Bloco 4

Matérias do bloco 4: Conhecimentos Gerais de Aeronaves e Teoria de Voo (questões 1 a 200), Navegação Aérea (questões 201 a 300) e Meteorologia (301 a 400).

Seguem 20 provas diferentes desse bloco no modelo da ANAC: 20 questões cada uma, sendo que cada questão tem 4 alternativas e somente uma é correta. Para começar, clique em “Iniciar questionário” da prova que pretende fazer. Ao responder, clique em “responder” para ver se acertou (caso tenha errado, a resposta certa será destacada). Depois, clique em “próximo” para fazer a questão seguinte.

Mesmo que você volte depois, as questões e alternativas são mantidas na mesma ordem, para facilitar a localização de cada uma. No final da prova, clique em “terminar questionário” para ver seu desempenho e em “ver respostas” para revisar o que acertou e o que errou de todas as questões.

Bloco 4 - Questões de 1 a 20

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 4 - Questões de 21 a 40

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 4 - Questões de 41 a 60

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 4 - Questões de 61 a 80

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 4 - Questões de 81 a 100

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 4 - Questões de 101 a 120

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 4 - Questões de 121 a 140

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 4 - Questões de 141 a 160

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 4 - Questões de 161 a 180

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Bloco 4 - Questões de 181 a 200

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Bloco 4 - Questões de 201 a 220

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Bloco 4 - Questões de 221 a 240

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Bloco 4 - Questões de 241 a 260

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Bloco 4 - Questões de 261 a 280

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Bloco 4 - Questões de 281 a 300

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 4 - Questões de 301 a 320

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 4 - Questões de 321 a 340

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Bloco 4 - Questões de 341 a 360

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Bloco 4 - Questões de 361 a 380

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Bloco 4 - Questões de 381 a 400

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo

Mais questões de fuso horário, conversão de unidades, co-latitude e anti-meridiano com resolução na página de Navegação Aérea (clique no link).

101 comments

    1. Oi Lais, essa passou batida, a resposta certa é que a PRESSÃO é exercida em TODOS OS SENTIDOS. Obrigado por apontar o erro, questionário atualizado! =).

  1. Olá, gostaria de entender, porque na pergunta 322 a resposta é CONDUÇÃO e não CONVECÇÃO.

    – Convecção: processo de transferência de calor por agitação das moléculas. Uma vez aquecidas, as moléculas modificam sua posição relativa e produzem correntes. A convecção ocorre nos meios fluídos (líquidos e gases).

    1. Nos corposo sólidos, o transporte de calor ocorre de molécula em molécula, devido sua grande proximidade. É como se fosse um pátio lotado de crianças e uma delas começasse a bater nos outros, e as crianças que recebessem o empurrão passassem a diante. Já em um corpo fluido (líquidos e gases) as moléculas estão muito distantes para esse tipo de transporte de calor, restando a movimentação em corrente (conhecida como convecção) na vertical ou na horizontal (advecção).

    1. Realmente, o barômetro vem das palavras “bar” (pressão) e “metro” (medida), portanto mede a pressão. Porém, a questão pede o instrumento que registra a pressão, ou seja, que grava os valores de pressão em algum lugar. Nesse caso, o instrumento que mede e registra a pressão é o barógrafo (“grafo” significa escrita).

  2. A questão 28 está incorreta, pois diz: ” Se o aileron da asa esquerda estiver para cima, a asa direita abaixará”. O correto: Se o aileron da asa esquerda estiver para cima, o ailleron da asa direita abaixará ou então teria que mudar a resposta, pois se o aileron da esquerda está para cima a asa direita levantará, pois o da esquerda quebra a sustentação. Concorda?

    1. Realmente, se o aileron abaixa, a asa sobe. Então, se o aileron da asa esquerda estiver para cima, a asa esquerda abaixa e a asa direita levantará. Já corrigi o slide, obrigado por avisar!

        1. Oi Daniela, acabei de verificar e a questão 28 tem como alternativa certa a letra “a) levantará”. Se o aileron da asa esquerda estiver para cima, a asa esquerda abaixa e a asa direita levantará.

  3. Boa tarde, gostaria de saber porque a resposta da questão 234 é 09h ,
    pois o resultado mais próximo que consegui chegar foi 08h30min

  4. Olá, gostaria de saber se o enunciado da questão 257 está correto!? Sao paulo está como fuso +3,mas não é -3 !? tentei fazer com os dois,mas as opções de resposta não condiz com nenhuma das alternativas,por favor,me ajude.

    1. Olá, Juliana. Sobre isso de ser +3 ou -3, existem mapas colocando fusos a oeste de Greenwich como negativos (no sentido de subtrair horas com relação à hora UTC para ter a hora do fuso) e como positivos (no sentido de somar horas horas no fuso do lugar para obter a hora UTC), mas acho que o mais simples é esquecer esses sinais pré-inseridos e pensar somente no sentido de movimento: somar horas se for para leste e subtrair horas se for pra oeste.

      Como São Paulo (assim como o Brasil todo) está a oeste de Greenwich (fuso horário 0 ou Zulu), deve-se somar as horas pois está indo para leste. Como em SP são 23:00, somando 1h fica meia noite (00:00), somando mais 1h fica 1:00 da manhã e finalmente somando a 3ª hora fica 2:00 da manhã. Como era dia 1º e você avançou no tempo, ao passar da meia noite fica sendo dia 2.

    1. Oi, Ketlyn,
      Um corpo que produza o mínimo de arrasto ao se movimentar tem um desenho fuselado ou aerofólico. Para evitar essa dupla resposta, alterei as alternativas de modo que somente “aerofólico” seja a resposta certa.

    1. Oi, Hylana, quando se fala que o movimento é feito EM TORNO de um eixo, é porque o avião gira ao redor desse eixo. Assim, quando falar de eixo lateral, imagine uma linha reta de ponta a ponta das asas e o avião girando ao redor dele, com a parte da frente subindo ou descendo. E esse é o movimento chamado de tangagem (ou arfagem).
      Bancagem seria o avião girando ao redor do eixo longitudinal, ou seja, se você o visse de frente, a ponta de uma das asas estaria subindo e a outra descendo.

      1. Oi Thaina, as superfícies primárias são as responsáveis pelo controle efetivo dos movimentos da aeronave em voo, ou seja, ailerons, profundor e leme. Já as superfícies secundárias auxiliam na diminuição das forças empregadas pelo piloto ao efetuar um movimento com a aeronave, ou seja, são os compensadores associados a cada uma dessas superfícies de comando primárias (https://hangarmma.com.br/glossary/glossary-categories/superficies-de-comandos/). No entanto, algumas fontes consideram dentro dessa definição os flaps, spoilers e slats, além de outros sistemas (https://www.faa.gov/sites/faa.gov/files/08_phak_ch6.pdf). Assim, para evitar ambiguidade, alterei a alternativa D de modo que somente a alternativa “C) compensador” seja a correta. Obrigado pelo comentário!

    1. Oi, Taise. O slot é fixo, enquanto que o slat é uma superfície móvel, assim como o flap. Desse modo, o slat mudar o desenho aerodinâmico da asa e desempenha o mesmo papel do flap, o que não é possível com o slot devido ao fato dele ser fixo. Por isso que é slat, e não slot.

    1. Uma viga tem como função dar sustentação horizontal à construção (no caso, o avião). A longarina tem justamente essa função, sendo a estrutura principal. Os tirantes servem para suportar esforços de tração em outras orientações.

    1. Considerando-se o mapa com o hemisfério norte na parte de cima, temos que:
      – Latitudes decrescentes de baixo para cima: as latitudes são lidas para hemisférios norte (N) e sul (S), sendo que vão de 90 a 0 partindo dos pólos em direção ao Equador. Se os valores diminuem de baixo (pólo sul) para cima (Equador), estamos no hemisfério S
      – longitudes crescentes da esquerda para a direita: as longitudes são lidas para hemisférios oeste (W) e leste (E), sendo que vão de 180 a 0 graus em direção ao meridiano de Greenwich. Se os valores aumentam da esquerda (meridiano de Greenwich) para a direita, estamos no hemisfério E
      Não confundir com as convenções de fuso horário, que estão associadas ao movimento da Terra.

    1. Oi, Maria, seguem as explicações das questões, espero que ajude:

      265 – Considerando-se que a aeronave esteja cruzando a linha do Equador (latitude 00°) e na longitude 075°W, já sabemos sua posição. Como são 1200Z, significa que são 12h no Meridiano de Greenwich e o Sol está sobre ele. Finalmente, se o avião voa com o Sol a sua direita e ele está no hemisfério oeste, ele só pode estar voando para norte (360°). Acompanhe a explicação no diagrama do link: https://www.monolitonimbus.com.br/wp-content/uploads/2021/02/bl4_questao265.png

      285 – Um paralelo é uma linha imaginária paralela ao Equador, ou seja, andando sobre ela, você só pode ir para leste (090°) ou para oeste (270°).

  5. Oii, passando primeiro para agradecer por esse site que tem me ajudado muito. Em segundo pra me ajudar a entender o cálculo da questão 275 por favor.
    Obrigada.

    1. Oi Karla, que bom que gostou do material, obrigado pelo retorno! Quanto à questão 275, o objetivo dela é converter 78º30’ (78 graus e 30 minutos de grau) em horas e minutos. Para isso, você deve considerar que 15° valem 1h e que 1° vale 4′ (isso vem da divisão da quantidade de horas em 1 dia por uma volta completa que a Terra dá nesse tempo).

      Note que se você multiplicar 15° por 5, você tem 75°, ou seja, você tem as 5h daí. tirando 75 do que você tinha (78°30′) vão sobrar 3°30′, que é o que deve virar os minutos. 1° são 4 min, então 3 graus são 3 vezes 4, o que já dá 12 minutos. Ainda tem os 30′ (30 minutos de arco), que também pode ser considerado como meio grau (0,5°), ou seja, esses 30′ valem 2 minutos. Somando as 5h com os 12 minutos e com esses 2 minutos, você tem 5h14min.

  6. Olá!!
    Acredito que a questão n° 60 esta equivocada.

    Esta perguntando;
    A força que atuam no avião em voo são:
    La a respontas esta assim; Sustentação, gravidade, tração e resistência ao avanço.
    Mas a reposta seria ; Peso, Sustentação, Arrasto e Tração.
    E não tem essa resposta em nenhuma das alternativas.

    1. Oi Suellen,

      A força peso ocorre quando existe uma massa (no caso, um avião) sujeito a um campo gravitacional. Ou seja, a força peso na verdade é um caso particular da força de gravidade. Quanto à resistência ao avanço, é esse nome é um sinônimo para arrasto. Como as outras duas forças estão escritas iguais, então a resposta certa é a alternativa “d) sustentação, gravidade, tração e resistência ao avanço”.

  7. A direção cujo ângulo, medido a partir do Norte, correspondente a 225º, é dita e tem a sigla de, respectivamente:
    Aqui não era para ser SE?
    Mas consta como SW

    1. A questão 301 não fala sobre gradiente térmico. Na troposfera, existe gradiente térmico devido ao aquecimento/resfriamento da superfície e transporte de calor. Na tropoPAUSA é que o gradiente térmico é nulo por definição.

    1. Sim, como a terra gira de oeste para leste, no leste sempre vai ser mais tarde e oeste mais cedo, é só lembrar que no réveillon já é novo novo em países da asia e europa, lembre-se que o sol nasce no leste.

  8. Oi, está correta a questão… é que para qualquer lugar a oeste realmente é mais cedo. No entanto, a pergunta é sobre a hora UTC , que divide oeste (esquerda) e leste (direita), e a hora UTC sim fica mais tarde se comparada a qualquer horário a oeste.

    1. Oi Talita, para qualquer lugar a oeste realmente é mais cedo. No entanto, a pergunta é sobre a hora UTC , que divide oeste (esquerda) e leste (direita), e a hora UTC sim fica mais tarde se comparada a qualquer horário a oeste.

    1. Oi Vitor, está correta. Se o aileron da asa esquerda estiver para cima, será gerada uma força aerodinâmica para baixo, abaixando a asa. Se a asa esquerda abaixa, a asa direita deve levantar.

          1. Se o aileron da asa ESQUERDA estiver pra cima, essa mesma asa deve abaixar, devido à reação aerodinâmica. Se uma asa abaixa, a OUTRA asa deve subir, pois se as duas asas abaixassem, elas iam “fechar” e o avião perdia sustentação. Por isso que a outra asa, a DIREITA, deve levantar.

          2. Não sei porque meu último questionamento não foi, mas o correto não é : Quando o ailerom da asa esquerda levanta, a asa direita abaixa ?

  9. a questão 85 não está errada? o movimento de guinada quem faz é o leme. o aileron tem como comando o manche mas é o movimento de rolagem.

    1. Quando o manche é movimentado para os lados (direita ou esquerda), o movimento é transmitido para os ailerons, gerando o movimento de rolagem. Esse movimento de rolagem que é o responsável por fazer com que o avião vire para a direita ou para esquerda enquanto está em voo. O movimento de guinada está relacionado com outras manobras, o que pode incluir mudança de direção em solo, mas no ar, um dos ailerons deve subir e o outro abaixar para que o avião possa fazer uma curva e, assim, seguir para direita ou esquerda.

  10. Boa noite, à questão 271.
    Não seria certo dizer que um plano perpendicular ao eixo polar é um círuclo maximo ?
    Por imaginar que ele cruzará o meio do eixo polar e não outra posição que divida a terra em duas fatias diferentes.

    Obrigado desde já, seu trabalho é incrível!

    1. Oi Pedro, que bom que está gostando, obrigado pela visita e pelo retorno!

      Com relação à sua dúvida, um plano QUALQUER perpendicular ao eixo polar pode cortar a superfície esférica terrestre em diferentes latitudes: se ele cortar SOBRE o Equador (ou seja, NO MEIO do eixo polar), aí é um círculo máximo, mas se cortar mais para norte ou para sul, o círculo formado teria um tamanho menor, não sendo máximo.

  11. Bom dia, gostaria de agradecer pelo conteúdo esta ajudando muito fora os simulados e resumos juntando com outros simulados não tem como não entender mas a minha dúvida é que a Anac mudou a lei e já esta em vigor a nova e as questões do bloco 2 mas alguns colegas já fizeram a prova e falaram que no bloco 4 só esta caindo conhecimentos gerais de aeronaves , não esta mais caindo meteorologia e navegação área eu fiquei meio assim, nos conteúdos que eles encaminharam que iria cair na prova no bloco 4 só especificam conhecimentos gerais de aeronaves, saberia informar melhor como esta sendo o bloco 4 se também foi atualizado ?

    1. Bom dia, Gelson, que bom que está gostando do conteúdo do site. O sorteio das questões por bloco é feito na hora pelo computador e individualmente para cada pessoa. Ou seja, podem cair questões sortidas de todas as matérias desse bloco. Isso já funcionava assim antes da nova lei do aeronauta e é independente dela. Pela minha experiência, vejo caírem mais questões de CGA mesmo, porém já vi pessoas que a prova inteira do bloco 4 foi com a maioria de questões de meteorologia e também outras que a maior parte foi de questões de navegação.

    1. Oi Aline, imagino que você tenha pensado “esquerda” porque geralmente esse exercício é resolvido com a pessoa voltada de frente para o norte, então o sol no período vespertino (tarde) realmente estaria para oeste. No entanto, aqui a pessoa está virada de frente para o sol, ou seja, como é de tarde, ela está virada para oeste. Desse modo, seguindo a rosa dos ventos, seu braço direito está para norte, e o braço esquerdo, para sul.

  12. a pergunta do bloco 4
    “129. O movimento de subir e descer (cabrar e picar) é realizado em torno do eixo:

    a) transversal”

    não é transversal é eixo lateral que faz picar e cabrar

    1. Oi Maria, é mais tarde mesmo porque, como a terra gira de oeste para leste, no leste sempre vai ser mais tarde e oeste mais cedo. É só lembrar que, no réveillon, já é ano novo em países da Ásia e Europa, e também que o sol nasce no leste.

    1. Olá, João Pedro,
      Ao falar que são “18h UTC” no enunciado, isso significa que são 18h no fuso zero (Z), ou seja, em Greenwich. Então a própria pergunta já responde a questão poruqe já informa o local: são 18h UTC por definição, independente da coordenada.

    1. Oi Ana Paula, realmente a questão 258 estava com todas as alternativas corretas, então incluí um erro nessa alternativa. Obrigado pelo comentário, já corrigi o problema.

    1. Oi Ana, consultei aqui e as questões desses números são diferentes:
      243. Hora computada na longitude central de dois meridianos de longitude, correspondente a um fuso horário é: c) mais tarde
      209. Com relação a hora legal (HLE), para locais que estejam do lado Oeste, a hora UTC será: b) hora legal (HLE)
      São essas questões mesmo?

  13. Questão 244 está errada. O fuso horário de Fernando de Noronha é -2 e não +2. E recife é -3 e não +3. Meu resultado não batia por isso fui pesquisar e achei o erro. Refiz com os números certos e deu a resposta correta.

    1. Oi Amanda, não existe uma única convenção de sinais em fusos horários. Nesse caso, deve-se entender como +2 e +3 para obter a hora UTC. O importante é o número em si e saber que o Brasil está a oeste de Greenwich (0), ou seja, seu diagrama dos fusos seria |3|2|1|0 – veja mais no vídeo em que explico essa técnica: https://www.youtube.com/watch?v=n_7LpAN1Y10

    1. Olá Endrew, quando um volume de ar está completamente cheio (saturado) de vapor de água, ele tem 100% de umidade relativa. Isso porque a grandeza “umidade relativa” representa a relação em que um volume de ar seco pode receber de vapor d’água, e se está completamente cheio, é dito saturado. Com relação aos 4%: se você pegar um volume de ar seco, ele é composto de 78% de nitrogênio, 31% de oxigênio e o restante de outros gases. No entanto, você pode adicionar até 4% de vapor d’água nesse volume de ar sem que a água passe do estado de vapor para o líquido. Assim, 4% é o percentual que o vapor d’água pode compor um volume de ar.

  14. Olá Vinícius! Boa tarde! Fiz minha prova da ANAC ontem (23/11/22). Consegui acertar 77/80. Utilizei o Monolito Nimbus pra estudar e passei por todas as 400 questões dos 4 blocos. Muito agradecido por disponibilizar. Também comprei um pacote de questões no AeroSimulados. Como tenho o login e senha e os gabaritos ainda tenho acesso a todas as questões. Caso você tenha interesse posso te passar essas questões pra ajudar outros alunos. E, caso queira, também posso falar como foi minha experiência com a prova da ANAC… Como é a prova… algo que possa ajudar no site. Meu e-mail para contato é: wallacefernando.oliveira@gmail.com

  15. Oii, gostaria de entender a questão 327 e 328 do bloco 4!
    Na questão 327 a resposta correta para “a pressão atmosférica é do tipo” é “estatica”;
    Mas a questão 328 pergunta sobre “a variação da pressão atmosférica”…
    Não entendi porque a pressão é estatica e variável ao mesmo tempo?

    1. Oi Ana, a pressão atmosférica pode ser entendida como o peso de uma coluna de ar sobre uma superfície. Assim como o peso de uma pessoa sobre uma balança, esse peso existe independentemente de haver movimento, por isso a pressão atmosférica é dita estática. Aproveitando essa analogia, o peso de uma pessoa sobre uma balança pode variar se ela passar a segurar um objeto, por exemplo. A pressão do ar também pode mudar de intensidade, por exemplo se a temperatura aumentar. Nesse caso, o ar fica mais leve e, portanto, a pressão atmosférica diminui.

  16. Na questão 245, o enunciado está errado, não?! Pois para o resultado ser 15:00 os fusos deveriam ser -2 e -4. Para o fuso que foi mencionado +4 e +2, o resultado deveria ser 11:00.

    1. Oi Barbara,
      Os sinais de positivo e de negativo à esquerda do número indicador do fuso podem usar conveções diferentes. Ou seja: +4 pode significar para somar 4 horas ao horário do lugar para obter o horário UTC, mas se for -4h pode significar que para subtrair 4 horas do horário UTC para ter a hora do lugar.

      Como no exercício não tem um mapa ou uma definição de qual convenção é usada, acho que o melhor é usar o conhecimento de que o Brasil está todo no hemisfério ocidental e não pensar mais nessas convenções. Veja o método desse vídeo para resolver esse tipo de exercício, espero que ajude: https://www.youtube.com/watch?v=n_7LpAN1Y10

    1. Oi Fabiana,
      Devido ao movimento de rotação da Terra, os lugares que estão à leste realmente são mais tarde porque o sol nasce primeiro (por exemplo, o Japão é o país do sol nascente). No entanto, a questão pergunta sobre a hora UTC em relação a lugares que estão a leste dessa linha. Ou seja, a hora UTC é um lugar mais a oeste de um lugar que está a leste dessa linha, e portanto será mais cedo.

  17. 240. Se são 12h no meridiano de Greenwich, a hora UTC em São Paulo será:
    estamos a -3 HORAS, então seria 9 hrs e não 12, . letra b e não a A?!

    1. Oi Fabiana,
      Note que a pergunta é sobre a hora UTC, ou seja, a hora que faz no meridiano de Greenwich. Assim, são a mesma coisa – essa questão é uma “pegadinha”.

  18. Obrigada por me esclarecer a minha duvida anterior. A 118 está correta? Seria leme de profundidade ou de direção, seguindo a logica de; girar em torno do seu eixo transversal (?)

    1. Oi Fabiana,
      o leme de profundidade é outro nome para profundor, sendo que leme de direção costuma ter só esse nome mesmo. O eixo transversal é aquele que vai de uma ponta de asa até a outra. Assim, para que o avião gire ao redor (em torno) desse eixo, ele deve subir ou descer o nariz, ou seja, movimentar o leme de profundidade (alternativa D) para baixo ou para cima.

  19. Olá. Vou realizar a prova técnica da azul em breve. Gostaria de saber se o conteúdo está atualizado por favor! Muito obrigada!

  20. 381. As frentes frias no hemisfério sul apresentam um deslocamento predominante de:
    a resposta correta não seria SO/NE
    ao invés SW ?

    1. Olá Joana, tanto SW quanto SO estão corretos e podem aparecer nas questões, já que os dois são sigla para “sudoeste” – a diferença é que SW vem do inglês “southwest”. Também para se definir a orientação do vento, basta dizer de onde vem o vento (em Meteorologia), então (olhando para a rosa dos ventos) o vento que vem vem de sudoeste só pode ir para nordeste. Então você pode falar tanto “vento de sudoeste” quanto “vento de suodeste para nordeste”.

  21. 74. Quando L > W o voo será:

    No voo ascendente o L(sustentação) é menor que o W(peso)
    Porém na resposta diz que no voo ascendente sustentação é maior que o peso

    1. Olá Débora, imagine você levantando uma caixa. Se a sua força de sustentar a caixa (para cima) for maior do que o peso dela (direcionado para baixo), você consegue fazer com que ela suba (ou seja, ascenda). Em um voo ascendente (para cima), a força de sustentação também deve ser maior do que o peso da aeronave para que ela suba (ou seja, faça um voo ascedente). Quanto ao sinal, “>” significa maior que e “<" significa menor que (a abertura do sinal sempre fica virada para o lado com o valor maior), ou seja, "L > W” significa “L maior que W”.

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