a pergunta 243 e 209 sao iguais, por que tem respostas diferentes? e qual seria a certa?
Oi Ana, consultei aqui e as questões desses números são diferentes:
243. Hora computada na longitude central de dois meridianos de longitude, correspondente a um fuso horário é: c) mais tarde
209. Com relação a hora legal (HLE), para locais que estejam do lado Oeste, a hora UTC será: b) hora legal (HLE)
São essas questões mesmo?
Questão 244 está errada. O fuso horário de Fernando de Noronha é -2 e não +2. E recife é -3 e não +3. Meu resultado não batia por isso fui pesquisar e achei o erro. Refiz com os números certos e deu a resposta correta.
Oi Amanda, não existe uma única convenção de sinais em fusos horários. Nesse caso, deve-se entender como +2 e +3 para obter a hora UTC. O importante é o número em si e saber que o Brasil está a oeste de Greenwich (0), ou seja, seu diagrama dos fusos seria |3|2|1|0 – veja mais no vídeo em que explico essa técnica: https://www.youtube.com/watch?v=n_7LpAN1Y10
Bom dia, tudo bem?
A questão 206 não seria 11h?
Bom dia Paloma, a resposta da questão 206 é 10h mesmo. Veja a explicação nesse link, espero que ajude: https://www.monolitonimbus.com.br/navegacao-aerea#q206
na questão 344 (Um volume de ar se torna saturado com:), a resposta não seria “4% de umidade relativa”?
Olá Endrew, quando um volume de ar está completamente cheio (saturado) de vapor de água, ele tem 100% de umidade relativa. Isso porque a grandeza “umidade relativa” representa a relação em que um volume de ar seco pode receber de vapor d’água, e se está completamente cheio, é dito saturado. Com relação aos 4%: se você pegar um volume de ar seco, ele é composto de 78% de nitrogênio, 31% de oxigênio e o restante de outros gases. No entanto, você pode adicionar até 4% de vapor d’água nesse volume de ar sem que a água passe do estado de vapor para o líquido. Assim, 4% é o percentual que o vapor d’água pode compor um volume de ar.
Olá Vinícius! Boa tarde! Fiz minha prova da ANAC ontem (23/11/22). Consegui acertar 77/80. Utilizei o Monolito Nimbus pra estudar e passei por todas as 400 questões dos 4 blocos. Muito agradecido por disponibilizar. Também comprei um pacote de questões no AeroSimulados. Como tenho o login e senha e os gabaritos ainda tenho acesso a todas as questões. Caso você tenha interesse posso te passar essas questões pra ajudar outros alunos. E, caso queira, também posso falar como foi minha experiência com a prova da ANAC… Como é a prova… algo que possa ajudar no site. Meu e-mail para contato é: wallacefernando.oliveira@gmail.com
Oii, gostaria de entender a questão 327 e 328 do bloco 4!
Na questão 327 a resposta correta para “a pressão atmosférica é do tipo” é “estatica”;
Mas a questão 328 pergunta sobre “a variação da pressão atmosférica”…
Não entendi porque a pressão é estatica e variável ao mesmo tempo?
Oi Ana, a pressão atmosférica pode ser entendida como o peso de uma coluna de ar sobre uma superfície. Assim como o peso de uma pessoa sobre uma balança, esse peso existe independentemente de haver movimento, por isso a pressão atmosférica é dita estática. Aproveitando essa analogia, o peso de uma pessoa sobre uma balança pode variar se ela passar a segurar um objeto, por exemplo. A pressão do ar também pode mudar de intensidade, por exemplo se a temperatura aumentar. Nesse caso, o ar fica mais leve e, portanto, a pressão atmosférica diminui.
Na questão 245, o enunciado está errado, não?! Pois para o resultado ser 15:00 os fusos deveriam ser -2 e -4. Para o fuso que foi mencionado +4 e +2, o resultado deveria ser 11:00.
Oi Barbara,
Os sinais de positivo e de negativo à esquerda do número indicador do fuso podem usar conveções diferentes. Ou seja: +4 pode significar para somar 4 horas ao horário do lugar para obter o horário UTC, mas se for -4h pode significar que para subtrair 4 horas do horário UTC para ter a hora do lugar.
Como no exercício não tem um mapa ou uma definição de qual convenção é usada, acho que o melhor é usar o conhecimento de que o Brasil está todo no hemisfério ocidental e não pensar mais nessas convenções. Veja o método desse vídeo para resolver esse tipo de exercício, espero que ajude: https://www.youtube.com/watch?v=n_7LpAN1Y10
255. Com relação à hora legal (HLE), para localidades a Leste de Greenwich, a hora UTC será: MAIS TARDE, RESPOSTA CERTA SERIA A?!
Oi Fabiana,
Devido ao movimento de rotação da Terra, os lugares que estão à leste realmente são mais tarde porque o sol nasce primeiro (por exemplo, o Japão é o país do sol nascente). No entanto, a questão pergunta sobre a hora UTC em relação a lugares que estão a leste dessa linha. Ou seja, a hora UTC é um lugar mais a oeste de um lugar que está a leste dessa linha, e portanto será mais cedo.
240. Se são 12h no meridiano de Greenwich, a hora UTC em São Paulo será:
estamos a -3 HORAS, então seria 9 hrs e não 12, . letra b e não a A?!
Oi Fabiana,
Note que a pergunta é sobre a hora UTC, ou seja, a hora que faz no meridiano de Greenwich. Assim, são a mesma coisa – essa questão é uma “pegadinha”.
Obrigada por me esclarecer a minha duvida anterior. A 118 está correta? Seria leme de profundidade ou de direção, seguindo a logica de; girar em torno do seu eixo transversal (?)
Oi Fabiana,
o leme de profundidade é outro nome para profundor, sendo que leme de direção costuma ter só esse nome mesmo. O eixo transversal é aquele que vai de uma ponta de asa até a outra. Assim, para que o avião gire ao redor (em torno) desse eixo, ele deve subir ou descer o nariz, ou seja, movimentar o leme de profundidade (alternativa D) para baixo ou para cima.
Olá. Vou realizar a prova técnica da azul em breve. Gostaria de saber se o conteúdo está atualizado por favor! Muito obrigada!
381. As frentes frias no hemisfério sul apresentam um deslocamento predominante de:
a resposta correta não seria SO/NE
ao invés SW ?
Olá Joana, tanto SW quanto SO estão corretos e podem aparecer nas questões, já que os dois são sigla para “sudoeste” – a diferença é que SW vem do inglês “southwest”. Também para se definir a orientação do vento, basta dizer de onde vem o vento (em Meteorologia), então (olhando para a rosa dos ventos) o vento que vem vem de sudoeste só pode ir para nordeste. Então você pode falar tanto “vento de sudoeste” quanto “vento de suodeste para nordeste”.
74. Quando L > W o voo será:
No voo ascendente o L(sustentação) é menor que o W(peso)
Porém na resposta diz que no voo ascendente sustentação é maior que o peso
Olá Débora, imagine você levantando uma caixa. Se a sua força de sustentar a caixa (para cima) for maior do que o peso dela (direcionado para baixo), você consegue fazer com que ela suba (ou seja, ascenda). Em um voo ascendente (para cima), a força de sustentação também deve ser maior do que o peso da aeronave para que ela suba (ou seja, faça um voo ascedente). Quanto ao sinal, “>” significa maior que e “<" significa menor que (a abertura do sinal sempre fica virada para o lado com o valor maior), ou seja, "L > W” significa “L maior que W”.