Navegação Aérea

Aulas de Navegação Aérea do curso de Comissário de Voo. Conteúdo: Terra, Coordenadas Geográficas, Orientação (Rosa dos Ventos), Rumo/Proa/Rota, Magnetismo, Fuso Horário… (link para arquivo)

Mapa conceitual de coordenadas geográficas

geometrianomevalorintervalohemisférioreferência
Semi-círculoMERIDIANOLONGITUDE0 a 180ºE ou WGreenwich
CírculoPARALELOLATITUDE0 a 90ºN ou SEquador

Pode explicar as noções de PROA/RUMO/ROTA?

Proa é a direção do eixo longitudinal de uma aeronave (aquele eixo que liga o nariz e a cauda do avião). Rumo é a direção do voo. Rota é a projeção, na superfície terrestre, da trajetória (caminho) prevista ou percorrida por uma aeronave. Por exemplo, durante a ocorrência de vento lateral em voo, o avião deveria ter seu rumo alterado, alterando assim sua rota e o seu destino. Para evitar isso, ele deve compensar esse vendo virando a proa do avião contra o vento para manter o rumo e a rota, para atingir seu destino. Tem um esquema desse exemplo no slide 24 das aulas de navegação no início dessa página.

Além disso, a proa é o ângulo entre um meridiano e o eixo longitudinal do avião, e o rumo é o ângulo entre o meridiano e o caminho que o avião segue.

Qual a diferença entre meridiano/meridiano verdadeiro; proa/proa verdadeira; rumo/rumo verdadeiro?

O meridiano verdadeiro é uma linha imaginária que liga o Polo Norte Verdadeiro e o Polo Sul Verdadeiro. A palavra “verdadeiro” (ou “geográfico”) refere-se a pontos reais designados pela geografia para localização. Já o meridiano magnético refere-se a uma linha imaginária que liga o Polo Norte Magnético e o Polo Sul Magnético, ou seja, aquele usado pela bússola. Como é gerado pelo campo magnético terrestre, esses polos não coincidem com os polos verdadeiros.

Considerando a proa como um ângulo (espaço entre duas retas, explicado na questão anterior), temos a proa verdadeira como o ângulo entre o eixo longitudinal do avião e o norte verdadeiro (ponto fixo no planeta), assim como a proa magnética como o ângulo entre o norte magnético (sentido que a bússola aponta). Da mesma forma, temos que o rumo verdadeiro é o ângulo entre o norte verdadeiro e o caminho que o avião faz, e equivalentemente existe o rumo magnético.

Conversão de unidades, co-latitude e anti-meridiano

Após responder a questão, será exibida a resolução

Questões resolvidas de conversão de unidades, co-latitude e anti-meridiano

A milha náutica (NM) foi historicamente definida como sendo o comprimento de 1 (um) minuto de arco medido, à superfície média do mar, ao longo de um qualquer grande círculo da Terra. Apesar o nosso planeta não ser uma esfera perfeita, sua correspondência com o sistema métrico é a seguinte: 1 milha náutica = 1 852 metros.

Outra definição de NM 1 é o grau, uma medida de distância no globo terrestre que pode ser dividida em 60 minutos de arco (60′) – apesar do nome, é uma medida de espaço, não de tempo. Desse modo, se cada grau mede 60 minutos, então 5 graus medem 5 x 60 = 300 minutos, por exemplo. Como cada minuto vale uma milha náutica, temos que 300′ = 300 NM.

Fuso horário

Ao responder a questão, será exibida a resolução

Questões resolvidas de fuso horário

Os fusos horários são faixas de 15° de largura, cujos meridianos centrais podem ser representados dessa forma. A longitude 0° corresponde ao meridiano de Greenwich. Além dos graus de longitude, também existem outros nomes para os fusos horários, que podem ser letras e números. Os números se iniciam no fuso que contém o Meridiano de Greenwhich e vão até 12 para cada hemisfério leste (E) e oeste (W) (24 horas no total). As letras iniciam do fuso zero (ou Z/Zulu) indo para leste (A/alpha até M/Mike, pulando o J/Juliet) e voltando ao Z continua-se para oeste (do N/November até o Y/Yankee).

Para resolver os exercícios propostos, basta escrever a “régua” acima no trecho de fusos horários dados, marcar os horários apresentados pelo exercício e calcular a diferença. Devido ao movimento da Terra, toda vez que você “andar” para leste (direita, no caso), deve-se somar as horas, e diminuí-las ao andar para oeste (“na balada, MAIS Energético e MENOS Whisky”).

A hora UTC é a hora e referência mundial, correspondente ao fuso horário que passa em Londres. Para calcular esse horário, deve-se somar (se estiver a oeste) ou subtrair (se estiver a leste) as horas conforme o fuso horário em que você está. Por exemplo, se são 7:00 no Brasil (fuso 3 oeste), deve-se somar 3 horas, ou seja, são 10:00 UTC.

O vídeo a seguir mostra a resolução de quatro exercícios chave, que permitirão resolver os exercícios propostos a seguir com bastante facilidade:

Resolução da questão 234 do questionário do Bloco 4:

234. Quando há uma mudança de data no meridiano de 180°, no Rio de Janeiro (22°48’S – 043°15’W), a HLE será?

  • a) 10:00
  • b) 15:00
  • c) 09:00 (certa)
  • d) 11:00

Uma mudança de data ocorre às 0h (meia-noite), assim, são 0h no meridiano 180° e o exercício pergunta o horário na longitude 043°15’W. Representando as localizações num gráfico com os meridianos centrais/fusos, temos:

Indo para leste, somam-se as horas e assim obtemos os horários indicados nos respectivos fusos. Como a longitude do Rio de Janeiro está mais próxima da longitude 45°, o horário nesse local será de 9h.

Resolução da questão 206 do questionário do Bloco 4:

206. No Brasil existem vários fusos horários. Se em Fortaleza (038 graus 31 minutos W) são 12h (HLE), conclui-se que em Rio Branco (067 graus 47 minutos W) são:

  • a) 09h (HLE)
  • b) 10h (HLE) (certa)
  • c) 11h (HLE)
  • d) 14h (HLE)

Os fusos horários apresentam limites entre si, de 7°30′ para cada lado a partir do meridiano central que o representa. Esse valor deve-se ao tamanho do próprio fuso (7°30′ + 7°30′ = 15°). A figura a seguir exibe um diagrama com os meridianos centrais (linhas cheias) dos fusos e seus limites (linhas tracejadas):

As linhas em vermelho representam a localização de cada cidade do exercício. Note que Fortaleza pertence ao fuso em que são 12h, enquanto Rio Branco pertence ao fuso onde são 10h. Por isso também que Fortaleza pertence ao fuso 3 oeste, enquanto que Rio Branco pertence ao fuso 5 oeste.

Veja também

11 comments

    1. Já vi mapas colocando fusos a oeste de Greenwich como negativos (no sentido de subtrair horas com relação à hora UTC para ter a hora do fuso) e como positivos (no sentido de somar horas horas no fuso do lugar para obter a hora UTC), mas acho que o mais simples é esquecer esses sinais pré-inseridos e pensar somente no sentido de movimento: somar horas se for para leste e subtrair horas se for pra oeste.

      1. Oi Juliana,
        Na página de Meteorologia (https://www.monolitonimbus.com.br/meteorologia/) tem alguns exemplos de questões que envolvem cálculos, mas também pode ver os comentários com base nas dúvidas de outros estudantes nos comentários dessa página e da página de questões do bloco 4 (https://www.monolitonimbus.com.br/bloco-4/). Acabei fazendo essas resoluções porque geralmente eram as questões que os alunos tem mais dificuldade e também que demandam uma explicação mais detalhada. Futuramente, posso incluir os comentários de dúvidas junto da resposta das questões na página do bloco 4, mas por enquanto é o que tem nesse site. Desconheço esse esquema em outros sites.

  1. Olá, esses simulados são os da ANAC ou é só para adquirir conhecimento nos assuntos?
    Gostei muito da pagina, já compartilhei com alguns amigos!

    1. Olá, Diógenes, que bom que gostou da página, obrigado por compartilhar e pelo comentário. As questões dessa página são baseadas em questões da ANAC. No entanto, existem poucas desse tipo no banco de questões da ANAC, ou seja, não caem muito na prova de comissários. As questões mais prováveis estão na página de simulados do bloco 4: https://www.monolitonimbus.com.br/bloco-4/ – por exemplo, as questões de fuso horário desse questionário que foram respondidas aqui são bons exemplos de como a parte de fuso horário pode ser cobrada em uma prova da ANAC.

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