Conhecimentos Gerais de Aeronaves

Aulas de Conhecimentos Gerais de Aeronaves do curso de Comissário de Voo. Conteúdo: Partes das aeronaves, classificações, motores, sistemas… (link para arquivo)

Esse link mostra como é construído o motor convencional de um avião. Os vídeos a seguir são sobre o funcionamento do motor de aeronaves (a pistão e a reação, respectivamente):

Silenciosos e potentes, motores iônicos podem alimentar aviões no futuro (clique no link para saber mais).

Importante: aquilo que você vê geralmente pendurado nas asas dos aviões NÃO é a TURBINA, e sim o MOTOR. A definição geral de turbina é de uma máquina construída para captar e converter energia mecânica e térmica contida em um fluido em trabalho de eixo (por exemplo, em uma usina hidrelétrica). No avião, turbina é uma peça responsável por girar os compressores e o fan do motor que fica DENTRO do motor, logo atrás da câmara de combustão. Por exemplo: o Boeing 777 tem dois motores PW4090 com nove estágios de turbina, totalizando 18 turbinas! Isso sem considerar os 3 estágios da APU (Auxiliary Power Unit, que serve para ajudar a suprir força elétrica e pneumática aos sistemas do avião, permitindo a operação independentemente de força externa ou dos motores principais). Fonte: Aviões e Músicas. Veja esse vídeo do “Aero Por trás da Aviação” mostrando duas turbinas de um motor de avião:

O significado das palavras pode ajudar no entendimento das partes da aeronave. Veja alguns exemplos:

  • escamoteável: que se consegue escamotear (esconder);
  • cantilever: palavra aportuguesada do inglês e significa “viga, trave ou qualquer estrutura semelhante que se projeta para fora, sustentada apenas em uma das extremidades, podendo servir como suporte de marquises, telhados, varandas ou vãos de pontes”;
  • aeróstato: do Francês AÉROSTAT, “veículo mais leve do que o ar”, de AÉRO, uma forma combinante de AIR, “ar”, mais o Grego STATOS, “o que fica” – ou seja, dá uma ideia de algo que permanece no ar, silencioso. Como é uma proparoxítona, tem acento (portanto, não está certo escrever “aerostato”, cuja pronúncia seria com a sílaba tônica “ta”).

Veja também

4 comments

  1. OMG , Professor que site tudo , amei estudo muito aqui e me ajudo muito , sério muito obrigado um anjo em nossas vidas HAHA qe Papai do Céu te Abençõe para você postar smp mais & mais para nós kk Bjs ,*

    Aluna do CEAB

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